dc.creator.ID |
NÓBREGA, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6662852514944471 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, José Ribamar Marques de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, J. R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Diogo Henrique de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Fábio José Lira dos. |
|
dc.description.resumo |
Com o advento da globalização, as empresas tiveram que se posicionar em busca
da definição de novas estrategias para garantir a continuidade de suas atividades.
Esse novo cenário trouxe novas preocupações que os gestores, sejam do setor do
comercio, da industria ou de serviços precisam direcionar esforços visando
maximizar riquezas. Dessa forma, profissionais e empresas prestadores de serviços
contábeis precisam ficar atentos a realidade do cenário atuai em que o profissional
contábil deve buscar novos campos e objetivos para adquirirem vantagem
competitiva. Sendo assim, o objetivo proposto por este estudo e analisar o nível de
satisfação dos gestores do setor de comércio varejista de Sousa, PB, em relação a
satisfação da qualidade dos serviços contábeis oferecidos pelos profissionais da
área. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico e de campo, a partir de uma
amostra estratificada. Utilizou-se como coleta de dados um questionário aplicado a
306 gestores do setor de comercio varejista de Sousa-PB. Destaque-se ainda que
foram utilizadas as técnicas da analise descritiva e fatorial objetivando um maior
detalhamento das informações. Obtiveram-se fatores que evidenciam quais variáveis
foram vistas pelos gestores como decisivas na percepção de um serviço com
qualidade, revelando as principais preocupações que devem ser discutidas pelos
contabilistas como forma de vislumbrar resultados satisfatórios para o auxilio do
gerenciamento das informações juntos aos gestores. Os resultados obtidos revelam
a confiança, imagem, pontualidade, agilidade, presteza no atendimento, como
atributos importantes que os gestores buscam em um escritório contábil e
consequentemente nos profissionais habilitados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise do nível de satisfação dos gestores acerca da qualidade dos serviços contábeis: um estudo n o setor de comércio varejista na cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-12-10 |
|
dc.description.abstract |
With the coming of the globalization, the companies had to position to search the
definition of new strategies to guarantee the continuity of their activities. That new
scenery brought new concerns that the managers, be from the section of the trade,
from the industry or services, they need to address efforts seeking to maximize
wealth. In that way, professionals and companies that render services in accounting
need to be attentive to the reality of the current scenery in that the accounting
professional should look for new fields and objectives to acquire competitive
advantage. Being like this, the objective proposed by this study is to analyze the
managers' satisfaction level in the section of retail trade in Sousa - PB, in relation to
the satisfaction of the quality of the accounting services offered by the professionals
of the area. So, it was taken place a bibliographical study and of field, starting from a
stratified sample. It was used as data collection an applied questionnaire to 306
managers of the retail trade section in Sousa-PB. Stand out that also were used
descriptive and factorial analysis techniques aiming a larger detailing of information.
Factors were obtained that they evidence which varied were seen by the managers
as decisive in the perception of a service with quality, revealing the main concerns
that should be discussed by the accountants as form of glimpsing satisfactory results
for the aid of the administration of information joined to the managers. The obtained
results reveal trust, image, punctuality, agility, readiness in the service, as important
attributes that the managers look for at an accounting office and consequently in the
qualified professionals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15405 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-18T16:22:11Z |
|
dc.date.available |
2020-09-17 |
|
dc.date.available |
2020-09-18T16:22:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Danuza Marques da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the level of satisfaction of managers about the quality of accounting services: a study in the retail sector in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Danuza Marques da. Análise do nível de satisfação dos gestores acerca da qualidade dos serviços contábeis: um estudo n o setor de comércio varejista na cidade de Sousa-PB. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |