dc.creator.ID |
ABREU, A. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7878909897039334 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, F. D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VENTURA, Ana Flávia Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Janeide Albuquerque. |
|
dc.description.resumo |
Em setembro de 2008 foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estagio de estudantes. Até então a atividade de estagio era regulamentada pela Lei 6.494 de 1977, sem muitas especificidades. A nova Lei trata de forma mais completa a atividade de estagio, estabelecendo com clareza as obrigações de cada uma das partes na relação de estagio, trazendo direitos e benefícios ao estagiário, e prevendo a fiscalização dessa atividade a fim de assegurar o seu caráter de ato educativo escolar supervisionado e o seu objetivo de desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Esse trabalho busca verificar a percepção do Estagio nas Instituições de Ensino Superior no Município de Cajazeiras - PB em relação a nova Lei. O instrumento usado na presente pesquisa foi um questionário contendo 15 questões, aplicado nas Instituições Superiores de Cajazeiras - PB. A Legislação brasileira que discorre sobre o estagio não estipula quais atividades os estagiários devem realizar, porem ela deixa muito claro que o estagio deve gerar conhecimento aos estudantes que o praticam. Para que isso ocorra os estagiários devem realizar atividades que estejam ligadas ao seu curso de graduação. Uma vez as atividades estando de acordo com o que esta sendo aprendido em sala de aula o estagio também estará proporcionando uma vivencia profissional a quem o estiver praticando, atendendo assim a um de seus principais objetivos, que e dar a oportunidade aos acadêmicos de exercer a profissão mesmo antes de se formar. E a instituição de ensino que
tem o papel de supervisionar o estagio de seu acadêmico. Ela avalia se ambas as partes
estão cumprindo com o que foi acordado no contrato de estagio. Verifica se as atividades a serem realizadas estão de acordo com o a cadeira de matérias a serem cumpridas no curso de graduação. Possui a importante função de verificar se o estagio 22 esta contribuindo para a formação acadêmica dos alunos. Verifica se o ambiente do estagio e apto para a realização do mesmo. Uma vez atendendo a estas imposições dificilmente o estagiário estará realizando um estagio que não contribua para sua formação, podendo assim praticar o que vem aprendendo em sala de aula. Estará apto a realizar as atividades requisitadas por seus superiores do estagio, adquirindo conhecimento e experiência profissional. Auxiliando
ainda a sua formação acadêmica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
A percepção das instituições de ensino superior do município de Cajazeiras quanto ao fomento a aprendizagem através da nova lei do estagiário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-12-01 |
|
dc.description.abstract |
in September 2008 was enacted by the National Congress and enacted by President Luis
Inacio Lula da Silva 11,788 law of September 25, 2008, which has, over the placement of
students. Until then the internship activity was regulated by the law of 6,494 1977, without
many specifics. The new law comes as complete internship activity, establishing with clarity
the obligations of each party in respect of stage, bringing rights and benefits to the trainee,
and providing for the supervision of this activity in order to ensure its character of school
education Act and supervised its development goal of educating for civic life and to work.
This work seeks to verify the perception of placement in Institutions of higher education in the
municipality of Cajazeiras - PB in relation to the new law. The instrument used in this
research was a questionnaire prepared on the basis of Act of 11,788 2008 applied in SAIS
Cajazeiras - PB. Brazilian law that discusses the stage does not stipulate that the trainees
should perform activities, but she makes it very clear that the stage should generate
knowledge to students that the practice. For this to occur the interns must perform activities
that are related to your degree course. Once the activities are in accordance with what is
being learned in the classroom the stage will also be providing a professional experience
who are practicing, attending to one of its main goals, which is to give opportunity for
academics to be exercising the profession even before they are formed. Is the educational
institution that has the role of overseeing the stage of your academic. She evaluates if both
parties are complying with what was agreed in the contract of apprenticeship. Checks
whether the activities to be performed are according to the Chair of matters to be fulfilled in
the undergraduate program. Has the important function to check if the stage 22 this
contributing to students ' academic training. Checks whether the internship environment is
able to achieve the same. Once in view of these taxes hardly the trainee will be performing a
stage that does not contribute to their training, and practice what is learned in the classroom.
Will be able to carry out the activities requested by his superiors of the stage, acquiring
knowledge and professional experience. Assisting its academic formation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15532 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-23T11:24:29Z |
|
dc.date.available |
2020-09-23 |
|
dc.date.available |
2020-09-23T11:24:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lei do Estagiário |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção das IES |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Law Intern |
pt_BR |
dc.subject |
Perception of IES |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Ana Lúcia de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perception of higher education institutions in the municipality of Cajazeiras regarding the promotion of learning through the new law of the intern. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Ana Lúcia de. A percepção das instituições de ensino superior do município de Cajazeiras quanto ao fomento a aprendizagem através da nova lei do estagiário. 2011. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |