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Formação continuada de professores de letras frente às implicações do letramento digital

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dc.creator.ID SOUSA JÚNIOR, M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3669557112684140 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Fábio Marques de.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Fábio Marques de. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro.
dc.contributor.referee2ID MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6428823615325023 pt_BR
dc.contributor.referee3 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.contributor.referee3ID BRANCO, S. O. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6023441911258549 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo parte do entendimento de que a sociedade moderna é caracterizada por mudanças em diversos aspectos, muitas delas em função das emergentes tecnologias digitais. Assim, acreditamos que a formação de professores é um desses aspectos e que tem sido modificada para atender as demandas que se apresentam na conjuntura atual. Em função disso, estabelecemos as seguintes perguntas de pesquisa: Que entendimentos de formação continuada de professores os docentes de letras apresentam? Que características os docentes de letras atribuem à formação continuada de professores? e quais movimentos de construção de conhecimento são mobilizados por professores de letras frente ao letramento digital?. Para responder esses questionamentos, o seguinte objetivo geral foi estabelecido: Investigar a formação continuada de professores de letras frente às implicações do letramento digital. E, especificamente, foi pretendido (I) Identificar o entendimento de formação continuada apresentado por professores de letras; (II) Evidenciar os movimentos de construção de conhecimento mobilizados por professores de letras em decorrência do letramento digital; (III) Analisar o entendimento de formação continuada e os movimentos de construção de conhecimento mobilizados por professores de letras. No que concerne à metodologia, esta pesquisa é um estudo de caso e de natureza qualitativa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; WILLIAMS; CHESTERMAN, 2009), pois tem como corpus de análise as informações obtidas pela realização de uma entrevista com professores da Unidade Acadêmica de Letras, de uma universidade pública do interior do Nordeste, entre os meses de junho e outubro de 2019. Com relação ao aparato teórico que fundamenta o trabalho e norteia nossa análise e discussão, utilizamos as contribuições de Thomas Kuhn (1994), Freire e Leffa (2013), Imbernón (2011), Freitas (2010), Behrens (2007), Pereira (2007), entre outros, cujas discussões permeiam a problematização da formação de professores; Vianna et al. (2016), Rezende (2016), Kersch e Silva (2012), Araújo e Pinheiro (2014), Soares (2010), entre outros pesquisadores que nos proporcionam uma reflexão sobre o que é letramento e suas implicações para a sociedade; Vieira (2013), Freitas (2010), Buzato (2006), Xavier (2005), Santaela (2013) etc., que evidenciam o que é letramento digital, suas implicações e outras formas de aprendizagem. Com base na análise realizada, foi possível perceber que a formação continuada é entendida como um processo caracterizado pelo estudo contínuo, pela percepção das características do local de atuação do professor, pelas mudanças que nele ocorrem e pelo desenvolvimento de estratégias que auxiliem o professor a entender e a adaptar-se à sua realidade. No que tange às tecnologias digitais e suas implicações na formação docente, verificou-se, segundo os dados, modificação na dinâmica de acesso e compartilhamento de informações e conhecimento, retirando do professor e da academia o monopólio do saber; conscientização por parte dos professores da necessidade de (re)avaliar sua prática e o entendimento de que os aparatos tecnológicos são ferramentas, isto é, meios para alcançar objetivos pré-estabelecidos. E, por fim, a análise revela que os principais processos utilizados pelos participantes para ampliar sua formação frente à tecnologia digital são o estudo e o uso dos dispositivos tecnológicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Formação continuada de professores de letras frente às implicações do letramento digital pt_BR
dc.date.issued 2020-07-30
dc.description.abstract This study starts from the understanding that modern society is characterized by changes in several aspects, many of them due to the emerging digital technologies. Thus, we believe that teacher education is one of these aspects and that it has been modified to satisfy the demands presented by the current conjuncture. Because of this, the following research questions were established: What understandings of continuing teacher education do letter professors present? What characteristics do letter professors attribute to the continuing education of teachers? and what movements of knowledge construction are mobilized by letter professors due to digital literacy?. To answer these questions, the following general objective was established: To investigate the continued training of letters professors in the face of the implications of digital literacy. And, specifically, it was intended (I) to identify the understanding of continuing education presented by letters professors; (II) To highlight the movements of knowledge construction mobilized by letters professors due to digital literacy; (III) To analyze the understanding of continuing education and the movements of knowledge construction mobilized by letters professors. Regarding the methodology, this research is a case study of qualitative nature (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; WILLIAMS; CHESTERMAN, 2009), because it has as corpus of analysis the information obtained by the application of an interview with professors from Academic Unit of Letters, from a public university in the interior of the Northeast, between June and October of 2019. Regarding the theoretical support that underlies the work and guide our analysis and discussion, we used the contributions of Thomas Kuhn (1994), Freire and Leffa (2013), Imbernón (2011), Freitas (2010), Behrens (2007), Pereira (2007), among others, whose discussions permeate the problematization of teacher education; Vianna et al. (2016), Rezende (2016), Kersch e Silva (2012), Araújo e Pinheiro (2014), Soares (2010), among other researchers who provided us with a reflection on what literacy is and its implications for society; Vieira (2013), Freitas (2010), Buzato (2006), Xavier (2005), Santaela (2013) etc., which show what digital literacy is, its implications and other forms of learning. Based on the analysis of data, it was possible to perceive that continued education is understood as a process characterized by continuous study, by the perception of the characteristics of the professor's place of action, by the changes that occur in it and by the development of strategies that help the professor to understand and get adapted to his reality. With regard to digital technologies and their implications in teacher education, according to the data, there was a change in the dynamics of access and sharing of information and knowledge, removing from the professor and university the monopoly of knowledge; awareness by teachers of the need to (re)evaluate their practice and the understanding that technological apparatus are tools, that is, means to achieve pre-established objectives. Finally, the analysis revealed that the main processes used by participants to expand their training in the face of digital technology are the study about it and the use of technological devices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15184
dc.date.accessioned 2020-09-12T16:21:18Z
dc.date.available 2020-09-12T16:21:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Letramento Digital pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject Docentes de Letras pt_BR
dc.subject Dispositivos Tecnológicos pt_BR
dc.subject Teacher Education pt_BR
dc.subject Continued Formation pt_BR
dc.subject Digital Literacy pt_BR
dc.subject Digital Technologies pt_BR
dc.subject Literature Teachers pt_BR
dc.subject Technological Devices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA JÚNIOR, Michael Gouveia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Continuing education of letter teachers in view of the implications of digital literacy pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA JÚNIOR, Michael Gouveia. Formação continuada de professores de letras frente às implicações do letramento digital. 153f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15184 pt_BR


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