dc.creator.ID |
AGUIAR, G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1253494331702264 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DELFINO, Islania Andrade de Lira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DELFINO, I. A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LEMENHE, Flávio. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LEMENHE, F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo principal o de mostrar a performance das
estratégias de Marketing desenvolvidas pela distribuidora de bebidas Pau Brasil,
localizada na cidade de Sousa – PB, relacionado aos fatores que levam a
organização a ter de fato uma vantagem competitiva. Para tanto, utilizou-se da
pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa por meio de um estudo de caso na
Distribuidora Pau Brasil. Verificando nos resultados da análise que sua missão é de
atender com excelência a satisfação dos seus clientes, oferecendo produtos e
serviços de qualidade. Com relação ao ambiente interno, observou-se que sua
cultura organizacional é determinada pela competição individual, onde busca a
excelência em todas as áreas, como as vendas e a logística. A empresa ainda busca
medir o desempenho das distribuidoras, além de estimular a melhoria da qualidade
da gestão e excelência na execução da rotina, no intuito de obter os melhores
resultados. Quanto à criação da estratégia competitiva, observa-se que são
realizados planejamentos, publicidade nas vendas, bem como atribuída a locação de
competências, seguindo o passo a passo das funções administrativas necessárias
para o desenvolvimento da distribuidora. Sendo realizado também a análise do
ambiente externo, no intuito de modificar seu planejamento em tempo hábil, caso
seja necessário, pois só assim poderá se manter competitiva |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
A estratégia de marketing visando a vantagem competitiva: um estudo de caso na distribuidora Pau Brasil da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to show the performance of Marketing strategies developed by the
distributor of beverages Pau Brasil, located in Sousa – PB, related to factors that
lead the organization to actually have a competitive advantage. Therefore, we used
the literature, descriptive and qualitative research through a case study in Distributor
Pau Brasil. Checking the results of the analysis that their mission is to provide
excellence in customer satisfaction by offering quality products and services.
Regarding the internal environment, it was observed that their organizational culture
is determined by the individual competition, where strives for excellence in all areas
such as sales and logistics. The company also seeks to measure the performance of
distributors, and stimulate the improvement of quality management and excellence in
execution of the routine, in order to get the best results. Regarding the creation of
competitive strategy, it is observed that is performed planning, advertising sales, and
assigned the lease powers, following the step by step of the administrative tasks
necessary for the development of distribution. Was also performed to analyze the
external environment in order to modify their planning in a timely manner, if
necessary, for only then can keep competitive. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15730 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-28T23:24:06Z |
|
dc.date.available |
2020-09-28 |
|
dc.date.available |
2020-09-28T23:24:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuidora Pau Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Distributor Pau Brasil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AGUIAR, Givanildo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The marketing strategy aimed at competitive advantage: a case study at the distributor Pau Brasil in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AGUIAR, Givanildo da Silva. A estratégia de marketing visando a vantagem competitiva: um estudo de caso na distribuidora Pau Brasil da cidade de Sousa-PB. 2015. 85fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
pt_BR |