dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1276541016176740 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DELFINO, Islania Andrade de Lira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DELFINO, I. A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0993777333130230 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MAGALHÃES, M. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PEREIRA, A. W. R. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A motivação é um fator importante a ser estudado, pois este elemento pode interferir
no desempenho de um indivíduo no ambiente de trabalho. O presente estudo teve
como objetivo avaliar quais aspectos ligados à motivação afetam o desempenho dos
servidores internos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Gerência
Regional Rio do Peixe - CAGEPA-GRRP. No intuito de atingir este objetivo, foram
traçados quatro objetivos específicos: caracterizar a empresa e o perfil
socioeconômico e profissional dos servidores; verificar de que forma a CAGEPAGRRP e os servidores definem as metas no ambiente organizacional; identificar os
principais fatores capazes de estimular a motivação, na visão dos servidores; e
verificar quais são os principais fatores capazes de afetar o desempenho dos
servidores. A abordagem do problema foi feita de forma qualitativa e a estratégia de
pesquisa adotada foi o estudo de caso. Foi realizado um levantamento em
pesquisas sobre comportamento humano, motivação no trabalho e as principais
teorias motivacionais. A partir disso, percebeu-se que a Teoria do Estabelecimento
de Metas aborda com maior ênfase a relação entre motivação e desempenho e por
isso, esta teoria embasou o estudo. A coleta de dados junto aos sujeitos de
pesquisa ocorreu por meio de entrevistas. Após esta etapa, foi escolhido o método
da análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados. Os resultados
obtidos na pesquisa foram apresentados através das categorias que surgiram a
partir das entrevistas. Concluiu-se que alguns servidores planejam metas a fim de
organizar o seu trabalho, mas a maioria não possui este hábito, pois alguns dos
serviços não são programados e os meios mais utilizados pela CAGEPA-GRRP para
transmitir informações a respeito dos serviços são documentos e comunicação
verbal. Os fatores mais citados como estímulos para a motivação foram: ter boas
condições de trabalho, bom relacionamento com os colegas na empresa e o salário,
apesar de ter sido comentado em diversos depoimentos que a CAGEPA-GRRP não
se preocupa em praticar ações voltadas para estimular a motivação dos seus
colaboradores. Verificou-se que os principais fatores capazes de afetar o
desempenho dos servidores são as metas, aptidões, tipo de supervisão da chefia, o
clima e o reconhecimento. Os resultados deste estudo foram confrontados com a
Teoria do Estabelecimento de Metas e outras teorias motivacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Motivação no setor público: um estudo na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba em Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
Motivation is an important factor to be studied, because this element can interfere
with the performance of an individual in the workplace. The present study has aimed
to evaluate which aspects connected to the motivation affect the performance of the
Company’s internal servers Water and Sewage of Paraiba – Regional Management
Rio do Peixe - CAGEPA-GRRP. In order to achieve this goal, it has been traced four
specific goals: to characterize the company and the socioeconomic profile of the
servers; to verify in which way CAGEPA-GRRP and the servers define the goals in
the organizational environment; to identify the main factors capable of stimulating
motivation, in the severs’ view; and to verify which the main factors capable of
affecting the performance of the servers are. The approach of the problem was done
qualitatively and the research strategy adopted was the case study. It was carried out
a survey in researches about human behavior, motivation at work and the main
motivational theories. From that, it was noticed that the goal setting theory
approaches with greater emphasis the relationship between motivation and
performance and because of that, this theory has based the study. The data
collection together with the research subjects occurred through interviews. After this
step, it was chosen the content analysis method for the analysis and interpretation of
data. The results obtained in the research were presented through the categories
which emerged from the interviews. It is concluded that some employees plan goals
in order to organize their work, but most of them does not have this habit, since some
of the services are not programmed and the most used means by CAGEPA-GRRP
for transmitting information about the services are documents and verbal
communication. The most mentioned factors as stimulus for the motivation were:
having good work conditions, good relationship with the workmates in the company
and good salary, although it has been commented in many testimonials that
CAGEPA-GRRP is not concerned about practicing actions for stimulating the
motivation of their collaborators. It has been verified that the main factors capable of
affecting the employees’ performance are the goals, aptitudes, type of chief
supervision, the environment and the recognition. The results of this study were
confronted with the theory of the establishment of goals and other motivational
theories. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15845 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-02T21:52:15Z |
|
dc.date.available |
2020-10-02 |
|
dc.date.available |
2020-10-02T21:52:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estímulos |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Metas |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Cagepa |
pt_BR |
dc.subject |
Stimuli |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Goals |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Cagepa |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Karine dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Motivation in the public sector: a study at the Paraíba Water and Sewage Company in Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Karine dos Santos. Motivação no setor público: um estudo na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba em Sousa-PB. 2013. 68fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. |
pt_BR |