dc.creator.ID |
SILVA, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GUILHERME, Hipónio Fontes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUILHERME, H. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa teve por objetivo analisar como o gestor de uma empresa de grande porte
sediada na Cidade de Sousa-PB tem atuado no gerenciamento do seu capital intelectual e
verificar a importância desse ativo intangível como recurso capaz de gerar riquezas e
agregar valor no decorrer dos tempos. A presente pesquisa evidenciara a forma como o
gestor direciona seu capital intelectual na maximização do conhecimento individual e
coletivo, no alcance dos objetivos pretendidos pela empresa e como conduz os ativos
humanos na realização de um serviço de qualidade. A metodologia aplicada foi um estudo
de caso numa empresa de grande porte sediada na Cidade de Sousa-PB, procurando dessa
forma entender a maneira com que a gerente de recursos humanos trabalha seu capital
intelectual. O estudo realizado na empresa, objeto desta pesquisa, deu-se por meio de duas
etapas distintas, o primeiro foi a aplicação de um questionário contendo 15 questões para a
gerente de recursos humanos, sendo que a mesma foi questionada sobre os três elementos
que compõem o capital intelectual (capital humano, capital estrutural e capital de clientes). A
segunda etapa foi a aplicação de um questionário, avaliando a empresa sob a ótica dos
funcionários. Ao analisar a real importância do capital intelectual para a entidade, a pesquisa
objetivou tratar a essência desse intangível com os seus elementos formadores, a saber, o
capital humano, do capital estrutural e o capital de clientes, de maneira que o tratando em
conjunto desses elementos, transformam-se em vantagens competitivas junto a
concorrência. Visto que no atual cenário da economia globalizada o conhecimento e a
principal arma estratégica para as empresas que querem obter o exito num mercado cada vez mais concorrido. Diante disso, os resultados obtidos com a presente pesquisa
mostraram-se positivos, uma vez que o capital intelectual da empresa analisada foi
considerado o bem mais valioso e essencial no seu sucesso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
Gerenciamento do capital intelectual: um estudo de caso numa empresa de grande porte sediada na cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to examine how the manager of a large company based in the city of
Sousa-PB has been active in managing their intellectual capital and to verify the importance
of this intangible asset as a resource capable of generating wealth and add value throughout
the ages. This research will reveal how the manager directs its intellectual capital in
maximizing individual and collective knowledge, in achieving the objectives set by the
company and it conducts human assets in achieving a quality service. The methodology was
a case study in a large company based in the city of Sousa-PB, thereby seeking to
understand the way the human resource manager works its intellectual capital. The study
conducted at the company, the object of this research took place through two distinct stages,
the first was a questionnaire containing 15 questions for the human resources manager, and
the same was questioned about the three elements that make up the intellectual capital
(human capital, structural capital and customer capital). The second step was the application
of a questionnaire evaluating the company from the perspective of employees. By analyzing
the real importance of intellectual capital to the entity, the research aimed to address the
essence of the intangible elements with their trainers, namely human capital, structural
capital and customer capital, so that treating these elements together, turn into competitive
advantages with the competition. Since in today's globalized economy knowledge is the main
strategic weapon for companies who want to get success in a market increasingly
competitive. Therefore, the results obtained from this research were positive, since the
intellectual capital of the company examined was considered the most valuable and essential
to your success. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15226 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-14T13:00:30Z |
|
dc.date.available |
2020-09-14 |
|
dc.date.available |
2020-09-14T13:00:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Capital Intelectual |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do Capital Intelectual |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Vantagem Competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Intellectual Capital |
pt_BR |
dc.subject |
Intellectual Capital Management |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive Advantage |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, José Roberto da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Intellectual capital management: a case study in a large company based in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, José Roberto da. Gerenciamento do capital intelectual: um estudo de caso numa empresa de grande porte sediada na cidade de Sousa-PB. 2013. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2013. |
pt_BR |