DSpace/Manakin Repository

Programa saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2848643267127538 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, S. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8823166970900982 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Maria Valquíria Nogueira do.
dc.contributor.referee2 CHAVES, Kadígina Alves de Oliveira.
dc.description.resumo O Programa Saúde na Escola (PSE) consiste em uma política de atenção à saúde escolar, que tem como intuito prevenir doenças e promover saúde e bem estar neste ambiente, proporcionando maior responsabilização dos estudantes e da comunidade escolar sobre aspectos relacionados à saúde. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de estágio de Psicologia realizado no NASF, com vistas a contribuir com a práxis do profissional da Psicologia no Programa Saúde na Escola (PSE). O referido estudo foi desenvolvido através de intervenções realizadas em uma escola da rede pública de ensino localizada no Município de Campina Grande – PB, nas turmas de 6º, 7º e 9º ano a partir das metodologias participativas. Foram realizadas 6 encontros com os temas “sexualidade”, “DST/AIDS” e “métodos contraceptivos” em um grupo de cerca de 50 alunos que tinham idade entre 12 e 22 anos, com atividades realizadas semanalmente. Pode-se visualizar como as metodologias participativas utilizadas pelo psicólogo comunitário, no PSE, podem trazer maior implicação por parte dos sujeitos envolvidos nas atividades, proporcionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde, assim como reflexão sobre os temas, facilitando o despertar da consciência crítica e co-responsabilização com a saúde, formando agentes multiplicadores de conhecimentos e informações em seus grupos de pertença. Nas intervenções realizadas é importante destacar a importância do espaço de fala para os sujeitos participantes, espaço terapêutico, que oportunizou o posicionamento de tais sujeitos sobre os temas, amenizando os anseios e preocupações acerca da sexualidade nesta fase da vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Programa saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-28
dc.description.abstract The Health in School Program (PSE) consists of a health care policy that aims to prevent diseases and promote health and well-being in this environment, giving greater responsibility to students and the school community on aspects related to health. Thus, this article aims to report an experience of Psychology internship in the NASF, with the aim of contributing to the praxis of the Psychology professional in the Health in School Program (PSE). This study was developed through interventions carried out in a public school system located in the city of Campina Grande - PB, in the 6th, 7th and 9th grade classes based on participatory methodologies. Six meetings were held with the themes "sexuality", "STD / AIDS" and "contraceptive methods" in a group of about 50 students aged between 12 and 22 with weekly activities. It can be seen how the participatory methodologies used by the community psychologist in the PSE can bring greater involvement on the part of the subjects involved in the activities, providing prevention of diseases and health promotion, as well as reflection on the themes, facilitating the awakening of Critical awareness and co-responsibility with health, forming agents that multiply knowledge and information in their groups of belonging. In the interventions carried out, it is important to highlight the importance of the speech space for the participants, a therapeutic space, which facilitated the positioning of these subjects on the themes, alleviating the anxieties and concerns about sexuality in this phase of life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051
dc.date.accessioned 2020-09-09T16:42:18Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T16:42:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa Saúde na Escola
dc.subject Estágio em Psicologia
dc.subject Política de atenção à saúde escolar
dc.subject NASF - Estágio em Psicologia
dc.subject Metodologias participativas - Psicologia escolar
dc.subject Psicólogo comunitário
dc.subject Promoção da saúde - Psicologia
dc.subject Espaço terapêutico - Psicologia escolar
dc.subject Psychology Internship
dc.subject School health care policy
dc.subject Participatory methodologies - School psychology
dc.subject Psicologia e saúde na escola
dc.subject Programa de salud escolar
dc.subject Pasantía en psicología
dc.subject Política de salud escolar
dc.subject NASF - pasantía en psicología
dc.subject Promoción de la salud - psicología
dc.subject Espacio terapéutico - psicología escolar
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Daienne Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School health program: an account of psychology internship experience. pt_BR
dc.title.alternative Programa de salud en la escuela: relato de una experiencia de pasantía en psicología.
dc.identifier.citation GOMES, Daienne Gonçalves. Programa saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia. 2017. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051 pt_BR
dc.description.resumen El Programa de Salud Escolar (PSE) consiste en una política de atención a la salud escolar, que tiene como objetivo prevenir enfermedades y promover la salud y el bienestar en este entorno, otorgando mayor responsabilidad a los estudiantes y a la comunidad escolar en los aspectos relacionados con la salud. Así, este artículo tiene como objetivo relatar una experiencia de pasantía en Psicología realizada en la NASF, con el objetivo de contribuir a la praxis del profesional de Psicología en el Programa Salud en la Escuela (PSE). Este estudio se desarrolló a través de intervenciones realizadas en una escuela pública ubicada en la ciudad de Campina Grande - PB, en las clases de 6º, 7º y 9º grado a partir de metodologías participativas. Se realizaron seis encuentros con los temas “sexualidad”, “ETS/SIDA” y “métodos anticonceptivos” en un grupo de cerca de 50 estudiantes con edades entre 12 y 22 años, con actividades realizadas semanalmente. Se puede visualizar cómo las metodologías participativas utilizadas por el psicólogo comunitario, en el PSE, pueden traer mayor implicación por parte de los sujetos involucrados en las actividades, propiciando la prevención de enfermedades y la promoción de la salud, así como la reflexión sobre los temas , facilitando el despertar de la conciencia crítica y la corresponsabilidad con la salud, formando agentes multiplicadores de conocimientos e información en sus grupos a los que pertenecen. En las intervenciones realizadas, es importante resaltar la importancia del espacio de habla para los sujetos participantes, un espacio terapéutico, que permitió el posicionamiento de tales sujetos en los temas, aliviando las angustias y preocupaciones sobre la sexualidad en esta etapa de la vida.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta