DSpace/Manakin Repository

Os processos de comunicação na construção da imagem mercadológica das indústrias de sorvetes da cidade de Sousa-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, P. E. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6286047845019439 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2111688738963072 pt_BR
dc.contributor.referee1 MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes.
dc.contributor.referee1ID MAGALHÃES, M. R. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.referee2ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo realizou-se em duas indústrias da cidade de Sousa-PB: a Sorvetes Mareni e a Sorvetes Flor de Lis, com o objetivo de identificar como o mercado percebe a imagem mercadológica dessas industrias através de seus processos de comunicação. Para chegar aos resultados, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com diretores,clientes e consumidores dessas indústrias para colher opiniões acerca desses itens. Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica, onde foram analisados ideias, pontos de vista e concepções de diversos autores, especialistas em imagem mercadológica e comunicação empresarial, o que tornou possível a abordagem dos conceitos. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo temática proposta por Bardin (1977). Os resultados mostram que as duas empresas possuem uma boa imagem no mercado, mas com relação à percepção da marca, eles revelam que a maior parte dos entrevistados possui uma melhor percepção da indústria Mareni, enquanto a Flor de Lis apresenta problemas em alguns pontos. Os resultados mostram ainda, falhas no processo de comunicação das duas organizações, o que demonstra a necessidade de planejamento sobre a maneira de se comunicar com o público. Observa-se também, que o aspecto mais importante relacionado à construção da imagem atual dessas organizações são os produtos. Ou seja, todo processo de comunicação que incorpora a criação de uma imagem mercadológica e consequentemente uma reputação no mercado está alicerçado, na percepção do mercado, nos produtos comercializados pelas empresas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Os processos de comunicação na construção da imagem mercadológica das indústrias de sorvetes da cidade de Sousa-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The present study was performed in two industries in the city of Sousa-PB: a Sorvetes Mareni e a Sorvetes Flor de Lis, with the aim of identifying how the market perceives the marketing image of these industries through their communication processes. To arrive at the results, we used a qualitative approach, through interviews with directors, clients and consumers in these industries to gather opinions about these items. We also used the bibliographical research, which analyzed ideas, views and conceptions of various authors, experts in marketing image and corporate communications, which made it possible to approach the concepts. The technique of data analysis was used content analysis proposed by Badrin (1977). The results show that the two companies have a good image in the market, but with the perception of the brand, they reveal that the majority of respondents have a good perception of the industry only Mareni while Flor de Lis has problems at some points. The results also show faults in the communication process of the two organizations, which demonstrates the need for planning in the way of how to communicate with the public. It is also observed that the most important aspect related to the construction of the current image of these organizations are the products. in other words the entire process of communication that incorporates the creation of an Marketing image and consequently a market reputation is grounded in the perception of the market in products sold by companies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15853
dc.date.accessioned 2020-10-03T02:13:22Z
dc.date.available 2020-10-03
dc.date.available 2020-10-03T02:13:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Imagem mercadológica pt_BR
dc.subject Comunicação empresarial pt_BR
dc.subject Marketing image pt_BR
dc.subject Business Communication pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Paulo Eduardo Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Communication processes in the construction of the marketing image of the ice cream industries in the city of Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Paulo Eduardo Gomes de. Os processos de comunicação na construção da imagem mercadológica das indústrias de sorvetes da cidade de Sousa-PB. 2013. 87fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta