dc.creator.ID |
TOMAZ, F. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0914771680425868 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, José Ribamar Marques de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, J. R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, Joana D'arc Medeiros. |
|
dc.contributor.referee2 |
MEIRA, Nadflânia Duarte. |
|
dc.description.resumo |
A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos
tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e
ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas,
demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis
que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-12-11 |
|
dc.description.abstract |
The quality as it is known today, it appeared from an evolutionary process along the times,
structured from the decade of 1960 on and reaching its peak in the decade of 1980, when
the companies began to reflect about the implantation of the quality as effective form in the
productive processes. In that way, the problem that was centered that study is following:
What are the satisfaction requirements in the companies of the retail trade section of
construction material in the municipal district of Sousa-PB, in relation to the services offered
by the accounting professional? The used methodology was composed by techniques of the
descriptive statistics and by the factorial analysis. The focus of the section was centered in
the companies of the retail segment of the construction material trade, from the months of
September to October of 2008. For that, a questionnaire was used with assertions to detect
the quality of the accounting services rendered by the accounting professionals. The results
indicate that: the accounting information elaborated for the aid of the decisions of those
companies, they are not serving as aid as they should, because only 29,2% considered very
good and 33,3% good. Most of the accounting professionals is not providing to the
companies their main objective, that is to generate relevant information to take a decision,
fact that can commit the quality of the service used. 3 factors were found: the factor 1 related
the trust, agility and interest in rendering the accounting service; the factor 2 related to the
competence, updating and professional ethics; and the factor 3 to accounting fees and
elaborated information, demonstrating that according to the interviewed managers' feeling
those are the variables that should be considered as relevant in the accounting service. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-22T09:51:44Z |
|
dc.date.available |
2020-09-22 |
|
dc.date.available |
2020-09-22T09:51:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio Varejista de Material de Construção |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Services |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
Retail Trade of Construction Material |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TOMAZ, Francilene Araujo Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |