dc.creator.ID |
FIGUEIREDO, G. F. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2651565547008459 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
HERCULANO, Harlan de Azevedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
HERCULANO, H. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5343950104849999 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GUILHERME, Hipônio Fortes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Fábio J. Lira dos. |
|
dc.description.resumo |
O mercado econômico mundial demanda das empresas que o compõem a cada dia maior
eficiência e eficacia no trato de suas atividades. O resultado financeiro e tido como a
principal meta a ser atingida por estas organizações, por isso, e indispensável que se tenha
conhecimento de sua performance econômico-financeira e as variáveis capazes de
modificar o valor da organização, os direcionadores de valor que são conceituadas como
qualquer variável que afeta o valor da organização. Estes, por sua vez, se dividem entre
financeiros e não-financeiros. Assim, o objetivo desta pesquisa e identificar e mensurar o
grau de importância, na visão de especialistas e gestores, das variáveis que impulsionam e
adicionam valor. Quanto aos procedimentos, a metodologia foi do tipo bibliográfica e survey.
O universo desta pesquisa foram os gestores e chefes de setor das industrias de Laticínio
da cidade de Sousa/PB, totalizando 44 observações validas. O instrumento de coleta de
dados utilizado for um questionário semi-estruturado, contendo uma pergunta aberta e uma
lista de direcionadores de valor fechada. Quanto a abordagem do problema, utilizou-se o
modelo quantitativo e, como técnica para identificação e análise dos principais
direcionadores de valor e seus graus de importância a analise fatorial. Dentre os principais
resultados do estudo, tem-se que os respondentes atribuíram alta relação com a geração de
valor para as empresas quando se trata de direcionadores não-financeiros, como
Qualificação Funcional, Experiencia/Reputação dos Administradores, as Relações
Interpessoais com a comunidade e clientes, representam os maiores graus de importância
nesse processo. A inclusão de variáveis financeiras também e importante no processo como
um todo. Para estudos futuros, sugere-se aplicar o mesmo estudo para empresas de outros
ramos de atuação. Assim, sera possível identificar a influencia dos diversos direcionadores
para os diferentes tipos de negocio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Identificação e mensuração do grau de importância dos direcionadores de valor das indústrias de laticínio da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-07-08 |
|
dc.description.abstract |
The world economic market demand from companies that make up every day more
efficiently and effectively in dealing with their activities. The financial result is
considered the main goal to be achieved by these organizations, therefore,
indispensable it becomes aware of its economic and financial performance and the
variables that can modify the value of the organization, the value drivers that are
conceptualized as any variable that affects the value of the organization. These, in
turn, are divided between financial and nonfinancial. The objective of this research is
to identify and measure the degree of importance, in view of specialists and
managers, the variables that drive and add value. As for the procedures, the
methodology was the type of literature and survey. The universe of this research
were the managers and captains of industry of the dairy industry of the city of
Sousa/PB, resulting in 44 valid observations. The data collection instrument used
was a semi-structured questionnaire, containing an open question and a list of value
drivers closed. As for addressing the problem, we used the quantitative model and,
as a technique for identification and analysis of key value drivers and their degrees of
importance to the factor analysis. Among the main results of the study is that
respondents attributed high compared with the generation of value for companies
when it comes to non-financial drivers such as Functional Qualification, Experience /
Reputation of Management, Interpersonal relations with the community and
customers represent the greatest degree of importance in this process. The inclusion
of financial variables is also important in the process as a whole. For future studies, it
is suggested to apply the same study to companies in other fields of activity. So, you
can identify the influence of different drivers for different types of business. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15410 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-18T17:21:36Z |
|
dc.date.available |
2020-09-18 |
|
dc.date.available |
2020-09-18T17:21:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FIGUEIREDO, Glauber Fernandes Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Identification and measurement of the degree of importance of the value drivers of the dairy industries in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Glauber Fernandes Vieira de. Identificação e mensuração do grau de importância dos direcionadores de valor das indústrias de laticínio da cidade de Sousa-PB. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010. |
pt_BR |