Dépôt DSpace/Manakin

A percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados pela UBS - Dr. Azuil Arruda de Assis- Pombal-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MATOS, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
dc.contributor.referee1ID PEREIRA, A. W. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozelene Lopes de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. L. pt_BR
dc.description.resumo Com o advento das mudanças tornou-se necessário às empresas públicas modificar e adequar seus processos e estruturas a fim de melhor atender as necessidades de seus servidores através de serviços com qualidade, eficiência, satisfação e comprometimento. Para tal façanha, faz-se essencial o estabelecimento de um processo que vise a correção das deficiências. Desta forma, programas de qualidade devem ser introduzidos nas políticas das repartições públicas, para que a assistência prestada a população aconteça de forma clara e eficiente atingindo assim as expectativas dos usuários. O presente estudo visa avaliar o nível de qualidade dos serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Azuil Arruda de Assis do Município de Pombal-PB, a partir da percepção dos usuários. Para alcance do objetivo apresentado, a pesquisa empregada foi de caráter exploratório, descritivo, bibliográfico, campo e quantitativo, sendo utilizado o método indutivo, constituído de um questionário de 19 perguntas, aplicada junto aos usuários dos serviços oferecidos pela UBS. Por meio da coleta de dados identificou-se o nível de qualidade no serviço público de saúde da referida UBS e, para a análise dos resultados foram utilizados gráficos. Assim, foi detectado que na grande maioria das dimensões da pesquisa os resultados foram satisfatórios inclusive concluindo que há satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados pela UBS, houve alguns aspectos que os resultados foram negativos e que necessitam de melhorias. Concluindo-se que o serviço prestado pela UBS serve de ferramenta de políticas públicas e tem uma identificação relevante, onde os pacientes ou usuários consistem em analisar as necessidades exigidas pela população em busca de melhorias para a unidade básica na cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title A percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados pela UBS - Dr. Azuil Arruda de Assis- Pombal-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract With the advent of changes became necessary for public companies to modify and adapt its processes and structures in order to better meet the needs of their servers through services with quality, efficiency, satisfaction and commitment. For this feat, it is essential to establish a process aimed at correcting deficiencies. In this way, quality programs shall be introduced in government offices policies so that the assistance provided to the population from happening clearly and efficiently thus meeting the expectations of users. This study aims to assess the quality level of services provided by the Family Basic Health Unit Dr. Azuil Arruda de Assis of the Municipality of Pombal - PB, from the perception of users. To reach the goal presented, the maid research was exploratory, descriptive, bibliographic, field and quantitative, are using the inductive method, consisting of a questionnaire of 19 questions, applied with users of services offered by UBS. By collecting data identified the level of quality in the public health service of that UBS and for the analysis of the results were used graphics. Thus, it was found that in most dimensions of research results were satisfactory even concluding that there is user satisfaction regarding the services provided by UBS, there were some aspects that the results were negative and in need of improvement. Concluding that the service provided by UBS serves as a public policy tool, and is an important identification, where patients or users are to analyze the needs required by the population in search of improvements to the basic unit in the city. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15358
dc.date.accessioned 2020-09-17T19:17:09Z
dc.date.available 2020-09-17
dc.date.available 2020-09-17T19:17:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Unidade básica de saúde pt_BR
dc.subject Qualidade dos serviços prestados pt_BR
dc.subject Basic health Unit pt_BR
dc.subject Quality of services provided pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATOS, Edileuza Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Users' perception of the quality of services provided by UBS - Dr. Azuil Arruda de Assis- Pombal-PB. pt_BR
dc.identifier.citation MATOS, Edileuza Alves de. A percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados pela UBS - Dr. Azuil Arruda de Assis- Pombal-PB. 2015. 58fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte