DSpace/Manakin Repository

O marketing cultural, as empresas e as leis de incentivo a cultura no município de Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENESES, R. R. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7515755265409254 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Vorster Queiroga.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, V. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 pt_BR
dc.description.resumo O marketing cultural é uma ferramenta do composto promocional, mencionado por diversos autores na área de marketing, comunicação e cultura. Da mesma forma, as leis de incentivo procuram ajudar na captação de recursos no desenvolvimento local, regional e nacional da cultura, por meio de recursos privados. O objetivo desse trabalho é descrever o processo de captação e canalização de recursos financeiros, por meio do programa nacional de apoio à cultura, que buscou a amostrar a viabilidade de apoio em marketing cultural por meio das empresas, contribuindo como ações de mercado, agregando valores e promovendo um diferencial competitivo para a organização, e sua preocupação e responsabilidade com a sociedade. A presente pesquisa foi exploratória, explicativa e descritiva, documental, com natureza qualitativa. Os resultados dessa pesquisa indicam que as empresas que investem em marketing cultural só têm a ganhar, já que a doação ou patrocino é deduzido do seu imposto de renda, e ainda tem a imagem institucional divulgada, adquire vantagens competitivas e mostra que a empresa não visa só lucros, também é preocupada com a sociedade e a preservação da cultura de um povo. A capitação desse recurso se dá por meio de dedução fiscal, para as empresas tributadas com base no lucro real, no caso do projeto desta pesquisa captação foi feita por meio da lei Rouanet e também com algumas empresas por meio de doação. Conclui-se nesse trabalho que é viável para empresas investir em marketing cultural,pois a empresa que investe em cultural, por meio da lei Rouanet, tem sua imagem atrelada a projeto de cunho social, mostrando que a organização é preocupada com o meio a qual está inserida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title O marketing cultural, as empresas e as leis de incentivo a cultura no município de Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Cultural marketing is a tool of the promotional compound mentioned by several authors in marketing, communication and culture. Similarly, the incentive laws seek help in raising funds in local development, regional and national culture, through private resources. The aim of this study is to describe the process of capturing and channeling of funds through the national program in support of culture, which sought to sample the viability of support for cultural marketing through companies, contributing to the stock market, adding value and promoting a competitive advantage for the organization, and concern e responsabilidade society. This research was exploratory, descriptive and explanatory, documentary, qualitative nature. The results of this research indicate that companies that invest in cultural marketing only gain, as donation or sponsor is deducted from your income tax, and still has disclosed corporate image, acquire competitive advantages and shows that the company is not intended to only profits, is also concerned with society and the preservation of the culture of a people. The capitation of this resource is through tax deduction for companies taxed based on taxable income, in the case of this research project funding was made by the Rouanet law and also with some companies through donation. We conclude this work é viável for companies investing in cultural marketing, pegs firm that invests in cultural, through the Rouanet law, has its image linked to social project, showing that the organization is concerned with the environment which is inserted pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15515
dc.date.accessioned 2020-09-23T01:22:19Z
dc.date.available 2020-09-23
dc.date.available 2020-09-23T01:22:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Marketing Cultural pt_BR
dc.subject Leis de Incentivo pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Culture pt_BR
dc.subject Cultural Marketing pt_BR
dc.subject Incentive Laws pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENESES, Raissa Raphaella da Silva Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cultural marketing, companies and cultural incentive laws in the Municipality of Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation MENESES, Raissa Raphaella da Silva Santos.O marketing cultural, as empresas e as leis de incentivo a cultura no município de Sousa. 2016. 81fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta