DSpace/Manakin Repository

O livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, M. A. P. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3924440072927270 pt_BR
dc.description.resumo Tentarei refletir neste trabalho um pouco do que aprendi sobre livro didático. A minha experiência se deu na escola Estadual de 1° grau Antonio Gomes Barbosa, na Cidade de São José de Piranhas. No primeiro momento os professores ignoraram o tema, mostrando-se indiferentes fazendo-me pensar que não haveria contribuição no sentido de juntos buscarmos uma maneira de trabalhar melhor o livro didático. No segundo momento houve reações de interesses por parte dos professores. Passei assim a acreditar na possibilidade de concretizar esse trabalho. Fazia (1994) destaca que o livro didático e um dos instrumentos que tem privilegio para garantir a ideologia burguesa. Essa ideologia e transmitida muitas vezes das gravuras, das situações, das histórias narradas e principalmente dos conceitos morais e linguísticos etc. Entretanto seja qual for a forma de trabalhar, o livro didático, este assume um papel significativo vez que " e um elemento tão presente na sala de quanto o professor” havendo aqueles professores que chegam a proibir a entrar na sala os alunos que não tinham trazido o livro. O presente trabalho se apresenta uma reflexão crítica da prática com o livro didático no dia-a-dia da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 1995-12
dc.description.abstract I will try to reflect in this work a little of what I learned about textbooks. My experience took place at Antonio Gomes Barbosa State School, in the city of São José de Piranhas. At first, the teachers ignored the theme, being indifferent making me think that there would be no contribution in the sense of together looking for a way to better work the textbook. In the second moment there were reactions of interests on the part of the teachers. So I came to believe in the possibility of doing this work. Fazia (1994) points out that the textbook is one of the instruments that has the privilege to guarantee the bourgeois ideology. This ideology is often transmitted from pictures, situations, narrated stories and mainly from moral and linguistic concepts, etc. However, whatever the way of working, the textbook, this assumes a significant role since "it is an element as present in the classroom as the teacher" with those teachers who even forbid students who had not brought in the room The present work presents a critical reflection of the practice with the textbook in the day-to-day of the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15071
dc.date.accessioned 2020-09-09T18:45:49Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T18:45:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teaching - Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rita de Carcia Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The textbook: its role in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rita de Carcia Sousa. O livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem. 1995. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta