dc.creator.ID |
CAMPOS, J. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2473065741530342 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Wellington Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, W. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3396550972394218 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os meios de comunicação representam uma grande importância no comportamento
das pessoas, possibilitando que as mesmas os utilizem para chamar a atenção para
vários assuntos. Assim, destaca-se o rádio, que é um meio de comunicação popular,
acessível a todas as classes sociais, e que está sempre presente no dia-a-dia das
pessoas, sempre se adaptando as novas tecnologias. Nesse contexto, o presente
trabalho tem como objetivo de estudo: Verificar os níveis de audiência das estações de
rádio sediadas no município de Sousa-PB. Para tanto, utilizou-se dos procedimentos
metodológicos literários, bem como da pesquisa de campo, por meio de um estudo
descritivo e exploratório. Onde se aplicou um questionário a uma amostra de 300
ouvintes e não ouvintes escolhidos aleatoriamente em 10 bairros da cidade de SousaPB. Obtendo nos resultados da análise que a maioria dos respondentes escuta rádio
diariamente, com média 2h a 3h por dia. Observa-se que a preferência do público está
nas emissoras FM, destacando-se a Sousa 104 FM e a Líder 97 FM. Esse fato pode
ser ocasionado pela necessidade dos ouvintes em optarem por ouvir até mesmo pelo
celular com transmissão de boa qualidade. Foi identificado ainda que a maioria dos
ouvintes se deixam influenciar e compraria sempre, quase sempre ou as vezes um
produto anunciado pelo locutor. Nesse sentido, pode-se afirmar que o rádio, é um
meio de comunicação bastante utilizado, capaz de transmitir notícias e entretenimento
para os mais variados lugares, e também serve como auxílio ao marketing das
empresas locais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The media represent a great importance in people's behavior, enabling them to use
them to draw attention to various issues. Thus, the radio stands out, which is a popular
means of communication, accessible to all social classes, and that is always present in
day-to-day lives, always adapting new technologies. In this context, this paper aims to
study: Check the viewing figures of radio stations based in the city of Sousa-PB. To this
end, we used the literary methodological procedures as well as field research, through
a descriptive study. Which applied a questionnaire to a sample of 300 listeners and
non-listeners randomly selected in 10 districts of the city of Sousa-PB. Getting the
results of the analysis that the majority of respondents listen to the radio daily,
averaging 2 hours to 3 hours per day. It is observed that the preference of the public is
in FM stations, highlighting the Sousa 104 FM and 97 FM Leader. This may be caused
by the need of listeners choose to listen even by phone with good quality transmission.
It was also identified that most listeners are influenced and buy always, often or
sometimes a product announced by the speaker. In this sense, one can say that the
radio is a medium of communication widely used, capable of transmitting news and
entertainment for various places, and also serves as an aid to local business
marketing. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-17T22:07:37Z |
|
dc.date.available |
2020-09-17 |
|
dc.date.available |
2020-09-17T22:07:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Meios de comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Estações de rádio |
pt_BR |
dc.subject |
Audiência |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Media |
pt_BR |
dc.subject |
Radio stations |
pt_BR |
dc.subject |
Court hearing |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMPOS, Janeide Ribeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Market research: audience levels of Sousa-PB radio stations (2015). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMPOS, Janeide Ribeiro. Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015). 2015. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
pt_BR |