dc.creator.ID |
MELO, A. C. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2293638992655131 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, F. D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Janeide Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee2 |
VENTURA, Ana Flávia Albuquerque. |
|
dc.description.resumo |
A relação do Estado com a Sociedade vem sendo construída com a historia da própria
humanidade, através da participação dos cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde todos enxergam plenamente a cidadania, e exijam cada vez mais
transparência nas ações do governo. Neste contexto surge a ideia de Educação Fiscal,
tendo como referenda a formação das novas gerações para o exercício da cidadania com
princípios de justiça e ética. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi o de verificar qual o nível de conscientização dos contribuintes sousenses, atendidos na Agenda da Receita Federal (ERF), da importância relacionada a Educação Fiscal e os seus benefícios para a
sociedade. No qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, de forma que a
coleta de dados foi efetuada por meio de questionário, composto com questões abertas e
fechadas aplicados aos contribuintes sousenses. Obtendo-se nos resultados que a maioria
dos gestores tem, uma visão responsável e de cidadania, buscando cumprir com suas
obrigações tributarias, pois entendem da importância desses recursos para a existência e
manutenção do Estado. No entanto, reconhecem que e insuficiente a transparência do
Governo sobre a aplicação desses recursos e, acreditam que estes podem estar sendo mal administrados. Segundo os gestores, a Educação Fiscal estimula o contribuinte a garantir arrecadação e acompanhar a aplicação dos recursos públicos, em beneficio da sociedade, com o intuito de reduzir o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. Tornando-se necessário que a população exija um controle social efetivo para garantir a boa aplicação dos recursos tributários, com o objetivo de que o pais tenha um
desenvolvimento sustentável através da melhor aplicação dos recursos arrecadados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
The relationship between the state and the society has been built with the history of
humanity, through the participation of citizens in building a more democratic and fairer
society, which everyone can fully exercise citizenship, and require more transparency in
government actions . In this context arises the idea of Fiscal Education , having as reference
the formation of new generations for the exercise of citizenship based on fairness and ethics.
The objective of this survey was to verify how aware the taxpayers from Sousa are of the
importance attached to the Fiscal Education and its benefits to society. This was conducted
in a bibliographic and field research, so that collecting data was performed by a
questionnaire, made up open and closed questions applied to the taxpayers from Sousa.
Achieving on the results that most of the managers have a responsible and a citizenship
view, aiming to fulfill their tributary obligations, since they assume the importance of these
resources to the existence and maintenance of the state. On the other hand, they recognize
that there is insufficient transparency of the Government on the implementation of these
resources and believe they may be being mismanaged. According to the managers, the
Fiscal Education encourages the taxpayers to ensure the collection and monitoring the
implementation of public resources to the benefit of society, in order to reduce the conflict
relationship between the citizen taxpayer and the state tax collector. Making it necessary that
the population requires an effective social control to ensure proper application of tax funds,
with the objective of a sustainable development of the country through the best use of funds
collected. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15586 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-24T12:17:11Z |
|
dc.date.available |
2020-09-24 |
|
dc.date.available |
2020-09-24T12:17:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Fiscal |
pt_BR |
dc.subject |
Tributos |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade Social |
pt_BR |
dc.subject |
Fiscal Education |
pt_BR |
dc.subject |
Tributes |
pt_BR |
dc.subject |
Social Responsibility |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Ayala Cristina Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tax education and society: a study with taxpayers served at the ARF in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Ayala Cristina Pereira de. Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB. 2011. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |