dc.creator.ID |
SILVA, M. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DELFINO, Islania Andrade de Lira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
DELFINO, I. A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Vorster Queiroga. |
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dc.contributor.referee2 |
FELIX, Maria da Conceição Silva. |
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dc.description.resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o tipo de comprometimento
organizacional preponderante entre os servidores técnico administrativos da
Biblioteca Central da UFCG. O modelo adotado nesta pesquisa foi o de
conceitualização de tres componentes do comprometimento organizacional proposto
por Meyer e Allen (1991), citado por Medeiros e Enders (1998). Este modelo
estabelece que o comprometimento organizacional e formado por três componentes:
afetivo, instrumental e normativo No componente afetivo do comprometimento o
individuo permanece no trabalho porque deseja. No componente instrumental o
individuo permanece no trabalho por necessidade e no componente normativo o
individuo permanece no trabalho porque se sente na obrigação moral de ficar. Como
estrategia de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, exploratório e descritivo. Para
a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo o perfil sócio-demográfico
dos servidores e a escala de mensuração do comprometimento, que serve para
medir o comprometimento em face das três bases conceitualizadas pelo modelo
acima citado. Esta escala foi elaborada por Meyer e Allen (1991) e modificada em
1993 por Meyer, Allen e Smith, segundo Medeiros e Enders (1998). Como
resultados da analise dos dados quanto ao perfil sócio-demográfico dos servidores
se verificou predominância do sexo feminino; da função de Assistente em
Administração; do grau de instrução superior completo; havendo ainda,
predominância de casados, revelando indivíduos que teriam, a principio, mais
comprometimento com a organização. Os resultados referentes ao tempo de
trabalho na UFCG mostraram que os servidores estão a mais de 10 anos
trabalhando na instituição. Quanto ao comprometimento, o que prepondera entre os
servidores técnicos administrativos da Biblioteca Central e o afetivo, acompanhado
em segundo lugar pelo normativo e por ultimo o instrumental. Pode-se assim
concluir que, predominantemente, os servidores da Biblioteca Central da UFCG
permanecem na Instituição porque desejam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Comprometimento organizacional: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-05-19 |
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dc.description.abstract |
This research aimed investigate the predominant type of organizational commitment
of the technical administrative employee in the Central UFCG library. The model
adopted in this survey was the conceptualization of three components of
organizational commitment proposed by Meyer and Allen (1991), quoted by Medeiros
and Enders (1998). This model provides that organizational commitment consists of
three components: affective, instrumental and normative. In the affective component
of commitment the individual remains at work because he or she wants. In the
instrumental component the individual remains at work by necessity and in the
individual component remains at work because he or she feels in the moral obligation
to stay. As search strategy, it was opted by the descriptive and exploratory studying.
For collecting data it was used a questionnaire containing the socio-demographic
profile of employees and the scale of measurement of commitment which is used to
measure the commitment in the face of the three bases conceptualized by the above
template. This scale was developed by Meyer and Allen (1991) and modified in 1993
by Meyer, Allen and Smith, according to Medeiros and Enders (1998). As results of
the analysis of data on the socio-demographic profile of employees it was found
female sex predominance; Assistant role in administration; the full degree of higher
education; but still, predominance of married, revealing individuals who would, in
principle, more commitment to the organization. The results concerning working time
in UFCG showed that the employees are more than 10 years working in the
institution. As to the commitment, which is predominant between technical
administrative employees in the Central UFCG Library is the affective, followed
secondly by normative and finally the instrumental. We can thus conclude that,
predominantly, the employee of the Central Library of UFCG remain at the institution
because they wish. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15271 |
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dc.date.accessioned |
2020-09-15T18:37:53Z |
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dc.date.available |
2020-09-15 |
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dc.date.available |
2020-09-15T18:37:53Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Organizational commitment: a case study at the UFCG Central Library. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Pereira da. Comprometimento organizacional: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFCG. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão e Administração Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa - Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |