dc.creator.ID |
SANTIAGO, G. G. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9406310775048125 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NAGASHIMA, A. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MEDEIROS, Francinalva Dantas de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MEDEIROS, F. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7175431312779124 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 |
SANTOS, Gracielle Malheiro dos. |
|
dc.contributor.advisor-co2ID |
SANTOS, G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Entende-se por práticas integrativas complementares de saúde (PICS) aquelas que
utilizam uma compreensão diferente de homem e realiza o cuidado de forma holística. Apesar
da longa tradição oriental dessas práticas no Brasil, as PICS são apresentadas de forma
complementar e alternativa como política e sua inserção nos cursos de formação é pequena.
Objetivo: Revelar as percepções dos estudantes sobre o ensino das práticas integrativas e
complementares na graduação. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória,
realizada com 12 estudantes de uma instituição de ensino superior pública. A coleta foi
realizada através de entrevistas semiestruturadas e material analisado pela técnica de análise de
conteúdo sendo realizada nos meses de setembro a novembro de 2019. A disciplina trata-se
de um componente curricular optativo aos cursos de nutrição, enfermagem e farmácia, para esta
pesquisa foi acompanhada a primeira turma com uma formação colegiada de professores e
interprofissional de alunos. Resultados de Discussões: Entre as potencialidades indicadas
pelos discentes na disciplina curricular foi a a formação de vínculos, a questão da
inteprofissionalidade, olhar amplo para os usuários de saúde, experiencia de vivenciar as PICS
na prática e utilização das PICS como promotora de cuidado de si e do outro. Por outro lado,
foram reconhecidas como desafios o número elevado de discentes e concepções culturais e
religiosas que são percebidas como elementos que desvalorizam o ensino das PICS, em especial
aquelas que não tem um certo conteúdo cientifico ao repertorio e ao exercício das práticas.
Conclusão: Vale ressaltar a importância de ampliar as discussões sobre o ensino-aprendizagem
das práticas integrativas nas instituições formadoras de recursos humanos, colaborando assim
para mudanças paradigmáticas para uma ética do cuidado que reconheça as pluralidades
terapêuticas e de saberes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino das práticas integrativas e complementares na graduação: percepção dos estudantes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-09-26 |
|
dc.description.abstract |
Complementary integrative health practices (PICS) are those that use a different
understanding of men and perform care in a holistic way. Despite the long oriental tradition of
these practices in Brazil, PICS are presented in a complementary and alternative way as a policy
and their insertion in training courses is small. Objective: To reveal students' perceptions about
teaching integrative and complementary practices in undergraduate courses. Methodology:
Qualitative, descriptive and exploratory research, carried out with 12 students from a public
higher education institution. The collection was carried out through semi-structured interviews
and material analyzed by the content analysis technique being carried out from September to
November 2019. The subject is an optional curricular component to the courses of nutrition,
nursing and pharmacy, for this research the first class was accompanied with collegiate teacher
training and interprofessional students. Results of Discussions: Among the potentials indicated
by the students in the curricular discipline was the formation of bonds, the question of
interprofessionality, a broad look at health users, experience of experiencing PICS in the
practice and use of PICS as a promoter of self-care and from the other. On the other hand,
challenges were recognized as the high number of students and cultural and religious
conceptions that are perceived as elements that devalue the teaching of PICS, especially those
that do not have a certain scientific content to the repertoire and the practice of practices.
Conclusion: It is worth emphasizing the importance of expanding discussions on teachinglearning
of integrative practices in institutions that train human resources, thus collaborating
for paradigmatic changes to an ethics of care that recognizes therapeutic and knowledge
pluralities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15420 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-18T18:36:40Z |
|
dc.date.available |
2020-09-18 |
|
dc.date.available |
2020-09-18T18:36:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Terapias complementares |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Interprofissional |
pt_BR |
dc.subject |
práticas Interdisciplinares |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Complementary therapies |
pt_BR |
dc.subject |
Interprofessional education |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary practices |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación interprofesional |
|
dc.subject |
Prácticas interdisciplinarias |
|
dc.subject |
Educación universitaria |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTIAGO, Giuliani Gisele Cavalcanti. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of integrative and complementary practices in graduation: students' perception. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de prácticas integradoras y complementarias en la graduación: percepción de los estudiantes. |
|
dc.identifier.citation |
SANTIAGO, Giuliani Gisele Cavalcanti. O ensino das práticas integrativas e complementares na graduação: percepção dos estudantes. 2020. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Graduação em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las prácticas de salud integradoras complementarias (PICS) se entienden como aquellas que utilizan una comprensión diferente del hombre y brindan atención de manera integral. A pesar de la larga tradición oriental de estas prácticas en Brasil, los PICS se presentan de manera complementaria y alternativa como una política y su inserción en los cursos de formación es pequeña. Objetivo: Revelar las percepciones de los estudiantes sobre la enseñanza de prácticas integradoras y complementarias en la graduación. Metodología: Investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, realizada con 12 estudiantes de una institución pública de educación superior. La recolección se realizó a través de entrevistas semiestructuradas y material analizado por la técnica de análisis de contenido, siendo realizado de septiembre a noviembre de 2019. La asignatura es un componente curricular optativo para los cursos de nutrición, enfermería y farmacia, para esta investigación la primera A la clase le siguió una formación colegiada de profesores y alumnos interprofesionales. Resultados de Discussões: Entre as potencialidades indicadas pelos discentes na disciplina curricular foi aa formação de vínculos, a questão da inteprofissionalidade, olhar amplo para os usuários de saúde, experiencia de vivenciar as PICS na prática e utilização das PICS como promotora de cuidado de si e del otro. Por otro lado, se reconoció como desafíos el alto número de estudiantes y concepciones culturales y religiosas que se perciben como elementos que devalúan la enseñanza de los PICS, especialmente aquellos que no tienen un cierto contenido científico en el repertorio y ejercicio de prácticas. Conclusión: Cabe resaltar la importancia de ampliar las discusiones sobre la enseñanza-aprendizaje de prácticas integradoras en instituciones que forman recursos humanos, contribuyendo así a cambios de paradigma hacia una ética del cuidado que reconozca pluralidades terapéuticas y de conocimiento. |
|