DSpace/Manakin Repository

As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GADELHA, F. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Alexandre Wállace Ramos.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, A. W. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1291804030166197 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVERA, Marcos Macri.
dc.contributor.referee1ID OLIVERA, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 MELO, Wellington Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID MELO, W. F. pt_BR
dc.description.resumo O ensino superior teve sua gênese com o surgimento das primeiras universidades, criadas em países como a Itália, França e Inglaterra. No Brasil este iniciou-se a partir de 1934 com a fundação da Universidade de São Paulo. No que se refere à introdução do Curso de Administração, as primeiras iniciativas remetem ao início do século XX, quando o país encontrava-se em plena expansão comercial e quando as exigências de caráter administrativo se faziam presentes, ocasionando a necessidade de se organizar o ensino comercial. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar a percepção dos formandos acerca do currículo e das estratégias didático-pedagógicas efetivadas pelos professores do Curso de Administração. Metodologicamente o estudo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória. Os sujeitos desta foram 25 alunos do 9º período do Curso de Administração UFCG campus de Sousa-PB. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário estruturado e foi utilizada a escala de Likert para o cálculo do Ranking Médio (RM), o qual atribui um valor de 1 a 5 para cada resposta do questionário. Com relação aos resultados, na visão dos alunos, o Curso ainda apresenta limitações quanto aos respectivos procedimentos propostos pelo currículo atual e limitações para desenvolvê-los, o que aponta que deve passar por adequações na perspectiva de melhorar a formação dos discentes.Conclui-se que o RM variou entre regular e bom. Os dados apontam que apesar dos esforços percorridos pelos docentes e também dos discentes há fragilidades a serem superadas e discussões para a construção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho,desenvolvendo nestes, a possibilidade real de atrelar teoria e prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Higher education had its genesis with the emergence of the first universities, created in countries like Italy, France and England. In Brazil this started from 1934 with the founding of the University of São Paulo. As regards the introduction of the Administration Course, the first initiatives refer to the early twentieth century, when the country was in full commercial expansion and when the administrative character requirements were present, resulting in the need to organize education commercial. In this context, the present study aimed to evaluate the perceptions of students about the curriculum and the didactic and pedagogical strategies effected by the Administration Course teachers. Methodologically the study was characterized by an exploratory qualitative research. The subjects were 25 students of this 9th period UFCG Administration Course campus Sousa-PB. For data collection, it was used as a tool and a structured questionnaire was used the Likert scale for calculating the Average Ranking (RM), which assigns a value of 1 to 5 for each questionnaire response. Regarding the results, in view of the students, the course still has limitations on the respective procedures proposed by the current limitations and curriculum to develop them, which points out that adjustments must pass in order to improve the training of students. We conclude that MRI ranged between regular and good. The data show that despite the efforts driven by teachers and also the students there are weaknesses to be overcome and discussions to build more prepared professionals for the labor market by developing these, the real possibility of tying theory and practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15480
dc.date.accessioned 2020-09-22T00:18:44Z
dc.date.available 2020-09-21
dc.date.available 2020-09-22T00:18:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto pedagógico de curso pt_BR
dc.subject Estratégias didático-pedagógicas pt_BR
dc.subject Curso de Administração pt_BR
dc.subject Course pedagogical project pt_BR
dc.subject Didactic-pedagogical strategies pt_BR
dc.subject Administration course pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Gadelha, Francilene Pinheiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic-pedagogical strategies and the curriculum of the Administration course: a student look at the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation GADELHA, Francilene Pinheiro. As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta