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Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização.

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dc.creator.ID ALBUQUERQUE, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6612796164648462 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6704870624223908 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valterlim da Silva.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, V. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rosilene Lopes de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. L. pt_BR
dc.description.resumo A motivação tanto no contexto educacional como nas demais áreas da vida humana, é um fator importante que merece ser estudado, tendo em vista que os tipos de motivação que podem ser desenvolvidas por cada indivíduo possuem influência sobre as ações, decisões e o aprendizado do mesmo. O presente estudo teve como embasamento teórico a Teoria da Autodeterminação e a Teoria das Metas de Realização, objetivando identificar o tipo de motivação apresentado pelos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sousa. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, utilizando como instrumento de coletas de dados um questionário que condensou conceitos das duas teorias que embasaram teoricamente o presente estudo, através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e da Escala de Avaliação das Metas de Realização (EAMR). No tratamento dos dados foi utilizado o teste T para averiguar similaridade ou diferença entre o perfil dos discentes do curso de Administração e Ciências Contábeis. E a Análise de Variância (ANOVA) para cada variável independente (ANOVA one-way), para verificar se o CRA dos respondentes e o Percentual de Integralização apresentavam diferenças significativas conforme o tipo de motivação. Sendo o universo da pesquisa de 418 discentes e a amostra, composta por conveniência, de 289, totalizou-se um retorno de 69,1% da população em análise. O resultado demonstrou que não há diferenças estatisticamente significativas no perfil motivacional dos discentes por curso, e que também não há predominância de motivação extrínseca ou intrínseca no perfil dos acadêmicos. Tais motivações encontram-se em percentuais muito semelhante, sendo que não se pode afirmar que os alunos estudados possuem uma motivação autodeterminada. Constatou-se também não existe uma relação entre os perfis motivacionais e o CRA de um aluno, assim como não se pode afirmar que conforme o aluno avança no curso seu perfil apresenta modificações. No que se refere à orientação para as metas de realização, se mostraram orientados predominantemente à meta aprender. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-12
dc.description.abstract The motivation both in the educational context as in other areas of human life, is an important factor that should be studied in order that the types of motivation that can be developed for each individual have influence over the actions, decisions and learning the same . This study was theoretical basis the Theory of Self-Determination and the Theory of Achievement Goals in order to identify the type of motivation displayed by the students, of the Administrative and Accounting courses at the Federal University of Campina Grande, campus Sousa. The methodology used was descriptive, bibliographical and survey, using as instrument of data collection a questionnaire condensed concepts of the two theories that theoretically underlay this study, through the Academic Motivation Scale (EMA) and the Rating Scale of Achievement Goals (EAMRs). In the treatment of the data we used the t test to determine similarity or difference between the profile of the students from the Business Administration and Accounting. And the Analysis of Variance (ANOVA) for each independent variable (one-way ANOVA), to verify that the CRA of respondents and the Payment Percentage showed significant differences depending on the type of motivation. As the universe of 418 students research and the sample, according to convenience, 289, amounted to a return of 69.1% of the population in question. The results showed no statistically significant differences in motivational profile of students per course, and also there is a predominance of extrinsic or intrinsic motivation in the academic profile. Such motivations are in very similar percentages, and that can not be said that the studied students have a self-determined motivation. It was also not there is a relationship between the motivational profiles and the CRA of a student, and one can not say that as students progress through the course profile shows changes. In what regards the direction for achieving goals, have proved to predominantly oriented learning goal. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15576
dc.date.accessioned 2020-09-23T21:44:41Z
dc.date.available 2020-09-23
dc.date.available 2020-09-23T21:44:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teoria da Autodeterminação pt_BR
dc.subject Teoria das Metas de Realização pt_BR
dc.subject Tipo de motivação pt_BR
dc.subject Perfil dos acadêmicos pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Motivação intrínseca e extrínseca pt_BR
dc.subject Theory of Self-Determination pt_BR
dc.subject Theory of Achievement Goals pt_BR
dc.subject Type of motivation pt_BR
dc.subject Academic profile pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Intrinsic and extrinsic motivation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUBQUERQUE, Ediane Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the motivation of students in the Accounting and Administration course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa, from the perspective of the theory of self-determination and achievement goals. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Ediane Alves de. Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização. 2015. 63fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. pt_BR


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