DSpace/Manakin Repository

Educação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, M. S. S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6215353551981871 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, L. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Flávia Moura de.
dc.contributor.referee2 GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.
dc.description.resumo De acordo com a literatura pertinente, a educação intencional de competências emocionais facilita o desenvolvimento emocional, propicia uma maior flexibilidade diante de situações inesperadas e favorece o aumento da capacidade de enfrentamento a situações estressantes. O objetivo é apresentar intervenções realizadas por uma estagiaria do curso de Psicologia no setor de oncologia pediátrica de um hospital público do estado da Paraíba (Brasil). Serão relatadas experiências com pacientes em tratamento (duas crianças e uma adolescente) e com uma funcionária do hospital, tendo como suporte teórico e metodológico a educação de competências emocionais. Os resultados encontrados revelaram que a utilização intencional da educação de competências emocionais é um recurso profícuo para ser manejado no ambiente hospitalar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Educação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-16
dc.description.abstract According to the relevant literature, an intentional education of emotional competences facilitates the emotional development, provides greater flexibility in the face of unexpected situations and also favors the increase of coping capacity towards stressful situations. This study aimed to show the interventions performed by a Psychology intern in the pediatric oncology ward of a public hospital in the state of Paraíba (Brazil). It will be reported experiences with different patients in undergoing treatment (two children and one teenager) and with a hospital employee, having as theoretical and methodological support the education of emotional competences. The results found revealed that the intentional use of emotional competence education is an useful resource to be managed in the hospital environment. Keywords: emotions; emotional education; pediatric oncology pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116
dc.date.accessioned 2020-09-10T18:55:22Z
dc.date.available 2020-09-10
dc.date.available 2020-09-10T18:55:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação emocional - oncologia pediátrica
dc.subject Oncologia Pediátrica
dc.subject Psicologia Hospitalar
dc.subject Educação de competências emocionais
dc.subject Educação intencional de competências emocionais
dc.subject Estágio em Psicologia - UFCG
dc.subject Plano de intervenção à educação emocional
dc.subject Estímulos psicológicos - jogos
dc.subject Jogo da comunicação - Psicologia
dc.subject Cara de Quê - jogo - Psicologia
dc.subject Caixa com perguntas surpresas - jogo - Psicologia
dc.subject Emotional education - pediatric oncology
dc.subject Pediatric Oncology
dc.subject Hospital Psychology
dc.subject Emotional skills education
dc.subject Intentional education of emotional competences
dc.subject Psychology Internship - UFCG
dc.subject Emotional education intervention plan
dc.subject Psychological stimuli - games
dc.subject Educación emocional - oncología pediátrica
dc.subject Educación en habilidades emocionales
dc.subject Educación intencional de habilidades emocionales
dc.subject Pasantía en Psicología - UFCG
dc.subject Plan de intervención de educación emocional
dc.subject Estímulos psicológicos - juegos
dc.subject Juego de comunicación - Psicología
dc.subject What Face - juego - Psicología
dc.subject Caja con preguntas sorpresa - juego - Psicología
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Mayra Shamara Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Emotional education in pediatric oncology: report of an internship experience in hospital psychology. pt_BR
dc.title.alternative Educación emocional en oncología pediátrica: relato de experiencia de pasantía en psicología hospitalaria.
dc.identifier.citation BATISTA, Mayra Shamara Silva. Educação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar. 2017. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116 pt_BR
dc.description.resumen De acuerdo con la literatura relevante, la educación intencional de habilidades emocionales facilita el desarrollo emocional, brinda mayor flexibilidad ante situaciones inesperadas y favorece una mayor capacidad para afrontar situaciones estresantes. El objetivo es presentar intervenciones realizadas por un interno de Psicología en el sector de oncología pediátrica de un hospital público en el estado de Paraíba (Brasil). Se relatarán experiencias con pacientes en tratamiento (dos niños y un adolescente) y con un empleado del hospital, utilizando como sustento teórico y metodológico la educación en habilidades emocionales. Los resultados encontrados revelaron que el uso intencional de la educación en habilidades emocionales es un recurso fructífero a ser manejado en el ámbito hospitalario


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta