dc.creator.ID |
ARAÚJO, F. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6705377381840168 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Fábio José Lira dos. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, F. J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALBUQUERQUE, Lúcia Silva. |
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dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Joana D'arc Medeiros. |
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dc.description.resumo |
Os estudos contemporâneos referentes a contabilidade representam avanços expressivos nas concepções que tendem a relevar o caráter qualitativo do trabalho dos profissionais contábeis. O presente trabalho enfatiza sobre o programa de educação continuada, que e normatizado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, desenvolvido pelos CRCS determinando o processo de atualização profissional do contabilista na função de auditor
independente. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo verificar se o programa de educação continuada oferecido pelo CRC/PB e entidades de ensino credenciadas, vem permitindo aos profissionais de auditoria independente obter a pontuação necessária para o
cumprimento da legislação. Para tanto, estudou-se os dados de 2006 a 2008, realizando-se uma pesquisa documental nos relatórios de educação profissional continuada no Estado da Paraíba obtido diretamente no Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba e
também por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de um estudo
sistematizado sobre o assunto, enfatizando as mais importantes argumentações teóricas de autores da área da Contabilidade, bem como uma investigação acerca das Normas
Brasileiras de Contabilidade e as Normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A
analise evidenciou que o programa de Educação Continuada desenvolvido no Estado da
Paraíba não atende a necessidade dos auditores independentes. Identificam-se na pesquisa
pontos importantes que necessitam ser reavaliados pelos órgãos reguladores para
aperfeiçoamento do programa como seguem: quantidade pequena de eventos realizados
para os auditores independentes e numero reduzido de capacitadoras no Estado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
A aplicabilidade do programa de educação continuada para os auditores independentes no estado da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
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dc.description.abstract |
The referring contemporary studies to the accounting represent expressive progresses in the
conceptions that tend to raise the qualitative character of the accounting professionals' work.
The present work emphasizes on the program of continuous education, that it is established
for the Brazilian Norms of Accounting, developed by CRCS determining the process of the
accountant's professional updating in independent auditor's function. In that sense the
present work has as objective verifies the program of continuous education offered by
CRC/PB and entities of teaching credenciadas, it is allowing to the professionals of
independent audit to obtain the necessary punctuation for the execution of the legislation.
For so much, it was studied the data from 2006 to 2008, taking place a documental research
in the reports of continuous professional education in the State of Paraiba obtained directly in
the Regional Council of Accounting of the State of Paraiba and also through a bibliographical
research, accomplished starting from a study systematized on the subject, emphasizing the
authors' of the area of the Accounting most important theoretical arguments, as well as an
investigation concerning the Brazilian Norms of Accounting and the Norms of Valres
Furnitures' Commission - CVM. The analysis evidenced that the program of Continuous
Education developed in the State of Paraiba he/she doesn't assist the independent auditors'
need. They identify in the research important points that need to be revalued by the organs
regulators for improvement of the program how they proceed: small amount of events
accomplished for the independent auditors and reduced number of capacitadoras in the
State. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15494 |
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dc.date.accessioned |
2020-09-22T09:42:31Z |
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dc.date.available |
2020-09-22 |
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dc.date.available |
2020-09-22T09:42:31Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Auditor Independente |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting |
pt_BR |
dc.subject |
Continuous Education |
pt_BR |
dc.subject |
Independent Auditor |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Flávia Rodrigues de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The applicability of the continuing education program for independent auditors in the state of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Flávia Rodrigues de. A aplicabilidade do programa de educação continuada para os auditores independentes no estado da Paraíba. 2008. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |