dc.creator.ID |
BATISTA, M. S. S. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6215353551981871 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GALVÃO, L. K. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOURA, Flávia Moura de. |
|
dc.contributor.referee2 |
GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues. |
|
dc.description.resumo |
De acordo com a literatura pertinente, a educação intencional de competências emocionais facilita o desenvolvimento emocional, propicia uma maior flexibilidade diante de situações inesperadas e favorece o aumento da capacidade de enfrentamento a situações estressantes. O objetivo é apresentar intervenções realizadas por uma estagiaria do curso de Psicologia no setor de oncologia pediátrica de um hospital público do estado da Paraíba (Brasil). Serão relatadas experiências com pacientes em tratamento (duas crianças e uma adolescente) e com uma funcionária do hospital, tendo como suporte teórico e metodológico a educação de competências emocionais. Os resultados encontrados revelaram que a utilização intencional da educação de competências emocionais é um recurso profícuo para ser manejado no ambiente hospitalar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
|
dc.title |
Educação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-16 |
|
dc.description.abstract |
According to the relevant literature, an intentional education of emotional competences facilitates the emotional development, provides greater flexibility in the face of unexpected situations and also favors the increase of coping capacity towards stressful situations. This study aimed to show the interventions performed by a Psychology intern in the pediatric oncology ward of a public hospital in the state of Paraíba (Brazil). It will be reported experiences with different patients in undergoing treatment (two children and one teenager) and with a hospital employee, having as theoretical and methodological support the education of emotional competences. The results found revealed that the intentional use of emotional competence education is an useful resource to be managed in the hospital environment. Keywords: emotions; emotional education; pediatric oncology |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-10T18:55:22Z |
|
dc.date.available |
2020-09-10 |
|
dc.date.available |
2020-09-10T18:55:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação emocional - oncologia pediátrica |
|
dc.subject |
Oncologia Pediátrica |
|
dc.subject |
Psicologia Hospitalar |
|
dc.subject |
Educação de competências emocionais |
|
dc.subject |
Educação intencional de competências emocionais |
|
dc.subject |
Estágio em Psicologia - UFCG |
|
dc.subject |
Plano de intervenção à educação emocional |
|
dc.subject |
Estímulos psicológicos - jogos |
|
dc.subject |
Jogo da comunicação - Psicologia |
|
dc.subject |
Cara de Quê - jogo - Psicologia |
|
dc.subject |
Caixa com perguntas surpresas - jogo - Psicologia |
|
dc.subject |
Emotional education - pediatric oncology |
|
dc.subject |
Pediatric Oncology |
|
dc.subject |
Hospital Psychology |
|
dc.subject |
Emotional skills education |
|
dc.subject |
Intentional education of emotional competences |
|
dc.subject |
Psychology Internship - UFCG |
|
dc.subject |
Emotional education intervention plan |
|
dc.subject |
Psychological stimuli - games |
|
dc.subject |
Educación emocional - oncología pediátrica |
|
dc.subject |
Educación en habilidades emocionales |
|
dc.subject |
Educación intencional de habilidades emocionales |
|
dc.subject |
Pasantía en Psicología - UFCG |
|
dc.subject |
Plan de intervención de educación emocional |
|
dc.subject |
Estímulos psicológicos - juegos |
|
dc.subject |
Juego de comunicación - Psicología |
|
dc.subject |
What Face - juego - Psicología |
|
dc.subject |
Caja con preguntas sorpresa - juego - Psicología |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Mayra Shamara Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Emotional education in pediatric oncology: report of an internship experience in hospital psychology. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación emocional en oncología pediátrica: relato de experiencia de pasantía en psicología hospitalaria. |
|
dc.identifier.citation |
BATISTA, Mayra Shamara Silva. Educação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar. 2017. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
De acuerdo con la literatura relevante, la educación intencional de habilidades emocionales facilita el desarrollo emocional, brinda mayor flexibilidad ante situaciones inesperadas y favorece una mayor capacidad para afrontar situaciones estresantes. El objetivo es presentar intervenciones realizadas por un interno de Psicología en el sector de oncología pediátrica de un hospital público en el estado de Paraíba (Brasil). Se relatarán experiencias con pacientes en tratamiento (dos niños y un adolescente) y con un empleado del hospital, utilizando como sustento teórico y metodológico la educación en habilidades emocionales. Los resultados encontrados revelaron que el uso intencional de la educación en habilidades emocionales es un recurso fructífero a ser manejado en el ámbito hospitalario |
|