DSpace/Manakin Repository

Literatura no contexto da ditadura: uma experiência de ensino com a Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASTRO, F. L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2815636040264614 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMORIM, José Edilson de.
dc.contributor.advisor1ID AMORIM, J. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6524195105007515 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Eli Brandão da.
dc.contributor.referee1ID BRANDÃO, Eli. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8934456319977030 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.description.resumo Algumas narrativas ficcionais de inegável qualidade literária refletem sobre o regime militar, como As meninas, de Lygia Fagundes Telles, Azul corvo, de Adriana Lisboa, A mancha, de Luiz Fernando Veríssimo, entre tantas outras. Contudo, percebe-se que essas obras não são trabalhadas no contexto escolar, porque a maioria dos docentes não tem um conhecimento significativo desse tipo de Literatura, que busca retratar não apenas a memória de um tempo, mas também esmiuçar a vida sob opressão. Nesse sentido, partindo da problemática de que os alunos da Educação Básica não têm uma compreensão ampla da ficção produzida nesse período, essa pesquisa se propõe analisar a representação da Ditadura Militar e as implicações desse contexto histórico no comportamento dos personagens principais no conto Mãe Judia, 1964, do escritor gaúcho Moacyr Scliar, a partir das interações de leitura com os discentes do 3° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Celso Mariz”, localizada na cidade de Sousa-PB, numa perspectiva de formação leitora. O presente trabalho faz parte de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, uma vez que se pautou não apenas na interpretação e análise da referida obra, mas também pelos aspectos subjetivos da recepção do texto literário efetuado pelos discentes. Os questionamentos que motivaram a nossa pesquisa foram: De que forma o conto Mãe judia, 1964, de Moacyr Scliar pode levar o aluno a uma compreensão crítica acerca da Ditadura Militar? Como podemos observar a relação entre a subjetividade da mãe judia (personagem principal da obra) e o período histórico? A narrativa em exame pode contribuir para a formação de um leitor crítico? Com base nesses questionamentos, os objetivos específicos são: a) Explorar, analiticamente, os personagens principais da obra em estudo, a partir do contexto da Ditadura Militar; b) Problematizar em sala de aula, a participação da sociedade civil como elemento de sustentação do golpe militar, através do referido conto. c) Refletir sobre as contribuições da narrativa em estudo para a compreensão da situação histórica nela tematizada, junto aos alunos. Assim, para que pudéssemos alcançar os objetivos pretendidos nessa pesquisa, foram realizadas estratégias didáticas a partir das etapas principais do Método Recepcional, propostas pelas pesquisadoras Bordini e Aguiar (1988). Através desse método, propiciamos, aos discentes, uma experiência de leitura significativa com o conto Mãe Judia, 1964. Como embasamento teórico, apoiamo-nos nas pesquisas de ensino e formação leitora de Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Ligia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Pinheiro (2018), entre outros; Nos estudos sobre o espaço de Ozíris Borges Filho (2005-2007) e Osman Lins (1976) e, no tocante à Literatura e à História, tomamos como base as concepções de Regina Dalcastagnè (1996- 2008), Tânia Pellegrini (1996), Eurídice Figueiredo (2017), entre outras. Logo, a referida pesquisa mostra o quanto é importante o docente traçar estratégias metodológicas eficientes que priorizem não apenas a participação e criatividade do aluno, mas também sua bagagem de experiências linguísticas e sociais. Além disso, o texto de Scliar possibilitou uma reflexão crítica acerca das atrocidades cometidas pelo regime de exceção aos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Literatura no contexto da ditadura: uma experiência de ensino com a Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar. pt_BR
dc.date.issued 2020-07-28
dc.description.abstract Some fictional narratives of undeniable literary quality reflect on the military regime, such as As meninas, by Lygia Fagundes Telles, Azul corvo, by Adriana Lisboa, A mancha, by Luiz Fernando Veríssimo, among many others However, it is clear that these works are not worked in the school context, because most teachers do not have significant knowledge of this type of literature, which seeks to portray not only the memory of a time, but also to scrutinize life under oppression. In this sense, starting from the problem that Basic Education students do not have a broad understanding of the fiction produced in this period, this research proposes to analyze the representation of the Military Dictatorship and the implications of this historical context in the behavior of the main characters in the story Mãe Judia , 1964 , by the gaucho writer Moacyr Scliar, based on reading interactions with the students of the 3rd year of High School, from the State School of Elementary and High School“ Celso Mariz ”, located in the city of Sousa-PB, in a perspective of reader training. The present work is a part of a qualitative study, of an exploratory character, since it was guided not only by interpretation and analysis of the work in question, but also by the subjective aspects of the reception of the literary text made by the students. The questions is motivated our research were: How can a give work lead the students to a critical reflection on the military dictatorship? How can we observe the relationship between the subjectivity of the mãe judia (main character in the story) and the period under examination? Based on these questions, the specific objectives are: a) To explore, analytically, the main characters of the work under study, from the context of the Military Dictatorship; b) To problematize in the classroom, the participation of civil society as an element of support for the military coup, through the aforementioned tale. c) Reflect on the contributions of the narrative under study for the understanding of the historical situation discussed in it, with the students. Thus, so that we could achieve the objectives intended in this research, didactic strategies were carried out from the main stages of the Reception Method, proposed by the researchers Aguiar and Bordini (1988). Through this method, we provide students with a meaningful reading experience with the short story Mãe Judia, 1964. As a theoretical basis, we rely on teaching research and reading training by Bordini and Aguiar (1988), Colomer (2007), Ligia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Pinheiro (2018), among others; In the studies on the space of Oziris Borges Filho (2005-2007) and Osman Lins (1976) and, without touching on Literature and History, we take as a basis the conceptions of Regina Dalcastagnè (1996-2008), Tânia Pellegrini (1996), Eurídice Figueiredo (2017), among others. Anyway, the aforementioned research shows how important it is for the teacher to devise efficient methodological strategies that prioritize not only the student's participation and creativity, but also his baggage of linguistic and social experiences. In addition, Scliar's text allowed for a critical reflection on the atrocities committed by the regime of exception tostudents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15186
dc.date.accessioned 2020-09-12T16:54:38Z
dc.date.available 2020-07-28
dc.date.available 2020-09-12T16:54:38Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Ditadura Militar pt_BR
dc.subject Mãe Judia pt_BR
dc.subject Método Recepcional pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Military Dictatorship pt_BR
dc.subject Jewish Mother pt_BR
dc.subject Reception Method pt_BR
dc.subject Moacyr Scliar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Francisca Luana Rolim.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature in the context of the dictatorship: a teaching experience with the Jewish mother, 1964, by Moacyr Scliar. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Francisca Luana Rolim. Literatura no contexto da ditadura: uma experiência de ensino com a Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15186 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta