DSpace/Manakin Repository

Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, V. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7415806176109786 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.referee1ID MOURA, A. S. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.referee2ID CIRNE, G. M. P. pt_BR
dc.description.resumo Os serviços educacionais têm passado por um acelerado processo de expansão, ocasionando uma expressiva concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES), exigindo que as mesmas se preocupem cada vez mais com os cursos oferecidos e com a satisfação de seus alunos. Pensando nisso, o estudo objetiva verificar se o grau de satisfação que os discentes têm em relação ao seu curso influencia na forma de como eles interagem no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva e quantitativa. O estudo foi realizado com 85 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande campus de Sousa. O questionário é estruturado com duas etapas: a primeira será composta por 4 perguntas referentes ao perfil do público-alvo; e a segunda conta com 42 perguntas relacionadas ao tema central de satisfação. As perguntas foram analisadas em categorias, baseadas na pesquisa realizada por Paswan e Young. Com relação aos resultados inerentes a pesquisa, observou-se que em sua maioria os estudantes concordam parcialmente acerca do envolvimento do professor, a exigência e organização do curso, como também a respeito da satisfação geral do corpo discente. A partir de tudo que foi abordado, conclui-se que estudos dessa natureza são necessários para o desenvolvimento dos cursos, como é o caso de Ciências Contábeis. De modo que, na medida em que compreendemos a necessidade do corpo discente e docente, bem como, a interação entre eles, como também as limitações e desafios vivenciados pelas universidades, é possível elucidar novas possibilidades e enxergar novos caminhos, buscando otimizar o curso, o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais e a dinâmica dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-15
dc.description.abstract The educational services have undergone an accelerated process of expansion, causing a significant competition among the Institutions of Higher Education (IES), requiring that they are increasingly concerned with the courses offered and with the satisfaction of their students. Thinking about this, the study aims to verify if the degree of satisfaction that the students have in relation to their course influences how they interact in the process of teaching learning. Methodologically the research was exploratory, descriptive and quantitative. The study was carried out with 85 students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Campina Grande campus of Sousa. The questionnaire is structured with two steps: the first one will be composed of 4 questions regarding the profile of the target audience; And the second has 42 questions related to the central theme of satisfaction. The questions were analyzed in categories, based on research conducted by Paswan and Young. Regarding the results inherent to the research, it was observed that the majority of students agree partially about the teacher's involvement, the requirement and organization of the course, as well as about the general satisfaction of the student body. From all that was approached, it is concluded that studies of this nature are necessary for the development of the courses, as is the case of Accounting Sciences. So that, insofar as we understand the need of the student body and the teaching staff, as well as the interaction between them, as well as the limitations and challenges experienced by universities, it is possible to elucidate new possibilities and to see new paths, seeking to optimize the course, The knowledge of academics and future professionals and the dynamics of teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058
dc.date.accessioned 2020-09-09T17:29:42Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T17:29:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Satisfação dos discentes pt_BR
dc.subject Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject Interesse do aluno pt_BR
dc.subject Envolvimento do professor pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Ensino Superior no Brasil pt_BR
dc.subject Exigências do curso pt_BR
dc.subject Student satisfaction pt_BR
dc.subject Accounting Sciences pt_BR
dc.subject Student interest pt_BR
dc.subject Teacher involvement pt_BR
dc.subject Interaction pt_BR
dc.subject Higher Education in Brazil pt_BR
dc.subject Course requirements pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Vanessa Nascimento da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Accounting students' satisfaction with the CCJS / UFCG course itself. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Vanessa Nascimento da. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta