Dépôt DSpace/Manakin

O planejamento de vendas como instrumento de gestão e diferencial competitivo de mercado: um estudo nas micros e pequenas empresas do município de Catolé do Rocha-Paraíba.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 HERCULANO, Harlan de Azevedo.
dc.contributor.advisor1ID HERCULANO, H. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5343950104849999 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANTUNES, Maria dos Remédios.
dc.contributor.referee2 RÊGO, Thayseane de Freitas.
dc.description.resumo Um dos principais fatores de sucesso da área comercial de uma empresa volta-se a habilidade de gerenciar suas vendas. Como consequência, observa-se a necessidade das empresas em refletirem sobre suas praticas gerenciais e os modelos de planejamento de vendas que mais se adequem a sua realidade, visto que a atividade de vendas tende a ocupar uma posição central no contexto dos negócios e representa uma competência essencial para as organizações, com potencial para se transformar meio estratégico. No entanto, muitas empresas confundem a previsão com as metas a serem alcançadas, ou seja, previsão de vendas com planejamento de vendas, o que gera frequentemente mudanças nos resultados. Nesse sentido, o presente estudo procura abordar os principais aspectos relacionados as praticas gerenciais e ao planejamento de vendas, enfatizando os fatores críticos, benefícios, limitações e dificuldades encontradas na sua condução. Para isso, alem de uma revisão bibliográfica sobre o tema, apresenta uma pesquisa de campo, em que se analisa o modelo de planejamento de vendas de 40 micros e pequenas empresas da cidade de Catolé do Rocha/PB, de forma a traçar um quadro comparativo entre os modelos adotados por essas empresas. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta um questionário com questões fechadas com base na escala Likert, com o objetivo de identificar as estrategias e mecanismos utilizados por essas empresas no tocante ao planejamento de suas vendas, de forma a demonstrar como a adoção de um planejamento de vendas adequado pode funcionar como um elemento decisivo para o sucesso empresarial. Os resultados da pesquisa indicam que os gestores questionados dispõem de pouca percepção e entendimento quanto as técnicas de gestão e planejamento de vendas para o desempenho organizacional, sobrevivência e crescimento da empresa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O planejamento de vendas como instrumento de gestão e diferencial competitivo de mercado: um estudo nas micros e pequenas empresas do município de Catolé do Rocha-Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2008-12-17
dc.description.abstract One of the key factors for success in the commercial area of a company around is the ability to manage their sales. As a result, there is the need of businesses to reflect on their management practices and models of planned sales that are best suited to their reality, since the sales activity tends to occupy a central position in the context of business and represents a competence essential for organizations with the potential to become strategic environment. However, many companies confuse the forecast with the goals to be achieved, is forecast of sales with sales planning, which often generates changes in the results. In that sense, this study seeks to address the main aspects of the management practices and planning of sales, emphasizing the critical factors, benefits, limitations and difficulties encountered in their driving. For that, in addition to a literature review on the subject, presents a field research, which analyzes the model for planning sales of 40 micro and small enterprises in the city of Catole of Rock / CP, in order to draw a comparison table between the models adopted by these companies. To this end, it was used as an instrument to collect a questionnaire with closed questions based on Likert scale, with the aim of identifying the strategies and mechanisms used by these companies in relation to the planning of its sales in order to demonstrate how the adoption of an appropriate planning sales could serve as a decisive element for business success. The survey results indicate that the managers questioned have little awareness and understanding about the techniques of management and planning of sales for the organizational performance, survival and growth of the company. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15559
dc.date.accessioned 2020-09-23T18:25:42Z
dc.date.available 2020-09-23
dc.date.available 2020-09-23T18:25:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Joseília Alves Rafael.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sales planning as a management tool and competitive differential in the market: a study in micro and small companies in the municipality of Catolé do Rocha-Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Joseília Alves Rafael. O planejamento de vendas como instrumento de gestão e diferencial competitivo de mercado: um estudo nas micros e pequenas empresas do município de Catolé do Rocha-Paraíba. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte