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Psicologia pediátrica: o lúdico como recurso terapêutico na hospitalização infanto-juvenil.

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dc.creator.ID ALVES, A. V. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0480688243868544 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, Flávia Moura de.
dc.contributor.advisor1ID MOURA, F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3622457607384908 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.
dc.contributor.referee2 COSTA, Haline Mineiro.
dc.description.resumo A hospitalização pode se apresentar como uma situação estressora e assustadora. Em crianças e adolescentes, o momento da hospitalização mostra-se ainda mais intenso e mobilizador de sentimentos negativos. O adoecimento os coloca diante de situações desconhecidas, em que passam a vivenciar uma realidade diferente, ao mesmo tempo em que são retirados dos espaços que ocupam em seu dia-a-dia. Assim, a Psicologia insere-se na busca pela minimização do sofrimento causado pelo processo de adoecimento e suas consequências. Considerando a importância do atendimento psicológico durante a hospitalização infanto-juvenil, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das possibilidades de atuação em psicologia pediátrica, por meio de intervenções lúdicas realizadas durante o estágio curricular de ênfase do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Foram utilizados os seguintes recursos lúdicos: papel e lápis, desenhos contendo o ambiente hospitalar, jogos, brinquedos, dedoches, atividades direcionadas, caixinhas de perguntas, vídeos de curta duração e livros infantis que abordavam situações comuns à realidade de hospitalização. Por meio dos atendimentos lúdicos, pode-se prestar suporte psicológico a crianças e adolescentes hospitalizados; e, ao mesmo tempo, ofertar formas de expressão e compreensão dos sentimentos e vivências durante a internação hospitalar. A inserção do lúdico nos atendimentos psicológicos proporcionou para crianças e adolescentes novas maneiras de expressar os significados do adoecimento e da hospitalização; e, evidenciou a necessidade de reinvenção da prática psicológica hospitalar, ofertando cuidado integral e humanizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Psicologia pediátrica: o lúdico como recurso terapêutico na hospitalização infanto-juvenil. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-19
dc.description.abstract Hospitalization may be presented as a stressful and frightening situation. the time of hospitalization shows even more intense and mobilizer of negative feelings in children and adolescents. The illness presents unknown situations that children and adolescents need to deal with in which they have to experience a different reality at the same time as they are removed from the spaces they occupy daily. Thus, Psychology is part of the search for minimizing the suffering caused by the disease process and its consequences. Considering the importance of psychological care during children's hospitalization, this study aims to discuss about the possibilities of action in pediatric psychology, through ludic interventions during the curricular internship of emphasis of a graduate in Psychology from Federal University of Campina Grande. The following recreational resources were used: paper and pencil, drawings containing the hospital environment, games, toys, finger puppet, directed activities, small boxes of questions, short videos and children's books that addressed situations common to hospitalization reality. Through ludic care, we can provide psychological support to hospitalized children and adolescents; and at the same time, offer forms of expression and understanding of feelings and experiences during hospitalization. The insertion of ludic in psychological assistance provided new ways for children and adolescents to express the meanings of illness and hospitalization; and highlighted the need for reinventing the hospital psychological practice, offering comprehensive and humanized care. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15046
dc.date.accessioned 2020-09-09T16:06:20Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T16:06:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia Pediátrica
dc.subject Criança hospitalizada
dc.subject Psicologia da criança
dc.subject Integralidade em saúde
dc.subject Hospitalização infanto-juvenil
dc.subject Lúdico - recurso terapêutico
dc.subject Intervenções lúdicas - Psicologia Pediátrica
dc.subject Atendimento lúdico - Psicologia
dc.subject Recursos lúdicos - Psicologia
dc.subject Pediatric Psychology
dc.subject Child hospitalized
dc.subject Child Psychology
dc.subject Comprehensiveness in health
dc.subject Child and juvenile hospitalization
dc.subject Playful - therapeutic resource
dc.subject Playful interventions - Pediatric Psychology
dc.subject Playful service - Psychology
dc.subject Playful resources - Psychology
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Alanne Virgínia Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pediatric psychology: play as a therapeutic resource in hospitalization for children and adolescents. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Alanne Virgínia Araújo. Psicologia pediátrica: o lúdico como recurso terapêutico na hospitalização infanto-juvenil. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15046 pt_BR


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