dc.creator.ID |
NÓBREGA, I. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7853059896626743 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Marconi Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Vorster Queiroga. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALVES, V. Q. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O composto mercadológico é uma ferramenta do marketing que poderá, se bem
utilizado, ser um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, e ainda
contribuir na inserção das empresas em contextos que exigem mudanças estruturais
e estratégicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como as empresas
de pequeno porte do comércio varejista de confecções da cidade de Pombal–PB
utilizam o composto mercadológico considerando as estratégias voltadas para seus
clientes externos e internos.Para o alcance desse estudo realizou-se uma pesquisa
de campo e descritiva por meio do método indutivo. A técnica de coleta de dados foi
o formulário por meio de entrevistas com os donos das empresas. Os principais
resultados da pesquisa apontam que os empresários do setor pesquisado
concordam em parte com os benefícios advindos com a utilização do marketing,
apesar de concordarem que o mesmo seja importante para atingir desejos e
necessidades do cliente; os clientes internos mais importantes são os funcionários; o
benefício mais importante dos produtos é a sua qualidade; a maioria das empresas
considera que o preço do produto é adequado; a distribuição dos produtos ocorre
por meio de loja própria na maioria das empresas e a comunicação com os clientes
externos ocorre, em boa parte das empresas por meio da propaganda em rádio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Adminitração |
pt_BR |
dc.title |
Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-24 |
|
dc.description.abstract |
The marketing mix used in a right way can be a competitive differential for all sized
companies, additionally it can to contribute on companies insertion in contexts that
require structural and strategic changes. This study aim to identify how the smallsized companies of retails markets of clothing from the city of Pombal-PB use the
marketing mix considering the strategies aimed to their external and internal
customers. For the present investigation it was performed a fieldwork and descriptive
study using the inductive method. The data collection technique was a form through
interviews with the company owners. The main results shows that the entrepreneurs
from the researched sector partially agree with the benefits of marketing use,
although they agree that the marketing is important to achieve the desires and needs
of customers; the internal customers most important are the employees; the most
important benefits of products is the quality; the most companies consider that the
price of their products is suitable; the products distribution is made by one single
shop in most of the companies interviewed and the communication with the external
customers occurs by radio advertising in the most of companies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-01T16:56:59Z |
|
dc.date.available |
2020-10-01 |
|
dc.date.available |
2020-10-01T16:56:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Composto mercadológico |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing compound |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Ingrid Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Applications of the marketing compound in small companies in the retail sector in clothing: a study in the city of Pombal-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Ingrid Gomes. Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. 2013. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. |
pt_BR |