DSpace/Manakin Repository

Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TOMAZ, F. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0914771680425868 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, J. R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Joana D'arc Medeiros.
dc.contributor.referee2 MEIRA, Nadflânia Duarte.
dc.description.resumo A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Contábeis pt_BR
dc.title Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. pt_BR
dc.date.issued 2008-12-11
dc.description.abstract The quality as it is known today, it appeared from an evolutionary process along the times, structured from the decade of 1960 on and reaching its peak in the decade of 1980, when the companies began to reflect about the implantation of the quality as effective form in the productive processes. In that way, the problem that was centered that study is following: What are the satisfaction requirements in the companies of the retail trade section of construction material in the municipal district of Sousa-PB, in relation to the services offered by the accounting professional? The used methodology was composed by techniques of the descriptive statistics and by the factorial analysis. The focus of the section was centered in the companies of the retail segment of the construction material trade, from the months of September to October of 2008. For that, a questionnaire was used with assertions to detect the quality of the accounting services rendered by the accounting professionals. The results indicate that: the accounting information elaborated for the aid of the decisions of those companies, they are not serving as aid as they should, because only 29,2% considered very good and 33,3% good. Most of the accounting professionals is not providing to the companies their main objective, that is to generate relevant information to take a decision, fact that can commit the quality of the service used. 3 factors were found: the factor 1 related the trust, agility and interest in rendering the accounting service; the factor 2 related to the competence, updating and professional ethics; and the factor 3 to accounting fees and elaborated information, demonstrating that according to the interviewed managers' feeling those are the variables that should be considered as relevant in the accounting service. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496
dc.date.accessioned 2020-09-22T09:51:44Z
dc.date.available 2020-09-22
dc.date.available 2020-09-22T09:51:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviços Contábeis pt_BR
dc.subject Qualidade pt_BR
dc.subject Comércio Varejista de Material de Construção pt_BR
dc.subject Accounting Services pt_BR
dc.subject Quality pt_BR
dc.subject Retail Trade of Construction Material pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB. pt_BR
dc.identifier.citation TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta