DSpace/Manakin Repository

Perfil de liderança entre os docentes de uma Instituição Federal de Ensino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. K. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5261015884097101 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.advisor1ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0993777333130230 pt_BR
dc.description.resumo A liderança é um fenômeno complexo que vem sendo muito discutido nos últimos tempos. O que há em comum entre as pesquisas sobre o tema é que trata-se de um processo grupal que acontece entre dois ou mais indivíduos com a finalidade de alcançar objetivos. Isso torna a investigação envolvendo o tema liderança essencial não só para as organizações, mas para a sociedade como um todo. O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil de liderança dos docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa. A pesquisa teve caráter quantitativo, utilizando-se do método exploratório-descritivo. Para a coleta dos dados, o instrumento de pesquisa utilizado foi o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995) considerando as adaptações de Bigliazzi (2007), um questionário que avalia as perspectivas de liderança nomeadas de liderança transformacional, transacional e não-transacional. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que os docentes analisados se encaixam no perfil de Liderança Transformacional, o que é interessante e desejável para a Instituição. Outro ponto positivo foram os resultados dos Fatores de Resultado, que mostraram um ambiente propício para o líder desenvolver suas tarefas. O fator Liderança não Transacional foi o de menor resultado na pesquisa, o que também é importante, visto que esse fator não é interessante para a organização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Perfil de liderança entre os docentes de uma Instituição Federal de Ensino. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Leadership is a complex phenomenon that has been much discussed in recent times. What's in common between the research on the subject is that it is a group process that takes place between two or more individuals for the purpose of achieving goals. This makes research involving the leadership essential theme not only for organizations, but for society as a whole. This study aimed to assess the leadership profile of teachers of management courses and Accounting UFCG - Campus Sousa. The research was quantitative character, quantitative, using exploratory descriptive method. To collect the information, The research instrument used was the MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) Bass and Avolio (1995) considering adaptations of Bigliazzi (2007), a questionnaire evaluating the leadership perspectives named leadership transformational, transactional and non-transactional. The results of the research show that the analyzed teachers fit Transformational Leadership profile, which is interesting and desirable for the Institution. Another positive were the results of results of factors, which showed a favorable environment for the leader to develop their tasks. Non-Transactional Leadership factor was the lowest result in the survey, what is also important, since this factor is not interesting for the organization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15511
dc.date.accessioned 2020-09-22T22:13:46Z
dc.date.available 2020-09-22
dc.date.available 2020-09-22T22:13:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Liderança pt_BR
dc.subject Perfil pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Instituição de ensino superior pt_BR
dc.subject Leadership pt_BR
dc.subject Profile pt_BR
dc.subject Faculty pt_BR
dc.subject Higher education institution pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Arthur Kennedy Nóbrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Leadership profile among teachers at a Federal Teaching Institution. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Arthur Kennedy Nóbrega. Perfil de liderança entre os docentes de uma Instituição Federal de Ensino. 2016. 55fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 201 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta