dc.creator.ID |
SILVA, C. I. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0588045212650615 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Ciência do Direito, como definida por Kelsen, distancia-se da realidade humana e, com a reformulação da estrutura curricular, almejou-se a humanização dessa ciência. Por meio de uma pesquisa fundamentada no método complexo, propõe-se apresentar um novo ensino do Direito, voltado à condição humana, como defendido por Morin, utilizando-se dos operadores cognitivos: as obras literárias “Crime e Castigo” de Dostoievski, “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry e a obra cinematográfica Hannah Arendt. Propõe-se a autoeducação do docente a fim de que este possa ministrar um saber pertinente via reconexão de saberes, de forma a compreender a complexidade humana. Como exemplo da possibilidade de humanização do Direito, apresenta-se um de seus ramos, os Direitos Humanos, que advêm de uma situação degradante da ideia de condição humana. Assim, o Direito, como ciência, pode reaproximar-se do humano ao qual lhe dá causa, a fim de que atrocidades institucionalizadas como as ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial não venham a ocorrer novamente. Esse novo ensino poderá resultar em uma formação cidadã do operador do Direito, podendo este ser um agente transformador da sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito |
pt_BR |
dc.title |
Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The Science of Law, as defined by Kelsen, grows apart from human reality, and with a
reformulation of the curricular structure, a humanization of this science was sought.
Through a research based on a complex method, it is proposed to introduce a new
teaching of the Law, directed towards the human condition, as defended by Morin,
using cognitive operators: "Crime and Punishment" by Dostoevski, “The small Prince"
by Saint-Exupéry and the cinematographic work Hannah Arendt. It has been proposed
a self-education of the professor so that it can teach a pertinent know through
reconnection of knowledge, in a way to understand the human complexity. As an
example of the possibility of humanization of the Rights, there is one of its branches,
Human Rights, which comes from a degrading situation of the idea of human condition.
Therefore, the Law, like the science, can get closer to the humans who causes it, in a
way that institutionalized atrocities, as those ones happened during the Second World
War will not ever occur again. This new teaching may result in a citizen formation of
the law operator, and opening possibilities for the lawyer to be a transforming agent in
the society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15667 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-25T18:55:47Z |
|
dc.date.available |
2020-09-25 |
|
dc.date.available |
2020-09-25T18:55:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Camilla Isabely Gomes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Humanization of law through literature: human rights and human condition. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Camilla Isabely Gomes da. Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana. 2017. 75fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. |
pt_BR |