DSpace/Manakin Repository

Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social em Instituições de Ensino Superior do Alto Sertão Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS. E. L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2426677232251685 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CIRNE, G. M. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3631912160699084 pt_BR
dc.contributor.referee1 DELFINO, Islânia Andrade de Lira.
dc.contributor.referee1ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Roselena Lopes de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. L. pt_BR
dc.description.resumo Essa pesquisa teve como objetivo geral a influência dos estilos de aprendizagem nos discentes dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, Faculdade Santa Maria – FSM de Cajazeiras e da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP de Cajazeiras. Quanto à tipologia, utilizou-se a de natureza descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário objetivo dividido em duas seções onde a primeira tratava do perfil do aluno e a segunda a identificação dos estilos de aprendizagem através do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb. Para análise e tabulação dos dados foi utilizada a planilha eletrônica Excell® e para a relação entre os estilos de aprendizagem e sua influência sobre o rendimento acadêmico foram criadas duas hipóteses onde aceitando uma a outra seria rejeitada. A amostra contou com a participação de 621 alunos distribuídos nas quatro Instituições de Ensino Superiores desta pesquisa. Na análise geral não houve indícios que o rendimento acadêmico dos alunos foi influenciado pelos seus estilos de aprendizagem, entretanto é preciso ter em mente que o reconhecimento desses estilos é um fator importante para subsidiar os professores em suas estratégias de ensino para o alcance do objetivo educacional que é a aprendizagem, como também são importantes para os próprios alunos o conhecimento do seu estilo predominante, seus pontos fortes e fracos para que possam fortalecer os demais estilos de aprendizagem facilitando assim sua própria aprendizagem dentro e fora do âmbito acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social em Instituições de Ensino Superior do Alto Sertão Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-12
dc.description.abstract This research aimed to the influence of learning styles on students of management courses, Accounting and Human Services, Federal University of Campina Grande Campus de Sousa, Faculty of Philosophy, Sciences and Letters Cajazeiras - FAFIC, School Santa Maria - WSF Cajazeiras and San Francisco School of Paraiba - FASP of Cajazeiras. As for typology, we used the descriptive and bibliographical in nature with qualitative approach. Data collection occurred through objective questionnaire divided into two sections where the first was the student's profile and the second the identification of learning styles through the Learning Style Inventory of Kolb. For analysis and tabulation of data to spreadsheet Excell® was used and the relationship between learning styles and their influence on academic performance two hypotheses were created where accepting each other would be rejected. The sample included the participation of 621 students distributed in four Institutions of Higher Education this research. In the overall analysis, there was no evidence that the academic performance of students was influenced by their learning styles, however one must keep in mind that the recognition of these styles is an important factor to support teachers in their teaching strategies to achieve the educational goal what learning is, but it is also important that the students know their predominant style, your strengths and weaknesses so that they can strengthen other learning styles thereby facilitating their learning inside and outside the academic sphere. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15578
dc.date.accessioned 2020-09-23T22:15:10Z
dc.date.available 2020-09-23
dc.date.available 2020-09-23T22:15:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estilos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Rendimento acadêmico pt_BR
dc.subject Atuação e formação dos docentes pt_BR
dc.subject Estratégia de ensino pt_BR
dc.subject Learning styles pt_BR
dc.subject Academic performance pt_BR
dc.subject Performance and training of teachers pt_BR
dc.subject Teaching strategy pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Edvanilza Luzia Leite dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning styles in the light of KOLB's postulates: an analysis of practices in the courses of Administration, Accounting and Social Work in Higher Education Institutions in Alto Sertão Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Edvanilza Luzia Leite dos. Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social em Instituições de Ensino Superior do Alto Sertão Paraibano. 2015. 83fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta