dc.creator.ID |
MARTINS, J. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0057145569854119 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Vorster Queiroga. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALVES, V. Q. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que usa estratégias
do marketing direcionadas ao público interno das empresas, é uma ferramenta que
alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. A pesquisa tem como
objetivo investigar as práticas de endomarketing em uso na organização SENAI em
Sousa – PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, além de
bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado
um formulário, que foi aplicado com todos os funcionários internos da organização.
Para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa.
Analisando os dados da pesquisa, foi possível concluir que a organização vem
desenvolvendo o uso de atividades de endomarketing, visando gerenciar e fortalecer
as relações internas entre empresa/funcionário. Ainda se utiliza de instrumentos de
endomarketing para oferecer ao público interno da organização um nível satisfatório
de informação, além de reconhecimento e incentivo para desempenharem um bom
trabalho. Os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores também é
uma forma de incentivo e de fazer com que os colaboradores se sintam importantes
para a organização. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de
endomarketing, deixa claro a sua importância e os seus benefícios tanto para a
empresa como para os próprios colaboradores. As práticas de endomarketing, se
encaixam no sentido de fazer com que os colaboradores percebam que são
fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The endomarketing is a management tool that uses targeted marketing strategies to
internal public companies, it is a tool that combines marketing techniques to concepts
of human resources. The present research aims to investigate the endomarketing
practices ongoing in SENAI of Sousa – PB. The research is characterized as a case
study, and also bibliographic, field research, exploratory and descriptive. For data
collection was used a form that was applied to all internal employees of the
organization. For data treatment was used qualitative and quantitative approach.
Analyzing the survey data, it was concluded that the organization is developing the
use of internal marketing activities in order to manage and strengthen internal
relations between company/employee. Still using endomarketing tools to offer to the
organization’s internal public a satisfactory level of information, as well as a
recognition and encouragement to perform a good job. The benefits offered by the
organization to employees is also a form of encouragement and to make employees
feel important to the organization. The perception of employees on endomarketing
practices, makes clear its importance and its benefits for both the company ant the
own employees. The endomarketing practices fit in order to make employees realize
that they are fundamental to the achievement of organization objectives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-23T00:31:51Z |
|
dc.date.available |
2020-09-22 |
|
dc.date.available |
2020-09-23T00:31:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação interna |
pt_BR |
dc.subject |
Senai |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Internal communication |
pt_BR |
dc.subject |
Senai |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Jaelson Maques. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Endomarketing practices: a study at Senai in Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Jaelson Marques. Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB2016. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. . |
pt_BR |