dc.creator.ID |
LIRA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MAGALHÃES, M. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2510700784075770 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
ZUNIGA, Victória Puntriano. |
|
dc.description.resumo |
O fenômeno do empreendedorismo e sua relação com o ensino vem crescendo
rapidamente no Brasil. Descobriu-se que características como autoconfiança,
determinação, dinamismo, capacidade de assumir riscos calculados e paixão pelo que
faz, são algumas das competências encontradas nas pessoas de sucesso, podendo ser
ensinadas e desenvolvidas ao longo da vida por qualquer individuo, independente de
vocação, formação, ou atuação no mercado de trabalho. Este estudo teve como
objetivo principal analisar a possibilidade de difundir a cultura empreendedora nas
Instituições de Ensino Superior de Cajazeiras, através da introdução da disciplina de
empreendedorismo nos seus cursos de graduação. Para isso, foi realizado um
levantamento de dados sobre as mesmas e sobre o perfil dos dirigentes e seu
posicionamento diante da proposta, utilizando-se o método exploratório através de
questionário. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar de concordarem
com os benefícios da difusão da cultura empreendedora para o crescimento pessoal
dos alunos e sua relação com a educação e com o desenvolvimento econômico da
comunidade, os diretores que participaram da pesquisa mostraram-se contrários a
inserção da disciplina em seus respectivos cursos de graduação. Identifica-se então a
necessidade de promover uma melhor apresentação da proposta e das metodologias
adotadas atualmente por varias Instituições de renome no pais, através da discussão
do tema, envolvendo toda a comunidade acadêmica, representada pelos docentes e
discentes das lES's locais, provocando por meio de seminários e palestras de
sensibilização, o despertar para a importância do ensino de empreendedorismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Empreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006-06 |
|
dc.description.abstract |
The phenomenon of the employment and your relation with education come growing
quickly in Brazil. One uncovered that characteristic as self-trust, determination,
dynamism, capacity to take calculated risks and passion for what it makes, they are
some of the abilities found in the people of success, being able to be taught and to be
developed throughout the life for any individual, independent of vocation, formation, or
performance in the work market. This study it had as objective main to analyze the
possibility to spread out the enterprising culture in the Institutions of Superior Education
(lES's) of Cajazeiras/PB, through the introduction of disciplines of enterprising in its
courses of graduation. For this, a data-collecting on same and the profile of the
controllers was carried through and it's positioning ahead of the proposal, using itself the
exploration method through questionnaire. From the gotten results, it was observed that
although to agree to the benefits of the diffusion of the enterprising culture for the
personal growth of the pupils and its relation with the education and the economic
development of the community, the directors who had participated of the research had
revealed contrary to the insertion of it disciplines in its respective courses of graduation.
The necessity was identified then to promote one better presentation of the proposal
and the methodologies adopted currently for some Institutions of reputation in the
country, through the quarrel of the subject, involving all the academic community,
represented for the professors and local learning of the lES's, provoking by means of
seminaries and lectures of sensitization, the wakening for the importance of the
enterprising education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15592 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-24T16:05:36Z |
|
dc.date.available |
2020-09-24 |
|
dc.date.available |
2020-09-24T16:05:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Islania Andrade de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entrepreneurship: an analysis of the possibility of insertion of the discipline in higher education courses in CAJAZEIRAS / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Islania Andrade de. Empreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão
e Administração Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade
Federal de Campina Grande – Sousa - Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |