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A importância da supervisão na formação do psicólogo: estado da arte.

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dc.creator.ID BESSA, G. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0512662073710837 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, R. L. W. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0219739155714055 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARNEIRO, Virginia Teles.
dc.contributor.referee2 LIMA, Flávio Lúcio Almeida.
dc.description.resumo A formação em Psicologia implica, para além de disciplinas teóricas, a articulação entre teoria e prática, por meio dos estágios supervisionados. É na supervisão que são trabalhados aspectos fundamentais, como a necessidade do estagiário desenvolver uma atitude profissional. A partir desta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca da importância da supervisão na formação profissional do Psicólogo. Destarte, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo da bibliografia acerca do assunto, sendo utilizada a base de dados Scielo, Lillacs, PePsic, bem como livros. Os registros trazem os diferentes olhares acerca da orientação, bem como sua forma de manejo, apontando elementos facilitadores e dificuldades presentes no âmbito dos estágios em Psicologia. Por fim, conclui-se, que ainda que não haja um modelo ideal de orientação e supervisão de, ela é um dos principais pilares na prática de estágio, juntamente com ela foi percebida a importância da teoria e dos estagiários estarem em processo de psicoterapia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title A importância da supervisão na formação do psicólogo: estado da arte. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-28
dc.description.abstract Psychology training implies, in addition to theoretical disciplines, the articulation between theory and practice through the supervised stages. It is in supervision that fundamental aspects are worked out, such as the need for the trainee to develop a professional attitude. From this perspective, the present work had the objective of reviewing the literature about the importance of supervision in the professional formation of the Psychologist. Thus, an exploratory and descriptive study of the bibliography about the subject was carried out, using the Scielo, Lillacs, PePsic database, as well as books. The registers bring the different perspectives about the orientation, as well as its management, pointing out the facilitating elements and difficulties present in the scope of the Psychology internships. Finally, it is concluded that although there is an ideal model of orientation and supervision, it is one of the main pillars in the practice of internship, along with it was realized the importance of theory and the trainees are in the process of psychotherapy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15072
dc.date.accessioned 2020-09-09T18:52:37Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T18:52:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação do Psicólogo - orientação e supervisão
dc.subject Profissional em Psicologia - formação
dc.subject Formação profissional - Psicólogos
dc.subject Psicólogos - formação profissional
dc.subject Estágio supervisionado - Psicologia
dc.subject Supervisão de estágio - Psicologia
dc.subject Orientação e supervisão - estágio em Psicologia
dc.subject Estagiários de Psicologia - Psicoterapia
dc.subject Psychologist training - guidance and supervision
dc.subject Psychology Professional - training
dc.subject Professional training - Psychologists
dc.subject Supervised internship - Psychology
dc.subject Supervision of internship - Psychology
dc.subject Orientation and supervision - internship in Psychology
dc.subject Psychology Interns - Psychotherapy
dc.subject Psychology - supervised internship
dc.subject Formación de psicólogos - orientación y supervisión
dc.subject Profesional en psicología - formación
dc.subject Formación profesional - psicólogos
dc.subject Psicólogos - formación profesional
dc.subject Pasantía supervisada - psicología
dc.subject Supervisión de prácticas - psicología
dc.subject Orientación y supervisión - pasantía en psicología
dc.subject Pasantes de psicología - psicoterapia
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BESSA, Graciela de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of supervision in the training of the psychologist: state of the art. pt_BR
dc.title.alternative La importancia de la supervisión en la formación del psicólogo: estado del arte.
dc.identifier.citation BESSA, Graciela de Andrade. A importância da supervisão na formação do psicólogo: estado da arte. 2017. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15072 pt_BR
dc.description.resumen La formación en Psicología implica, además de las disciplinas teóricas, la articulación entre la teoría y la práctica, a través de prácticas supervisadas. Es en la supervisión donde se trabajan aspectos fundamentales, como la necesidad del pasante de desarrollar una actitud profesional. Desde esta perspectiva, el presente trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión bibliográfica acerca de la importancia de la supervisión en la formación profesional del Psicólogo. Así, se realizó una investigación exploratoria y descriptiva de la bibliografía sobre el tema, utilizando la base de datos Scielo, Lillacs, PePsic, así como libros. Los registros traen las diferentes perspectivas sobre la orientación, así como su gestión, señalando elementos facilitadores y dificultades presentes en el contexto de las pasantías en Psicología. Finalmente, se concluye que, si bien no existe un modelo ideal de orientación y supervisión, es uno de los principales pilares en la práctica de la pasantía, junto con ello, la importancia de la teoría y la importancia de que los pasantes estén en el proceso de se percibió la psicoterapia.


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