DSpace/Manakin Repository

As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0989307682558804 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 pt_BR
dc.contributor.referee1 Maria Assunção Lima de, PAULO.
dc.contributor.referee1ID PAULO, Maria de Assunçao Lima de. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee2 Elisabeth Christina de Andrade, LIMA.
dc.contributor.referee2ID LIMA, E. C. DE A. pt_BR
dc.description.resumo A presente Dissertação objetivou analisar como a categoria de gênero é trabalhada no Ensino Médio em uma escola pública estadual integral de Ensino Médio no município de Caruaru/PE, com ênfase no ensino de Sociologia. Como métodos de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e grupos focais, todos realizados de forma presencial. Como eixos teóricos, fizemos uso das contribuições de alguns autores que têm se aprofundado sobre os estudos de gênero e suas relações de dominação e sobre o Ensino de Sociologia, destacando, entre eles: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira e Fraga. Foram utilizados também alguns documentos oficiais que tratam dos regulamentos sobre o ensino de sociologia. Neste trabalho destacamos a importância, cada vez mais acentuada, da compreensão dos aspectos que estão conectados nas relações de gênero, como as formas de controle e dominação, que muitas vezes se repercutem em práticas de violência. Referimo-nos, especialmente, às relações desiguais e conflituosas entre mulheres e homens. Nesse sentido, tendo em vista que a formação dos jovens se inicia na escola, ressaltamos o papel da educação escolar, no ensino básico, como crucial na abordagem sobre gênero, particularmente através do ensino de sociologia. Ao final do nosso trabalho, apresentamos algumas proposições, com base nas reflexões provocadas a partir das leituras e dos resultados da nossa pesquisa, que visam contribuir na sistematização de um trabalho efetivo na escola (especificamente no ensino de sociologia) sobre a temática de gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE pt_BR
dc.date.issued 2020-07-31
dc.description.abstract The present dissertation aimed to analyze how the gender category is worked in high school in a public state school full of high school in the city of Caruaru / PE, with an emphasis on teaching sociology. As a method of data collection, questionnaires, interviews and focus groups were used, all carried out in person. As theoretical axes, we made use of the contributions of some authors who have deepened on gender studies and their relations of domination and on the Teaching of Sociology, highlighting, among them: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira and Fraga. Some official documents dealing with the regulations on teaching sociology were also used. In this work, we highlight the importance, increasingly accentuated, of understanding the aspects that are connected in gender relations, such as the forms of control and domination, which often have repercussions on practices of violence. We refer, in particular, to unequal and conflicting relationships between women and men. In this sense, considering that the training of young people starts at school, we emphasize the role of school education in basic education, as crucial in addressing gender, particularly through the teaching of sociology. At the end of our work, we present some propositions, based on the reflections provoked from the readings and the results of our research, which aim to contribute to the systematization of effective work in school (specifically in the teaching of sociology) on the theme of gender. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15183
dc.date.accessioned 2020-09-12T12:08:25Z
dc.date.available 2020-07-31
dc.date.available 2020-09-12T12:08:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Juventude pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Youth pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Movimento Feminista
dc.subject Violência de Gênero
dc.subject Feminist Movement
dc.subject Gender Violence
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Monica Maria de, ALMEIDA.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The possibilities and limits of gender discussions in the teaching of sociology at a state school in Caruaru-PE pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Monica Maria de. As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE.156f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta