DSpace/Manakin Repository

Relação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2739417587803310 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Monilly Ramos Araujo.
dc.contributor.advisor1ID MELO, M. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3029090915971102 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.referee2 BETTI, José Ramim Maria.
dc.description.resumo Diversos fatores podem interferir no processo de aprendizagem de uma criança como, por exemplo, os fatores neurológicos, cognitivos, sociais, econômicos, culturais, educacionais e motivacionais. Dentre esses fatores, tem se destacado a importância de se estudar a motivação escolar, por estar presente em todo processo que demanda concentração para aprender. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura com metanálise, apresentando o que a literatura traz sobre a relação entre a motivação escolar e as dificuldades de aprendizagem de crianças. Para isso, no mês de maio do corrente ano, foram realizadas buscas nos bancos de dados BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS e nos periódicos da CAPES, em que foram analisados artigos entre 1999 e 2017. Os critérios de inclusão dos artigos para a análise foram: artigos que abordem a motivação escolar em crianças com dificuldades de aprendizagem; relacionem a motivação escolar com a aprendizagem; estejam disponíveis em português; utilizem o conceito de aprendizagem da psicologia cognitiva; tenham como foco a investigação da população brasileira; apresentem instrumentos (testes e/ou escalas psicológicas) que avaliam a motivação escolar; e terem sido publicados entre os anos de 1999 e 2017. Foram analisados 38 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Para o teste de normalidade dos dados (Kolmogorov-Smirnov) e correlação (Spearman-Brown) das variáveis foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Observou-se que a maioria dos artigos, que tratam das dificuldades de aprendizagem, abordam problemas cognitivos de memória, leitura, escrita e cálculo. Com relação à motivação, muitos estudos têm demonstrado que a motivação intrínseca estaria mais associada ao bom desempenho do aluno e a motivação extrínseca com o baixo desempenho, sendo esta última a mais estimulada no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Relação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Several factors can interfere with a child's learning process, such as neurological, cognitive, social, economic, cultural, educational, and motivational factors. Among these factors, it has been emphasized the importance of studying school motivation, because it is present in every process that demands concentration to learn. This work aimed to perform a systematic review of the literature with meta - analysis, presenting what the literature brings about the relationship between school motivation and learning difficulties of children. In order to do this, in May of this year, searches were performed on the BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS and CAPES journals, and articles were analyzed between 1999 and 2017. The criteria for inclusion of articles for the analyzsis were: papers that address school motivation in children with learning difficulties; to relate school motivation with learning; to be available in Portuguese; to use the cognitive psychology learning concept; to focus on the research of the Brazilian population; to present instruments (tests and / or psychological scales) that evaluate the school motivation; and to have been published between the years 1999 and 2017. Thirty-eight papers were analyzed that met the inclusion criteria. The Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software was used for the data normality test (Kolmogorov-Smirnov) and for the correlation (Spearman-Brown) of the variables. It was observed that most of the papers dealing with learning difficulties approaches cognitive problems of memory, reading, writing and calculus. With regard to motivation, many studies have shown that intrinsic motivation would be more associated with good student performance and extrinsic motivation with poor performance, the latter being the most stimulated in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079
dc.date.accessioned 2020-09-09T19:25:03Z
dc.date.available 2020-09-09
dc.date.available 2020-09-09T19:25:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Crianças - dificuldades de aprendizagem
dc.subject Dificuldades de aprendizagem - crianças
dc.subject Motivação escolar
dc.subject Metanálise - Psicologia
dc.subject Processo de aprendizagem - crianças
dc.subject Aprendizagem - Psicologia Cognitiva
dc.subject Psicologia Cognitiva - aprendizagem
dc.subject Statistical Package for Social Sciences - SPSS - Psicologia
dc.subject SPSS - Pesquisa em Psicologia
dc.subject Teste de normalidade de dados
dc.subject Kolmogorov-Smirnov
dc.subject Teste de correlação - Spearman-Brown
dc.subject Spearman-Brown
dc.subject Problemas cognitivos de memória
dc.subject Children - learning difficulties
dc.subject School motivation
dc.subject Meta-analysis - Psychology
dc.subject Learning process - children
dc.subject Learning - Cognitive Psychology
dc.subject Cognitive Psychology - Learning
dc.subject Cognitive memory problems
dc.subject Psicologia da criança - aprendizagem
dc.subject Niños - dificultades de aprendizaje
dc.subject Problemas de aprendizaje: niños
dc.subject Motivación escolar
dc.subject Motivación escolar
dc.subject Metanálisis - Psicología
dc.subject Proceso de aprendizaje - niños
dc.subject Aprendizaje - Psicología Cognitivo
dc.subject Psicología Cognitiva - aprendizaje
dc.subject Psicología infantil - aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Larissa Leal Serafim.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationship between school motivation and learning difficulties in children: a systematic review with meta-analysis of the last eighteen years. pt_BR
dc.title.alternative Relación entre motivación escolar y dificultades de aprendizaje en niños: una revisión sistemática con metaanálisis de los últimos dieciocho años.
dc.identifier.citation RODRIGUES, Larissa Leal Serafim. Relação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos. 2017. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079 pt_BR
dc.description.resumen Varios factores pueden interferir en el proceso de aprendizaje de un niño, como factores neurológicos, cognitivos, sociales, económicos, culturales, educativos y motivacionales. Entre estos factores se ha destacado la importancia de estudiar la motivación escolar, ya que está presente en todo proceso que demanda concentración para aprender. Este trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura con metanálisis, presentando lo que la literatura aporta sobre la relación entre la motivación escolar y las dificultades de aprendizaje de los niños. Para ello, en mayo del año en curso, se realizaron búsquedas en las bases de datos BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS y en revistas CAPES, en las que se analizaron artículos entre 1999 y 2017. inclusión de artículos para análisis fueron: artículos que abordan la motivación escolar en niños con dificultades de aprendizaje; relacionar la motivación escolar con el aprendizaje; están disponibles en portugués; utilizar el concepto de aprendizaje de la psicología cognitiva; centrarse en la investigación de la población brasileña; presentar instrumentos (tests y/o escalas psicológicas) que evalúen la motivación escolar; y haber sido publicado entre 1999 y 2017. Se analizaron 38 artículos que cumplieron con los criterios de inclusión. Para la prueba de normalidad de datos (Kolmogorov-Smirnov) y correlación (Spearman-Brown) de las variables se utilizó el software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Se observó que la mayoría de los artículos, que tratan sobre dificultades de aprendizaje, abordan problemas cognitivos de memoria, lectura, escritura y cálculo. En cuanto a la motivación, numerosos estudios han demostrado que la motivación intrínseca estaría más asociada al buen rendimiento de los alumnos y la motivación extrínseca al bajo rendimiento, siendo esta última la más estimulada en el ámbito escolar.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta