DSpace/Manakin Repository

As práticas e ações de marketing nas empresas de artigos no vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SEVERO, S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3521631911819017 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Vorster Queiroga.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, V. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAASHAUS JÚNIOR, Aberto Gustavo.
dc.contributor.referee1ID PAASHAUS JÚNIOR, A. G. pt_BR
dc.contributor.referee2 LEMENHE, Flávio.
dc.contributor.referee2ID LEMENHE, F. pt_BR
dc.description.resumo Em um ambiente cada vez mais acirrado pela competitividade, por fatores econômicos, políticos e sociais as empresas travam verdadeiras batalhas pela sobrevivência, buscam novas formas de atuação, procuram desenvolver ações que venham a atrair e manter clientes. Nessa perspectiva esse estudo desenvolveu-se com o objetivo principal de analisar as ações de comunicação e marketing desenvolvidas pelas empresas do ramo de artigos de vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB. No que diz respeito a classificação quanto aos objetivos a pesquisa é classificada como descritiva; quanto aos procedimentos técnicos é classificada como bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário.Quanto ao método lógico, foi utilizado o método indutivo, e com relação ao método técnico utilizou-se o método estatístico por meio de uma estatística descritiva simples por acessibilidade. Com o estudo verificou-se que a propaganda é a ação mais praticada pelas empresas, o rádio é o veículo de divulgação mais utilizado e verificou-se também que o principal meio de contato com o cliente antes, durante ou após as ações desenvolvidas é a ligação telefônica (telemarketing), quea maioria das empresas realizam pelo menos alguma ação diariamente, que embora a maioria das empresas declarassem não realizar alguma ação como forma de reagir a uma ação dos concorrentes, ficou nítido com os dados das tabelas apresentadas que as empresas acabam que agindo dessa forma, pois, caso contrário perderiam clientes para os concorrentes. O estudo também evidenciou que em 88% das empresas que realizam alguma ação de comunicação e marketing os clientes informam como tomaram conhecimento das ações, o objetivo principal das empresas em realizarem as ações é aumentar as vendas, 58% das empresas não buscam informações sobre o perfil dos clientes ou consumidores em potencial, 31% das empresas acreditam que o rádio é o meio de divulgação mais eficiente para atrair clientes para a loja, 27% acreditam ser ele o meio que proporciona maior retorno das promoções e por último evidenciou-se que 52% das empresas que realizam alguma ação de comunicação e marketing acreditam que se não as realizassem manteriam os clientes atuais, mas não conquistariam novos clientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title As práticas e ações de marketing nas empresas de artigos no vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract In a environment Increasingly fierce by the competitiveness, by economic, political and social factors, the companies wage real battles for survival, they seek new ways of working, seeking for develop actions that may attract and keep customers. In this perspective this study was developed in order to analyze the actions of communication and marketing developed by the companies in the clothing and accessories sector, located in Pombal city, Paraíba. As regards the classification of research about the objectives it's classified as descriptive; as for technical procedures is classified as bibliographic and field research, using as data collection instruments, the form. As for the logical method used was the inductive method, and concerning the technical method, was used the statistical method through a simple descriptive statistics by accessibility. With the study was found that advertising is the most practiced action by companies, radio is the most used vehicle disclosure, it was also observed that the main means of contact with the customer before, during or after the actions developed is the telephone connection (telemarketing), that although most companies declare they do not perform any action in reaction to an action of competitors, it became clear with the data of the chart presented that companies end up acting that way, because otherwise they would lose customers to competitors. The study also showed that in 88% of companies that perform some form of communication and marketing, customers inform the companies how they have taken knowledge of the actions, the main objective of the companies in doing the actions is to increase sales, 58% of companies do not seek information about profile of potential customers or consumers, 31% of companies believe that radio is the most efficient means of divulgation to attract customers to the store, 27% believe that's the way to get higher financial return of promotions and finally became clear that 52% of companies that keep some form of communication and marketing, believe that if they didn't performing any action they would keep current customers but wouldn't conquer new customers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15761
dc.date.accessioned 2020-09-29T16:46:50Z
dc.date.available 2020-09-29
dc.date.available 2020-09-29T16:46:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ações de marketing pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Confecções pt_BR
dc.subject Marketing actions pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Clothing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SEVERO, Samuel Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Marketing practices and actions in clothing and accessories companies located in the city of Pombal-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SEVERO, Samuel Soares. As práticas e ações de marketing nas empresas de artigos no vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB. 2015. 54fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta