dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6612796164648462 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Fabiano Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6704870624223908 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Valterlim da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, V. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rosilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, R. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A motivação tanto no contexto educacional como nas demais áreas da vida humana, é um
fator importante que merece ser estudado, tendo em vista que os tipos de motivação que
podem ser desenvolvidas por cada indivíduo possuem influência sobre as ações, decisões e
o aprendizado do mesmo. O presente estudo teve como embasamento teórico a Teoria da
Autodeterminação e a Teoria das Metas de Realização, objetivando identificar o tipo de
motivação apresentado pelos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis,
da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sousa. A metodologia utilizada foi
pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, utilizando como instrumento de coletas
de dados um questionário que condensou conceitos das duas teorias que embasaram
teoricamente o presente estudo, através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e da
Escala de Avaliação das Metas de Realização (EAMR). No tratamento dos dados foi
utilizado o teste T para averiguar similaridade ou diferença entre o perfil dos discentes do
curso de Administração e Ciências Contábeis. E a Análise de Variância (ANOVA) para cada
variável independente (ANOVA one-way), para verificar se o CRA dos respondentes e o
Percentual de Integralização apresentavam diferenças significativas conforme o tipo de
motivação. Sendo o universo da pesquisa de 418 discentes e a amostra, composta por
conveniência, de 289, totalizou-se um retorno de 69,1% da população em análise. O
resultado demonstrou que não há diferenças estatisticamente significativas no perfil
motivacional dos discentes por curso, e que também não há predominância de motivação
extrínseca ou intrínseca no perfil dos acadêmicos. Tais motivações encontram-se em
percentuais muito semelhante, sendo que não se pode afirmar que os alunos estudados
possuem uma motivação autodeterminada. Constatou-se também não existe uma relação
entre os perfis motivacionais e o CRA de um aluno, assim como não se pode afirmar que
conforme o aluno avança no curso seu perfil apresenta modificações. No que se refere à
orientação para as metas de realização, se mostraram orientados predominantemente à
meta aprender. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-12 |
|
dc.description.abstract |
The motivation both in the educational context as in other areas of human life, is an
important factor that should be studied in order that the types of motivation that can be
developed for each individual have influence over the actions, decisions and learning the
same . This study was theoretical basis the Theory of Self-Determination and the Theory of
Achievement Goals in order to identify the type of motivation displayed by the students, of
the Administrative and Accounting courses at the Federal University of Campina Grande,
campus Sousa. The methodology used was descriptive, bibliographical and survey, using as
instrument of data collection a questionnaire condensed concepts of the two theories that
theoretically underlay this study, through the Academic Motivation Scale (EMA) and the
Rating Scale of Achievement Goals (EAMRs). In the treatment of the data we used the t test
to determine similarity or difference between the profile of the students from the Business
Administration and Accounting. And the Analysis of Variance (ANOVA) for each independent
variable (one-way ANOVA), to verify that the CRA of respondents and the Payment
Percentage showed significant differences depending on the type of motivation. As the
universe of 418 students research and the sample, according to convenience, 289,
amounted to a return of 69.1% of the population in question. The results showed no
statistically significant differences in motivational profile of students per course, and also
there is a predominance of extrinsic or intrinsic motivation in the academic profile. Such
motivations are in very similar percentages, and that can not be said that the studied
students have a self-determined motivation. It was also not there is a relationship between
the motivational profiles and the CRA of a student, and one can not say that as students
progress through the course profile shows changes. In what regards the direction for
achieving goals, have proved to predominantly oriented learning goal. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15576 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-23T21:44:41Z |
|
dc.date.available |
2020-09-23 |
|
dc.date.available |
2020-09-23T21:44:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da Autodeterminação |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria das Metas de Realização |
pt_BR |
dc.subject |
Tipo de motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil dos acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação intrínseca e extrínseca |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of Self-Determination |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of Achievement Goals |
pt_BR |
dc.subject |
Type of motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Academic profile |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Intrinsic and extrinsic motivation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUBQUERQUE, Ediane Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the motivation of students in the Accounting and Administration course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa, from the perspective of the theory of self-determination and achievement goals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Ediane Alves de. Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização. 2015. 63fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
pt_BR |