DSpace/Manakin Repository

Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NÓBREGA, I. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7853059896626743 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, Vorster Queiroga.
dc.contributor.referee2ID ALVES, V. Q. pt_BR
dc.description.resumo O composto mercadológico é uma ferramenta do marketing que poderá, se bem utilizado, ser um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, e ainda contribuir na inserção das empresas em contextos que exigem mudanças estruturais e estratégicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como as empresas de pequeno porte do comércio varejista de confecções da cidade de Pombal–PB utilizam o composto mercadológico considerando as estratégias voltadas para seus clientes externos e internos.Para o alcance desse estudo realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva por meio do método indutivo. A técnica de coleta de dados foi o formulário por meio de entrevistas com os donos das empresas. Os principais resultados da pesquisa apontam que os empresários do setor pesquisado concordam em parte com os benefícios advindos com a utilização do marketing, apesar de concordarem que o mesmo seja importante para atingir desejos e necessidades do cliente; os clientes internos mais importantes são os funcionários; o benefício mais importante dos produtos é a sua qualidade; a maioria das empresas considera que o preço do produto é adequado; a distribuição dos produtos ocorre por meio de loja própria na maioria das empresas e a comunicação com os clientes externos ocorre, em boa parte das empresas por meio da propaganda em rádio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Adminitração pt_BR
dc.title Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-24
dc.description.abstract The marketing mix used in a right way can be a competitive differential for all sized companies, additionally it can to contribute on companies insertion in contexts that require structural and strategic changes. This study aim to identify how the smallsized companies of retails markets of clothing from the city of Pombal-PB use the marketing mix considering the strategies aimed to their external and internal customers. For the present investigation it was performed a fieldwork and descriptive study using the inductive method. The data collection technique was a form through interviews with the company owners. The main results shows that the entrepreneurs from the researched sector partially agree with the benefits of marketing use, although they agree that the marketing is important to achieve the desires and needs of customers; the internal customers most important are the employees; the most important benefits of products is the quality; the most companies consider that the price of their products is suitable; the products distribution is made by one single shop in most of the companies interviewed and the communication with the external customers occurs by radio advertising in the most of companies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807
dc.date.accessioned 2020-10-01T16:56:59Z
dc.date.available 2020-10-01
dc.date.available 2020-10-01T16:56:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Composto mercadológico pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject Marketing compound pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Ingrid Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Applications of the marketing compound in small companies in the retail sector in clothing: a study in the city of Pombal-PB. pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Ingrid Gomes. Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. 2013. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta