dc.creator.ID |
SARAIVA, M. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3493419729887712 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
HERCULANO, Harlan de Azevedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
HERCULANO, H. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5343950104849999 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SARMENTO, Allan. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEMENHE, Flávio. |
|
dc.description.resumo |
Com a estabilização da economia brasileira passamos a prever com grau de precisão
relativamente alto, quanta Valeria nosso dinheiro no future Da mesma forma os Cursos de
Graduação em Administração e Ciências Contábeis também começaram a colocar em
pratica conceitos e inovações tecnológicas que venham impactar nas habilidades cognitivas de seu corpo discente. Neste contexto, a presente pesquisa evidenciara a influencia da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças na visão dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior Publica da Paraíba. O foco e verificar se o conhecimento adquirido nas disciplinas que possuem correlação com finanças como Matemática Financeira e Administração Financeira faz com que os alunos tornem-se mais consciente nas suas decisões financeiras e como isso reflete nas praticas do dia a dia. Este estudo sera orientado pelo paradigma positivista, ou seja, baseado na observação e analise dos dados,
a metodologia utilizada sera descritiva e exploratória. Quanta a coleta de dados, e do tipo
Survey, devido ao fato de serem aplicados questionários juntos aos alunos do 3°, 5°, 7° e 9° períodos de Ciências Contábeis e 4° e 6° períodos de Administração, a tabulação e analise dos resultados e realizado com auxilio do software Statistical Package for the Social
Sciences 13.0 - SPSS, por meio da Analise Fatorial, que obteve o KMO de 0,91
comprovando a viabilidade da técnica estatística, verificou-se que das 27 variáveis foram
analisadas apenas 25 que por sua vez foram agrupadas em 5 fatores que apontam a
influencia da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças. Segundo a analise o fator que mais tem influencia nas decisões financeiras na visão dos alunos e a relação das
finanças com o planejamento financeiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
A influência da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças: um estudo empírico com alunos dos cursos de administração e ciências contábeis em uma instituição de ensino superior pública da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11 |
|
dc.description.abstract |
With the stabilization of the Brazilian economy we foresee with a relatively high
degree of accuracy, how much our money would be worth in the future, likewise the
Graduation Courses in Administration and Accounting Sciences have also begun to
put into practice concepts and technological innovations that may impact on the
cognitive abilities of its student body. Within this context, the present research will
evidence the financial and educational influence as well as the cognitive ability in
finances in the students' views of a public 1ES of Paraiba. The focus is to verify if the
knowledge acquired in the subjects which have a correlation with finances such as
Financial Mathematics and Financial Administration causes students to become
more conscientious on their financial decisions and how this reflects on daily life
practices. This study will be directed by the positivistic paradigm, that is, based on
observation and data analysis, the used methodology will be descriptive and
exploratory. As for the data collection, it is a Survey type, where questionnaires will
be applied to the students of the 3r d , 5t h , 7 t h and 9 t h terms of Accounting Sciences and
4 t h and 6t h terms of Administration. The tabulation and analysis of results is
performed using the Statistical Package for Social Sciences 13.0 - SPSS software,
through the Factorial Analysis, which obtained a 0.91 KMO, proving the viability of
the statistical technique, it was noted that of the 27 variables that have been
analyzed only 25 which in turn were grouped in 5 factors which point the financial
and educational influence as well as the cognitive ability in finances. According to the
analysis the factor that influences the most on the financial decisions in the view of
students is the relationship between finances and financial planning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15703 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-28T13:11:59Z |
|
dc.date.available |
2020-09-28 |
|
dc.date.available |
2020-09-28T13:11:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidade Cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Finanças |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Fatorial |
pt_BR |
dc.subject |
Financial Education |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive Ability |
pt_BR |
dc.subject |
Finance |
pt_BR |
dc.subject |
Factor Analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SARAIVA, Mariene Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of financial education and cognitive ability in finance: an empirical study with students from administration and accounting sciences courses at a public higher education institution in Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SARAIVA, Mariene Dias. A influência da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças: um estudo empírico com alunos dos cursos de administração e ciências contábeis em uma instituição de ensino superior pública da Paraíba. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |