dc.creator.ID |
RODRIGUES, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2739417587803310 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Monilly Ramos Araujo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, M. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3029090915971102 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de. |
|
dc.contributor.referee2 |
BETTI, José Ramim Maria. |
|
dc.description.resumo |
Diversos fatores podem interferir no processo de aprendizagem de uma criança como, por
exemplo, os fatores neurológicos, cognitivos, sociais, econômicos, culturais, educacionais e
motivacionais. Dentre esses fatores, tem se destacado a importância de se estudar a motivação
escolar, por estar presente em todo processo que demanda concentração para aprender. Este
trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura com metanálise,
apresentando o que a literatura traz sobre a relação entre a motivação escolar e as dificuldades
de aprendizagem de crianças. Para isso, no mês de maio do corrente ano, foram realizadas
buscas nos bancos de dados BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS e nos
periódicos da CAPES, em que foram analisados artigos entre 1999 e 2017. Os critérios de
inclusão dos artigos para a análise foram: artigos que abordem a motivação escolar em
crianças com dificuldades de aprendizagem; relacionem a motivação escolar com a
aprendizagem; estejam disponíveis em português; utilizem o conceito de aprendizagem da
psicologia cognitiva; tenham como foco a investigação da população brasileira; apresentem
instrumentos (testes e/ou escalas psicológicas) que avaliam a motivação escolar; e terem sido
publicados entre os anos de 1999 e 2017. Foram analisados 38 artigos que atendiam aos
critérios de inclusão. Para o teste de normalidade dos dados (Kolmogorov-Smirnov) e
correlação (Spearman-Brown) das variáveis foi utilizado o software Statistical Package for
Social Sciences (SPSS). Observou-se que a maioria dos artigos, que tratam das dificuldades
de aprendizagem, abordam problemas cognitivos de memória, leitura, escrita e cálculo. Com
relação à motivação, muitos estudos têm demonstrado que a motivação intrínseca estaria mais
associada ao bom desempenho do aluno e a motivação extrínseca com o baixo desempenho,
sendo esta última a mais estimulada no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
|
dc.title |
Relação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Several factors can interfere with a child's learning process, such as neurological, cognitive,
social, economic, cultural, educational, and motivational factors. Among these factors, it has
been emphasized the importance of studying school motivation, because it is present in every
process that demands concentration to learn. This work aimed to perform a systematic review
of the literature with meta - analysis, presenting what the literature brings about the
relationship between school motivation and learning difficulties of children. In order to do
this, in May of this year, searches were performed on the BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC,
LUME-UFRGS and CAPES journals, and articles were analyzed between 1999 and 2017.
The criteria for inclusion of articles for the analyzsis were: papers that address school
motivation in children with learning difficulties; to relate school motivation with learning; to
be available in Portuguese; to use the cognitive psychology learning concept; to focus on the
research of the Brazilian population; to present instruments (tests and / or psychological
scales) that evaluate the school motivation; and to have been published between the years
1999 and 2017. Thirty-eight papers were analyzed that met the inclusion criteria. The
Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software was used for the data normality test
(Kolmogorov-Smirnov) and for the correlation (Spearman-Brown) of the variables. It was
observed that most of the papers dealing with learning difficulties approaches cognitive
problems of memory, reading, writing and calculus. With regard to motivation, many studies
have shown that intrinsic motivation would be more associated with good student
performance and extrinsic motivation with poor performance, the latter being the most
stimulated in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-09T19:25:03Z |
|
dc.date.available |
2020-09-09 |
|
dc.date.available |
2020-09-09T19:25:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - dificuldades de aprendizagem |
|
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem - crianças |
|
dc.subject |
Motivação escolar |
|
dc.subject |
Metanálise - Psicologia |
|
dc.subject |
Processo de aprendizagem - crianças |
|
dc.subject |
Aprendizagem - Psicologia Cognitiva |
|
dc.subject |
Psicologia Cognitiva - aprendizagem |
|
dc.subject |
Statistical Package for Social Sciences - SPSS - Psicologia |
|
dc.subject |
SPSS - Pesquisa em Psicologia |
|
dc.subject |
Teste de normalidade de dados |
|
dc.subject |
Kolmogorov-Smirnov |
|
dc.subject |
Teste de correlação - Spearman-Brown |
|
dc.subject |
Spearman-Brown |
|
dc.subject |
Problemas cognitivos de memória |
|
dc.subject |
Children - learning difficulties |
|
dc.subject |
School motivation |
|
dc.subject |
Meta-analysis - Psychology |
|
dc.subject |
Learning process - children |
|
dc.subject |
Learning - Cognitive Psychology |
|
dc.subject |
Cognitive Psychology - Learning |
|
dc.subject |
Cognitive memory problems |
|
dc.subject |
Psicologia da criança - aprendizagem |
|
dc.subject |
Niños - dificultades de aprendizaje |
|
dc.subject |
Problemas de aprendizaje: niños |
|
dc.subject |
Motivación escolar |
|
dc.subject |
Motivación escolar |
|
dc.subject |
Metanálisis - Psicología |
|
dc.subject |
Proceso de aprendizaje - niños |
|
dc.subject |
Aprendizaje - Psicología
Cognitivo |
|
dc.subject |
Psicología Cognitiva - aprendizaje |
|
dc.subject |
Psicología infantil - aprendizaje |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Larissa Leal Serafim. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relationship between school motivation and learning difficulties in children: a systematic review with meta-analysis of the last eighteen years. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relación entre motivación escolar y dificultades de aprendizaje en niños: una revisión sistemática con metaanálisis de los últimos dieciocho años. |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Larissa Leal Serafim. Relação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos. 2017. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Varios factores pueden interferir en el proceso de aprendizaje de un niño, como factores neurológicos, cognitivos, sociales, económicos, culturales, educativos y motivacionales. Entre estos factores se ha destacado la importancia de estudiar la motivación escolar, ya que está presente en todo proceso que demanda concentración para aprender. Este trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura con metanálisis, presentando lo que la literatura aporta sobre la relación entre la motivación escolar y las dificultades de aprendizaje de los niños. Para ello, en mayo del año en curso, se realizaron búsquedas en las bases de datos BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS y en revistas CAPES, en las que se analizaron artículos entre 1999 y 2017. inclusión de artículos para análisis fueron: artículos que abordan la motivación escolar en niños con dificultades de aprendizaje; relacionar la motivación escolar con el aprendizaje; están disponibles en portugués; utilizar el concepto de aprendizaje de la psicología cognitiva; centrarse en la investigación de la población brasileña; presentar instrumentos (tests y/o escalas psicológicas) que evalúen la motivación escolar; y haber sido publicado entre 1999 y 2017. Se analizaron 38 artículos que cumplieron con los criterios de inclusión. Para la prueba de normalidad de datos (Kolmogorov-Smirnov) y correlación (Spearman-Brown) de las variables se utilizó el software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Se observó que la mayoría de los artículos, que tratan sobre dificultades de aprendizaje, abordan problemas cognitivos de memoria, lectura, escritura y cálculo. En cuanto a la motivación, numerosos estudios han demostrado que la motivación intrínseca estaría más asociada al buen rendimiento de los alumnos y la motivación extrínseca al bajo rendimiento, siendo esta última la más estimulada en el ámbito escolar. |
|