DSpace/Manakin Repository

Empreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MAGALHÃES, M. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2510700784075770 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee2 ZUNIGA, Victória Puntriano.
dc.description.resumo O fenômeno do empreendedorismo e sua relação com o ensino vem crescendo rapidamente no Brasil. Descobriu-se que características como autoconfiança, determinação, dinamismo, capacidade de assumir riscos calculados e paixão pelo que faz, são algumas das competências encontradas nas pessoas de sucesso, podendo ser ensinadas e desenvolvidas ao longo da vida por qualquer individuo, independente de vocação, formação, ou atuação no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo principal analisar a possibilidade de difundir a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior de Cajazeiras, através da introdução da disciplina de empreendedorismo nos seus cursos de graduação. Para isso, foi realizado um levantamento de dados sobre as mesmas e sobre o perfil dos dirigentes e seu posicionamento diante da proposta, utilizando-se o método exploratório através de questionário. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar de concordarem com os benefícios da difusão da cultura empreendedora para o crescimento pessoal dos alunos e sua relação com a educação e com o desenvolvimento econômico da comunidade, os diretores que participaram da pesquisa mostraram-se contrários a inserção da disciplina em seus respectivos cursos de graduação. Identifica-se então a necessidade de promover uma melhor apresentação da proposta e das metodologias adotadas atualmente por varias Instituições de renome no pais, através da discussão do tema, envolvendo toda a comunidade acadêmica, representada pelos docentes e discentes das lES's locais, provocando por meio de seminários e palestras de sensibilização, o despertar para a importância do ensino de empreendedorismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Empreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB. pt_BR
dc.date.issued 2006-06
dc.description.abstract The phenomenon of the employment and your relation with education come growing quickly in Brazil. One uncovered that characteristic as self-trust, determination, dynamism, capacity to take calculated risks and passion for what it makes, they are some of the abilities found in the people of success, being able to be taught and to be developed throughout the life for any individual, independent of vocation, formation, or performance in the work market. This study it had as objective main to analyze the possibility to spread out the enterprising culture in the Institutions of Superior Education (lES's) of Cajazeiras/PB, through the introduction of disciplines of enterprising in its courses of graduation. For this, a data-collecting on same and the profile of the controllers was carried through and it's positioning ahead of the proposal, using itself the exploration method through questionnaire. From the gotten results, it was observed that although to agree to the benefits of the diffusion of the enterprising culture for the personal growth of the pupils and its relation with the education and the economic development of the community, the directors who had participated of the research had revealed contrary to the insertion of it disciplines in its respective courses of graduation. The necessity was identified then to promote one better presentation of the proposal and the methodologies adopted currently for some Institutions of reputation in the country, through the quarrel of the subject, involving all the academic community, represented for the professors and local learning of the lES's, provoking by means of seminaries and lectures of sensitization, the wakening for the importance of the enterprising education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15592
dc.date.accessioned 2020-09-24T16:05:36Z
dc.date.available 2020-09-24
dc.date.available 2020-09-24T16:05:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Islania Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Entrepreneurship: an analysis of the possibility of insertion of the discipline in higher education courses in CAJAZEIRAS / PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Islania Andrade de. Empreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão e Administração Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa - Paraíba - Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta