dc.creator.ID |
OLIVEIRA, C. I. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Fabiano Ferreira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6704870624223908 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VENTURA, Ana Flávia Albuquerque. |
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dc.contributor.referee2 |
LEMENHE, Flávio. |
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dc.description.resumo |
A crescente competitividade, o maior conhecimento de mercado e o aumento do poder de
compra dos consumidores tem acarretado mudanças significativas para a gestão dos atuais
empreendedores, sobretudo na escolha do método correto para a formação de pregos de
seus produtos. Para uma melhor precificação, fatores influentes tiveram de ser revistos,
cálculos mais detalhados e precisos foram elaborados, alem de um maior estudo e
conhecimento do mercado se tornaram imprescindíveis para que as empresas continuem
atuantes e proporcionando aos gestores a rentabilidade almejada. O presente estudo
objetivou mostrar os métodos utilizados pelas empresas do setor calçadista da cidade de
Sousa - PB na elaboração de seus pregos. Para isto, foi utilizada a pesquisa descritiva de
caráter quantitativo, o método dedutivo e como técnica o questionário, formulado a partir da
pesquisa bibliográfica utilizada no referencial teórico. A amostra da pesquisa era composta
de nove empresas. Ao final do estudo foi constatado que o método mais utilizado na
formação de pregos e o Mark-up, pela satisfaço que o prego formulado a partir deste traz
aos clientes das empresas em questão. Pode-se verificar também que o contador não esta
fazendo parte do processo decisório no que diz respeito a obtenção dos custos e a
formação do prego de venda, seja pelos custos que tal informação pode gerar ao
empresario, seja pelo contador não fazer esse tipo de acompanhamento junto a empresa.
Foi constatada ainda a satisfação por parte dos gestores quanto aos resultados obtidos com
a utilização do método aplicado, que qualificaram os mesmos como satisfatórios ou muito
satisfatórios. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Formação do preço de venda: um estudo acerca das variáveis consideradas nesse processo nas empresas do setor calçadista da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-12 |
|
dc.description.abstract |
The increasing competitiveness, greater knowledge of the market and the increased
purchasing power of consumers have brought significant changes to the management of
today's entrepreneurs, especially in choosing the correct method for the formation of prices
of their products. For better pricing, influential factors had to be revised, more detailed and
accurate calculations were drawn up, in addition to a larger study and knowledge of the
market have become essential for companies to continue operating and providing managers
with the desired profitability. The present study aimed to show the methods used by
companies in the industry manufacturing center of the city of Sousa - PB in drafting their
prices. For this, was used the descriptive research, quantitative character the deductive
method and as the technical questionnaire, formulated from the bibliographic search used in
theoretical reference. The survey sample consisted of nine companies. At the end of the
study it was found that the most widely used method in price formation is the Mark-up, by
satisfaction that price made from this brings to customers of the companies in question. It
might also check that the meter is not part of the decision-making process regarding the
obtaining of the costs and the formation of the selling price is for the costs that such
information can generate the entrepreneur, whether by the counter does not do this kind of
monitoring by the company. It was found even on the part of managers ' satisfaction as to the
results obtained with the use of the method applied, that qualified them as satisfactory or
very satisfactory. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15593 |
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dc.date.accessioned |
2020-09-24T16:12:14Z |
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dc.date.available |
2020-09-24 |
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dc.date.available |
2020-09-24T16:12:14Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Caline Idalina Gonçalo de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formation of the sale price: a study about the variables considered in this process in the footwear companies in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Caline Idalina Gonçalo de. Formação do preço de venda: um estudo acerca das variáveis consideradas nesse processo nas empresas do setor calçadista da cidade de Sousa-PB. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |