dc.creator.ID |
SILVA, M. G. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5932297042220328 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALBUQUERQUE , Lúcia Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALBUQUERQUE, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REGO, Thaiseany de Freitas. |
|
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Fabiano Ferreira. |
|
dc.description.resumo |
Esse estudo tem como objetivo principal investigar o desequilíbrio entre a oferta e a
demanda por serviços contábeis com base na visão dos proprietários, empresários e/ou
gestores de micro e pequenas empresas da cidade de Sousa-PB. Para alcance do objetivo
proposto, foi utilizado como procedimentos metodológicos a pesquisa descritiva e de campo,
realizada no período de fevereiro a maio de 2010, por meio da aplicação de um
questionário, com perguntas fechadas, direcionado a 50 gestores. No qual houve um retorno
de 30 questionários, portanto a amostra colhida e não-probabilística. Todas as empresas
pesquisadas são do setor de comercio varejista. Em relação aos resultados da pesquisa,
verificou-se que 40,01% das empresas participantes tem mais de 10 anos de atividade. Na percepção de 86,67% dos gestores o contador e considerado o profissional apto a produzir informações para o controle dos negócios e avaliação do desempenho da empresa. A pesquisa evidenciou que ha um certo desequilíbrio na oferta e demanda dos serviços
contábeis. Um numero expressivo de informações gerenciais (61%), ligadas a Contabilidade,
são processadas pelos gestores sem ajuda do contador, soma-se a esse fato a disposição
de 73,33% dos gestores permanecerem com o contador mesmo que houvesse simplificação
do recolhimento dos impostos e encargos sociais. Outrossim, 70% dos gestores
entrevistados estão dispostos a pagar mais pelos serviços contábeis caso recebam
informação útil para a tomada de decisões na empresa, haja vista que os serviços que estão
sendo ofertados pelos seus contadores são de predominância fiscal, havendo pouca oferta
de outros serviços que auxiliam os gestores no controle financeiro e econômico da empresa.
A atitude de ter um bom relacionamento pessoal com os gestores tem influencia positiva na
percepção dos gestores sobre a qualidade dos serviços contábeis ofertados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação qualitativa da relação entre a oferta e demanda de serviços contábeis nas micro e pequenas empresas da cidade de Sousa - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-09-17 |
|
dc.description.abstract |
This study aims at investigating the imbalance between supply and demand for accounting
services based on the vision of owners, entrepreneurs and / or managers of micro and small
enterprises in the city of Sousa-PB. To reach the objective proposed, was used as a
descriptive methodological procedures and field, held in February-May period of 2010
through the application of a questionnaire with closed questions, directed to 50 managers. In
which there was a return of 30 questionnaires, so the sample taken is non-probabilistic. All
companies surveyed are of the retail sector. Regarding the survey results, there was 40.01%
of participating companies have over 10 years of activity. In the perception of 86.67% of the
managers, the accountant is considered the professional to produce information for the
control of the business and assessing the performance of the company. The research
showed that there is an imbalance in supply and demand of accounting services .Um
significant number of management information (61%), related to accounting, are handled by
managers without the help of the counter, sum up the fact that the provision of 73 33% of
managers remain with the counter even if there were simplifying the collection of taxes and
social charges. Moreover, 70% of managers surveyed are willing to pay more for accounting
services if they receive useful information for decision making in the company, given that the
services being offered by their counters are predominantly fiscal, having little to offer other
services that help managers in financial and economic control of the company. The attitude
of having a good personal relationship with the managers has a positive influence on the
perception of managers on the quality of accounting services offered. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15750 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-29T12:31:19Z |
|
dc.date.available |
2020-09-29 |
|
dc.date.available |
2020-09-29T12:31:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Gerlaneide Linhares da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Qualitative assessment of the relationship between supply and demand for accounting services in micro and small companies in the city of Sousa - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Gerlaneide Linhares da. Avaliação qualitativa da relação entre a oferta e demanda de serviços contábeis nas micro e pequenas empresas da cidade de Sousa - PB. 2010. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010. |
pt_BR |