DSpace/Manakin Repository

Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de alunos do curso de Ciências Contábeis: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. L. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7507600714723485 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
dc.contributor.referee1ID MOURA, A. S. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. L. pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem na percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de uma IES Federal, uma IES Estadual e outra Privada do Estado da Paraíba. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários, totalizando 205 respostas válidas. Os resultados mostraram, que as variáveis que se destacaram como mais influenciadoras no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva dos alunos foram: a didática do professor, referente ao fator professor; o programa da disciplina bem planejado, referente ao fator assunto; Desejo de aprender o assunto, fator aluno; e com relação ao aspecto institucional da IES Federal, predominou a resposta de existência de auxiliares de ensino e de monitores, enquanto que, na Estadual e Privada, biblioteca equipada com um extenso acervo de livros e instalações adequadas. Quanto aos fatores que influenciam de forma negativa o processo de ensino-aprendizagem, teve como resultado das IES Federal e Estadual, referente às atitudes do aluno, a falta de dedicação fora da sala de aula; já os alunos da IES Privada acreditam que sejam as conversas paralelas em excesso na aula. Com relação às atitudes negativas do professor, a falta de domínio do assunto a ser explanado foi a mais citada entre os estudantes. Através dos resultados apresentados, espera-se colaborar para que haja absoluta efetividade no processo de ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Ao professor nasce uma ocasião para aperfeiçoar seu trabalho, e, à Instituição apresentar soluções para os fatores que estejam sob seu controle. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de alunos do curso de Ciências Contábeis: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The present study aims to analyze the factors that influence the teaching-learning process in the perception of the students of the accounting sciences course of a Federal HEI, a State HEI and another Private School of the State of Paraíba. The research was carried out through the application of questionnaires, totaling 205 valid answers. The results showed that the variables that stood out as most influential in the teaching-learning process from the perspective of the students were: teacher didactics, referring to the teacher factor; The program of the discipline well planned, referring to the subject factor; Desire to learn the subject, student factor; And in relation to the institutional aspect of the Federal HEI, there was a predominant response to the existence of teaching aides and monitors, while in the State and Private schools a library equipped with an extensive collection of books and adequate facilities. As for the factors that negatively influence the teaching-learning process, the result of the Federal and State HEI, related to the student's attitudes, was the lack of dedication outside the classroom; already the students of the HEI Private believe that the parallel conversations are in excess in the class. With regard to the negative attitudes of the teacher, the lack of mastery of the subject to be explained was the most cited among the students. Through the presented results, it is hoped to collaborate so that there is absolute effectiveness in the teaching-learning process of the course of Accounting Sciences. The teacher is given an occasion to perfect his work, and to the Institution to present solutions to the factors that are under his control. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15371
dc.date.accessioned 2020-09-17T23:26:16Z
dc.date.available 2020-09-17
dc.date.available 2020-09-17T23:26:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject Perfil dos professores pt_BR
dc.subject Perspectiva dos alunos pt_BR
dc.subject Instituição de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Instituição Pública e Privada pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Accounting Course pt_BR
dc.subject Teacher profile pt_BR
dc.subject Students' perspective pt_BR
dc.subject Higher Education Institution pt_BR
dc.subject Public and Private Institution pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cármem Lúcia Nascimento da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Factors that influence the teaching-learning process from the perspective of students in the Accounting course: a comparative analysis between public and private higher education institutions. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Carmém Lúcia Nascimento da. Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de alunos do curso de Ciências Contábeis: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta