dc.creator.ID |
SANTOS, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MELO, Wellington Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MELO, W. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As mudanças tecnológicas, sociais ou demográficas que ocorrem no mundo
induzem as pequenas e médias empresas a buscarem novas possibilidades de
desenvolvimento e crescimento. A gestão estratégica ligada à avaliação do
desempenho competitivo conduz ao entendimento das variáveis e fatores que
compõem o ambiente das pequenas e médias empresas, o processo de
planejamento e de ações estratégicas ligadas a cada setor administrativo
direcionando assim para o sucesso das empresas diante de um mercado
competitivo. Este trabalho teve como objetivo analisar como as Indústrias de
Transformação da cidade de Sousa-PB delineiam suas estratégias funcionais
visando ao desempenho competitivo.O instrumento de coleta de dados utilizado foi o
formulário elaborado de acordo com a caracterização do processo administrativo,
descrição das estratégias de marketing, recursos humanos, produção e contábilfinanceira desenvolvida para a compreensão do processo de tomada de decisão, e
assim verificando quais os indicadores de desempenho competitivo são valorizados
pelas empresas. Os dados foram tabulados pelo software Excel. Os resultados
indicam que ainda existe a falta de conhecimento teórico em relação à gestão
estratégia, bem como a utilização do BSC como ferramenta gerencial que permite a
mensuração e o acompanhamento dos indicadores de desempenho, sendo
desconhecido pela maioria das empresas pesquisadas, e como a sua implantação
garante assim sua posição competitiva no mercado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de estratégica e desempenho competitivo: um estudo nas indústrias de transformação da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-09 |
|
dc.description.abstract |
Technological, social or demographic changes occurring in the world induce small
and medium enterprises to seek new opportunities for development and growth.
Strategic management in the assessment of competitive performance leads to
understanding of the variables and factors that make up the environment for small
and medium enterprises, the process of planning and strategic actions related to
each administrative sector thus directing to the success of companies on a market
competitive. This study aimed to analyze how the Manufacturing industry in the city of
Sousa-PB outline their strategies for functional performance competitivo. O data
collection instrument used was the standard form according to characterization the
administrative process, description of marketing strategies, human resources,
production and accounting and financial developed to understand the decision
making process, and thereby determining which competitive performance indicators
are valued by companies. Data were tabulated by Excel software. The results
indicate that there is still a lack of theoretical knowledge for the management strategy
and the use of the BSC as a management tool that allows the measurement and
monitoring of performance indicators, being unknown by most of the companies
surveyed, and how their deployment thus ensures its competitive position in the
market |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15731 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-28T23:44:11Z |
|
dc.date.available |
2020-09-28 |
|
dc.date.available |
2020-09-28T23:44:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pequenas e médias empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão estratégica |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho competitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Small and medium-sized enterprises |
pt_BR |
dc.subject |
Strategic management |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive performance |
pt_BR |
dc.subject |
Performance indicators |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Joilandia Mateus dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Strategic management and competitive performance: a study in the transformation industries of the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Joilandia Mateus dos. Gestão de estratégica e desempenho competitivo: um estudo nas indústrias de transformação da cidade de Sousa-PB. 2015. 90fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
pt_BR |