dc.creator.ID |
FREIRES, L. H. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVERA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVERA, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito.
Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus
processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem
competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto
de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é
classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado
bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no
conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento
de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na
empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor
de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais
encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância
que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no
comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas
práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser
melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou
mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir
com a realidade da organização estudada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The Brazilian retail grows with the rise of consumption and the release of credit,
many chain stores expand their area of expertise and professionalize their
processes, this scenario can reduce costs and gain competitive advantage over
competitors is paramount. The work has as object of study a retail company that is
part of this context. The research is classified as a descriptive exploratory research, a
literature overview of the direct and intensive observation and a study that fits the
concept of action research, sought to highlight the potential of the purchasing
department in making strategic decisions that generate competitiveness in the
company object of study. The work showed how the organization proceeds in the
purchasing department to keep the market that alternative professionals have found
to increase your chances before the competitors and the importance that
differentiation plays in companies that are some restrictions on trade. The work also
showed that the studied company exercised some practices by intuition and it was
concluded that some processes could be improved using simple practices in the
department. The survey recommended changes in how work in the sector focus of
the work, trying to contribute to the reality of organization studied. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-24T00:30:42Z |
|
dc.date.available |
2020-09-23 |
|
dc.date.available |
2020-09-24T00:30:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Varejo |
pt_BR |
dc.subject |
Diferenciação |
pt_BR |
dc.subject |
Compras |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Retail |
pt_BR |
dc.subject |
Differentiation |
pt_BR |
dc.subject |
Shopping |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
pt_BR |