DSpace/Manakin Repository

Relações possíveis entre funções executivas e dificuldades de aprendizagem em crianças: meta-análise dos últimos cinco anos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTANA, A. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0810849700298282 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Monilly Ramos Araujo.
dc.contributor.advisor1ID MELO, M. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3029090915971102 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.referee2 BATISTA, José Roniere Morais.
dc.description.resumo As Funções Executivas (FE) referem-se a um conjunto complexo e integrado de habilidades cognitivas que permitem o planejamento, inicialização e monitoramento de comportamentos direcionados a finalidades previamente estabelecidas. É consenso na atualidade que as habilidades executivas são preditoras de um bom desempenho acadêmico, e que o prejuízo em algumas dessas pode levar a dificuldades de aprendizagem. Desse modo, a partir de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, objetivamos identificar as relações estabelecidas entre FE e dificuldades de aprendizagem em crianças nos estudos publicados nos últimos cinco anos. Para tanto, empreendeu-se uma busca por textos nas bases de dados SciELO, MEDLINE, LILACS, LUME-UFRGS, PePSIC e nos periódicos da CAPES. Foram incluídos 33 estudos publicados entre os anos de 2012 e 2017 em línguas portuguesa e inglesa. Empreenderam-se análises estatísticas descritivas de frequência e correlacionais a partir do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram relações entre FE e dificuldades de aprendizagem quando estão presentes associações com um, dois ou os três componentes da tríade executiva - memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Há ainda, um representativo índice de estudos que não especificavam os componentes avaliados, sendo possível concluir que persiste a falta de consenso teórico acerca da estrutura e composição das FE. Alguns estudos apresentaram aspectos metodológicos e estrutura pouco sistemáticos, não exibindo ao leitor, em detalhes, o plano metodológico implementado, particularmente, no tocante ao período de coleta de dados, procedimentos éticos, critérios de inclusão e exclusão, justificativas, limitações e faixa etária dos participantes da pesquisa. Destarte, demanda-se por mais estudos de campo longitudinais, sistemáticos e controlados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Relações possíveis entre funções executivas e dificuldades de aprendizagem em crianças: meta-análise dos últimos cinco anos. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-22
dc.description.abstract The Executive Functions (EF) refers to a complex and integrated set of cognitive abilities that allow the planning, initialization and monitoring of behaviors directed to previously established purposes. It is consensus at the present time that executive skills are predictive of a good performance in learning, and that the impairment in some of these can lead to learning disabilities. Thus, based on a systematic review of the literature with meta-analysis, we aimed to identify the established relationships between FE and learning disabilities in children, in studies published in the last five years. For this purpose, a search for texts on the databases SciELO, MEDLINE, LILACS, LUME-UFRGS, PePSIC and on CAPES periodics was undertaken. We included 33 studies published between the years 2012 and 2017 in Portuguese and English. Descriptive statistical analyzes of frequency and correlation were carried out from the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results revealed relationships between EF and learning difficulties when there are associations with one, two or three components of the executive triad - working memory, inhibitory control and cognitive flexibility. There is also a representative index of studies that did not specify the components evaluated, so it is possible to conclude that there is still a lack of theoretical consensus about the structure and composition of the FE. Some studies presented methodological aspects and structure that were not systematic, not showing the reader, in detail, the methodological plan implemented, particularly regarding the period of data collection, ethical procedures, inclusion and exclusion criteria, justifications, limitations and age group of Research participants. Thus, more longitudinal, systematic and controlled field studies are required. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15044
dc.date.accessioned 2020-09-09T15:45:29Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T15:45:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem - crianças
dc.subject Crianças com dificuldades de aprendizagem
dc.subject Funções executivas - Psicologia
dc.subject Meta-análise - Psicologia
dc.subject Revisão de literatura - Psicologia
dc.subject Learning difficulties - children
dc.subject Children with learning difficulties
dc.subject Executive functions - Psychology
dc.subject Meta-analysis - Psychology
dc.subject Problemas de aprendizaje: niños
dc.subject Niños con dificultades de aprendizaje
dc.subject Funciones ejecutivas - psicología
dc.subject Metanálisis - psicología
dc.subject Revisión de la literatura - psicología
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Allany Nunes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Possible relationships between executive functions and learning difficulties in children: meta-analysis of the past five years. pt_BR
dc.title.alternative Posibles relaciones entre funciones ejecutivas y dificultades de aprendizaje en niños: meta-análisis de los últimos cinco años.
dc.identifier.citation SANTANA, Alanny Nunes de Santana. Relações possíveis entre funções executivas e dificuldades de aprendizagem em crianças: meta-análise dos últimos cinco anos. 2017. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15044 pt_BR
dc.description.resumen Las Funciones Ejecutivas (FE) hacen referencia a un conjunto complejo e integrado de habilidades cognitivas que permiten la planificación, iniciación y seguimiento de conductas dirigidas hacia fines previamente establecidos. Actualmente existe consenso en que las habilidades ejecutivas son predictoras de un buen rendimiento académico, y que el deterioro de algunas de estas habilidades puede conducir a dificultades de aprendizaje. Así, a partir de una revisión sistemática de la literatura con metanálisis, nos propusimos identificar las relaciones que se establecen entre las FE y las dificultades de aprendizaje en niños en estudios publicados en los últimos cinco años. Para ello, se realizó una búsqueda de textos en las revistas SciELO, MEDLINE, LILACS, LUME-UFRGS, PePSIC y CAPES. Se incluyeron 33 estudios publicados entre 2012 y 2017 en portugués e inglés. Se realizaron análisis estadísticos descriptivos de frecuencia y correlación utilizando el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales (SPSS). Los resultados revelaron relaciones entre EF y dificultades de aprendizaje cuando las asociaciones están presentes con uno, dos o los tres componentes de la tríada ejecutiva: memoria de trabajo, control inhibitorio y flexibilidad cognitiva. Aún existe un índice representativo de estudios que no especificaron los componentes evaluados, y es posible concluir que aún falta consenso teórico sobre la estructura y composición de las FE. Algunos estudios presentaron aspectos metodológicos y estructura asistemática, no mostrando al lector, en detalle, el plan metodológico implementado, particularmente en lo que respecta al período de recolección de datos, procedimientos éticos, criterios de inclusión y exclusión, justificaciones, limitaciones y grupo de edad de los participantes de la investigación. . Por lo tanto, existe una demanda de estudios de campo más longitudinales, sistemáticos y controlados.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta