dc.creator.ID |
ALMEIDA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEL, Janaina Ferreira Marques de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, J. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3911525923489278 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Thiago Alexandre das Neves. |
|
dc.contributor.referee2 |
REIS, Cristiane Queiroz. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo consiste em descrever qual o entendimento e comportamento das empresas de
pequeno porte do comercio varejista da cidade de Sousa - PB com relação a ética, moral e
responsabilidade social corporativa. O trabalho aborda aspectos históricos e teóricos sobre
a Ética a Moral juntamente com Responsabilidade Social Corporativa, procurando estudar a
importância e como promover o desenvolvimento da empresa. O método utilizado foi o
dedutivo, caracterizando-se uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados de uma
amostra de 85 empresas e as informações foram coletadas através de um formulário semi
estruturado com perguntas objetivas e subjetivas junto aos gestores das empresas
pesquisadas. Percebeu-se que ha pouco interesse por parte dos gestores em adotar acoes
de natureza sociais com seu publico externo e pouco investimento para o seu publico
interno (funcionários). Os gestores não fazem uso de demonstrativos financeiros para
demonstrar transparência em suas finanças para com a sociedade e governo, por que não
são motivados a essa pratica e por acreditar não ser obrigatório. Conclui-se então que, no
atual contexto, as empresas pesquisadas mostram-se não ter interesse a compromissos
com questões que evidenciam uma gestão socialmente responsável embora tenham
algumas praticas de ética empresarial. Sugere-se para trabalhos futures aumentar essa
amostra para empresas de médio porte da região e traçar um novo perfil da região, bem
como verificar esse perfil nas cidades circunvizinhas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
Ética, moral e responsabilidade social corporativa nas empresas de pequeno porte do comércio varejista da cidade de Sousa- PB: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-12-03 |
|
dc.description.abstract |
This study is to describe what the understanding and conduct of small businesses in retail
trade in the city of Sousa - PB with respect to ethical, moral and social responsibility. The
paper addresses the historical and theoretical on Moral Ethics with Corporate Social
Responsibility, for studying the importance and how to promote the development of the
company. The method was deductive, characterizing a qualitative research. Data were
collected from a sample of 85 companies and the information was collected through a semistructured
questionnaire with objective and subjective with the managers of the companies
surveyed. It was noticed that there is little interest on the part of managers to take stock of
social nature to external and little investment for your internal audience (staff). Managers do
not use financial statements to demonstrate transparency in their finances to the society and
government, why are not motivated to practice it and believe it is not mandatory. It was
concluded that in the current context, the companies surveyed are shown to have no interest
in engagement with issues that show responsible management although some practices of
business ethics. It is suggested for future work to increase the sample to midsize businesses
in the region and draw a new profile in the region and to verify that profile in the surrounding
towns. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15232 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-14T16:49:06Z |
|
dc.date.available |
2020-09-14 |
|
dc.date.available |
2020-09-14T16:49:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Moral |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade Social Corporativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ethics |
pt_BR |
dc.subject |
Corporate Social Responsibility |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Arley Abrantes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethics, morals and corporate social responsibility in small retail businesses in the city of Sousa-PB: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Arley Abrantes de. Ética, moral e responsabilidade social corporativa nas empresas de pequeno porte do comércio varejista da cidade de Sousa- PB: um estudo de caso. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |