dc.contributor.advisor1 |
HERCULANO, Harlan de Azevedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
HERCULANO, H. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5343950104849999 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANTUNES, Maria dos Remédios. |
|
dc.contributor.referee2 |
RÊGO, Thayseane de Freitas. |
|
dc.description.resumo |
Um dos principais fatores de sucesso da área comercial de uma empresa volta-se a
habilidade de gerenciar suas vendas. Como consequência, observa-se a necessidade das
empresas em refletirem sobre suas praticas gerenciais e os modelos de planejamento de
vendas que mais se adequem a sua realidade, visto que a atividade de vendas tende a
ocupar uma posição central no contexto dos negócios e representa uma competência
essencial para as organizações, com potencial para se transformar meio estratégico. No
entanto, muitas empresas confundem a previsão com as metas a serem alcançadas, ou
seja, previsão de vendas com planejamento de vendas, o que gera frequentemente
mudanças nos resultados. Nesse sentido, o presente estudo procura abordar os principais
aspectos relacionados as praticas gerenciais e ao planejamento de vendas, enfatizando os
fatores críticos, benefícios, limitações e dificuldades encontradas na sua condução. Para
isso, alem de uma revisão bibliográfica sobre o tema, apresenta uma pesquisa de campo,
em que se analisa o modelo de planejamento de vendas de 40 micros e pequenas
empresas da cidade de Catolé do Rocha/PB, de forma a traçar um quadro comparativo
entre os modelos adotados por essas empresas. Para isso, utilizou-se como instrumento de
coleta um questionário com questões fechadas com base na escala Likert, com o objetivo de
identificar as estrategias e mecanismos utilizados por essas empresas no tocante ao
planejamento de suas vendas, de forma a demonstrar como a adoção de um planejamento
de vendas adequado pode funcionar como um elemento decisivo para o sucesso
empresarial. Os resultados da pesquisa indicam que os gestores questionados dispõem de
pouca percepção e entendimento quanto as técnicas de gestão e planejamento de vendas
para o desempenho organizacional, sobrevivência e crescimento da empresa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O planejamento de vendas como instrumento de gestão e diferencial competitivo de mercado: um estudo nas micros e pequenas empresas do município de Catolé do Rocha-Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-12-17 |
|
dc.description.abstract |
One of the key factors for success in the commercial area of a company around is the ability
to manage their sales. As a result, there is the need of businesses to reflect on their
management practices and models of planned sales that are best suited to their reality, since
the sales activity tends to occupy a central position in the context of business and represents
a competence essential for organizations with the potential to become strategic environment.
However, many companies confuse the forecast with the goals to be achieved, is forecast of
sales with sales planning, which often generates changes in the results. In that sense, this
study seeks to address the main aspects of the management practices and planning of
sales, emphasizing the critical factors, benefits, limitations and difficulties encountered in
their driving. For that, in addition to a literature review on the subject, presents a field
research, which analyzes the model for planning sales of 40 micro and small enterprises in
the city of Catole of Rock / CP, in order to draw a comparison table between the models
adopted by these companies. To this end, it was used as an instrument to collect a
questionnaire with closed questions based on Likert scale, with the aim of identifying the
strategies and mechanisms used by these companies in relation to the planning of its sales
in order to demonstrate how the adoption of an appropriate planning sales could serve as a
decisive element for business success. The survey results indicate that the managers
questioned have little awareness and understanding about the techniques of management
and planning of sales for the organizational performance, survival and growth of the
company. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15559 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-23T18:25:42Z |
|
dc.date.available |
2020-09-23 |
|
dc.date.available |
2020-09-23T18:25:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Joseília Alves Rafael. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sales planning as a management tool and competitive differential in the market: a study in micro and small companies in the municipality of Catolé do Rocha-Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Joseília Alves Rafael. O planejamento de vendas como instrumento de gestão e diferencial competitivo de mercado: um estudo nas micros e pequenas empresas do município de Catolé do Rocha-Paraíba. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |