DSpace/Manakin Repository

Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, A. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2293638992655131 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, F. D. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.
dc.contributor.referee2 VENTURA, Ana Flávia Albuquerque.
dc.description.resumo A relação do Estado com a Sociedade vem sendo construída com a historia da própria humanidade, através da participação dos cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde todos enxergam plenamente a cidadania, e exijam cada vez mais transparência nas ações do governo. Neste contexto surge a ideia de Educação Fiscal, tendo como referenda a formação das novas gerações para o exercício da cidadania com princípios de justiça e ética. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi o de verificar qual o nível de conscientização dos contribuintes sousenses, atendidos na Agenda da Receita Federal (ERF), da importância relacionada a Educação Fiscal e os seus benefícios para a sociedade. No qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, de forma que a coleta de dados foi efetuada por meio de questionário, composto com questões abertas e fechadas aplicados aos contribuintes sousenses. Obtendo-se nos resultados que a maioria dos gestores tem, uma visão responsável e de cidadania, buscando cumprir com suas obrigações tributarias, pois entendem da importância desses recursos para a existência e manutenção do Estado. No entanto, reconhecem que e insuficiente a transparência do Governo sobre a aplicação desses recursos e, acreditam que estes podem estar sendo mal administrados. Segundo os gestores, a Educação Fiscal estimula o contribuinte a garantir arrecadação e acompanhar a aplicação dos recursos públicos, em beneficio da sociedade, com o intuito de reduzir o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. Tornando-se necessário que a população exija um controle social efetivo para garantir a boa aplicação dos recursos tributários, com o objetivo de que o pais tenha um desenvolvimento sustentável através da melhor aplicação dos recursos arrecadados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Contábeis pt_BR
dc.title Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The relationship between the state and the society has been built with the history of humanity, through the participation of citizens in building a more democratic and fairer society, which everyone can fully exercise citizenship, and require more transparency in government actions . In this context arises the idea of Fiscal Education , having as reference the formation of new generations for the exercise of citizenship based on fairness and ethics. The objective of this survey was to verify how aware the taxpayers from Sousa are of the importance attached to the Fiscal Education and its benefits to society. This was conducted in a bibliographic and field research, so that collecting data was performed by a questionnaire, made up open and closed questions applied to the taxpayers from Sousa. Achieving on the results that most of the managers have a responsible and a citizenship view, aiming to fulfill their tributary obligations, since they assume the importance of these resources to the existence and maintenance of the state. On the other hand, they recognize that there is insufficient transparency of the Government on the implementation of these resources and believe they may be being mismanaged. According to the managers, the Fiscal Education encourages the taxpayers to ensure the collection and monitoring the implementation of public resources to the benefit of society, in order to reduce the conflict relationship between the citizen taxpayer and the state tax collector. Making it necessary that the population requires an effective social control to ensure proper application of tax funds, with the objective of a sustainable development of the country through the best use of funds collected. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15586
dc.date.accessioned 2020-09-24T12:17:11Z
dc.date.available 2020-09-24
dc.date.available 2020-09-24T12:17:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Fiscal pt_BR
dc.subject Tributos pt_BR
dc.subject Responsabilidade Social pt_BR
dc.subject Fiscal Education pt_BR
dc.subject Tributes pt_BR
dc.subject Social Responsibility pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Ayala Cristina Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tax education and society: a study with taxpayers served at the ARF in the city of Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Ayala Cristina Pereira de. Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB. 2011. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta