DSpace/Manakin Repository

Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREIRES, L. H. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVERA, Marcos Macri.
dc.contributor.advisor1ID OLIVERA, M. M. pt_BR
dc.description.resumo O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The Brazilian retail grows with the rise of consumption and the release of credit, many chain stores expand their area of expertise and professionalize their processes, this scenario can reduce costs and gain competitive advantage over competitors is paramount. The work has as object of study a retail company that is part of this context. The research is classified as a descriptive exploratory research, a literature overview of the direct and intensive observation and a study that fits the concept of action research, sought to highlight the potential of the purchasing department in making strategic decisions that generate competitiveness in the company object of study. The work showed how the organization proceeds in the purchasing department to keep the market that alternative professionals have found to increase your chances before the competitors and the importance that differentiation plays in companies that are some restrictions on trade. The work also showed that the studied company exercised some practices by intuition and it was concluded that some processes could be improved using simple practices in the department. The survey recommended changes in how work in the sector focus of the work, trying to contribute to the reality of organization studied. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582
dc.date.accessioned 2020-09-24T00:30:42Z
dc.date.available 2020-09-23
dc.date.available 2020-09-24T00:30:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Varejo pt_BR
dc.subject Diferenciação pt_BR
dc.subject Compras pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Retail pt_BR
dc.subject Differentiation pt_BR
dc.subject Shopping pt_BR
dc.subject Competitiveness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta