dc.creator.ID |
SOUSA, H. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVERA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVERA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LEMENHE, Flávio. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LEMENHE, F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A busca por excelência organizacional e inovações são objetivos contínuos que toda
empresa deseja alcançar, e o composto mercadológico é uma das formas que pode
proporcionar o alcance desses objetivos através de suas ferramentas. O referencial
teórico aborda a importância do uso dessas ferramentas de marketing para uma boa
administração de qualquer empresa, explicando cada um dos 4pês de marketing
(produto, preço, praça e promoção). O objetivo desse trabalho visa Investigar a
utilização das estratégias do composto mercadológico pelas indústrias de
transformação da cidade de Sousa-PB. Para isso uma pesquisa qualitativa e indutiva
foi utilizada nas principais indústrias de transformação da cidade para o
desenvolvimento desse trabalho. Foi aplicado intensivamente um formulário em oito
das principais indústrias da cidade de ramos distintos, que contou com o apoio de
vários empresários para o fornecimento de informações importantes para o
desenvolvimento desse trabalho, com a finalidade de entender as formas utilizadas
por estas empresas em sua gestão, como os produtos, preços escolhidos, formas de
distribuições, promoções e etc. Os resultados obtidos foram que todas as empresas
utilizam o composto mercadológico de alguma maneira em sua gestão, mas que
somente as maiores realmente dão mais importância às ferramentas do composto
mercadológico e a satisfação do cliente oferecendo mais serviços pós-venda.
Mostrando também a ausência de estudos para a mensuração de algumas variáveis
importantes sobre seus produtos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Utilização das estratégias do composto mercadológico nas indústrias de transformação da cidade de Sousa/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The search for organizational excellence and continuous innovation are objectives
that every company want to achieve, and the marketing mix is one way that can
enable achievement of these goals through its tools. The theoretical framework
addresses the importance of using these marketing tools for the proper
administration of any company, explaining each of the 4pês marketing (product,
price, place and promotion). The aim of this study aims to investigate the use of the
strategies of the marketing mix by the processing industries in the city of Sousa-PB.
For this a qualitative and inductive research was used in major industries of
transformation of the city for the development of this work. Intensively a form was
applied in eight of the main industries of the city of distinct branches, which had the
support of several businessmen to provide important information for the development
of this work, in order to understand the ways used by these companies in their
management as products, prices chosen shapes of distributions, promotions, etc.
The results were that all companies use the marketing mix in some way in its
management, but only the largest actually give more importance to the marketing mix
tools and customer satisfaction by offering more aftermarket services. Also showing
the absence of studies to measure some important variables on its products. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15483 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-22T01:26:40Z |
|
dc.date.available |
2020-09-22 |
|
dc.date.available |
2020-09-22T01:26:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Composto mercadológico |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria de transformação |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing Compound |
pt_BR |
dc.subject |
Transformation industry |
pt_BR |
dc.subject |
Strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Hemerson Luiz Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of marketing mix strategies in the transformation industries of the city of Sousa / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Hemerson Luiz Soares de. Utilização das estratégias do composto mercadológico nas indústrias de transformação da cidade de Sousa/PB. 2015. 108fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
pt_BR |