dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Alves de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Alves de Souza. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
ROLIM NETO, Modesto Leite. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
ROLIM NETO, Modesto Leite. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7781900188468180 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACIEL, Eliane Maria de Meneses. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo aborda as atividades feitas no estágio supervisionado do Curso de Pedagogia. A partir de um tema INCENTIVO A LE1TURA E A ESCRITA NA 2ª SÉRIE DO 1° GRAU. Partindo da intervenção nestas atividades, e tendo como referencial metodológico a abordagem quantitativa do tipo pesquisa-ação, descrevemos o processo da leitura e da escrita destacando seus momentos mais significativos com ênfase na construção de textos. O referencial teórico utilizado para este estudo situa-se no campo suporte a teoria do construtivismo. Privilegiamos como campo de Estágio a Escola de 1º Grau Filgueira Lima na cidade de Lavras da Mangabeira no Ceará. Os professores sentem-se desestimulados pela carência de material didático. Incentivamos os mesmos a trabalharem na perspectiva de construção do conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Incentivo a Leitura e a Escrita na 2ª Série do 1º Grau na Escola de 1º Grau Filgueira Lima. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1995 |
|
dc.description.abstract |
This study addresses the activities carried out in the supervised internship of the Pedagogy Course. From an INCENTIVE theme, READING AND WRITING IN THE 2ND SERIES OF THE 1 st DEGREE. Starting from the intervention in these activities, and using the quantitative approach of the research-action type as methodological reference, we describe the process of reading and writing highlighting its most significant moments with emphasis on the construction of texts. The theoretical framework used for this study is located in the field supporting the theory of constructivism. We privilege the Filgueira Lima 1st Grade School in the city of Lavras da Mangabeira in Ceará as an internship field. Teachers are discouraged by the lack of didactic material. We encourage them to work from the perspective of knowledge construction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15060 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-09T17:49:04Z |
|
dc.date.available |
2020-09-09 |
|
dc.date.available |
2020-09-09T17:49:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Supervisão Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Incentivo - leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Construtivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
School Supervision |
pt_BR |
dc.subject |
Incentive - Reading and Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Constructivism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Norma Maria Pereira. |
|
dc.creator |
TAVARES, Maria Aparecida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Encouraging Reading and Writing in the 2nd Grade of the 1st Grade at the 1st Grade School Filgueira Lima. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Norma Maria Pereira; TAVARES, Maria Aparecida. Incentivo a Leitura e Escrita na 2ª Série do 1º Grau na Escola 1º Grau Filgueira Lima.1995. 36f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
pt_BR |