dc.creator.ID |
FURTADO, P. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2433560629905851 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Marconi Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2111688738963072 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEMENHE, Flávio. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LEMENHE, F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA NETO, Enéas Dantas da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA NETO, E. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O setor do varejo farmacêutico é constantemente influenciado pelos elementos do
ambiente empresarial externo, sejam por leis, regulações, concorrentes, ou mesmo
oportunidades surgidas. É um setor promissor que vem crescendo a cada ano e
atraindo para si mais investidores. Diante disto o estudo buscou identificar quais os
elementos do ambiente empresarial externo nas farmácias e drogarias implantadas
na cidade de Sousa, PB. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa
quantitativa, bibliográfica e descritiva, realizada com um universo de 29 gestores das
farmácias e drogarias da cidade, conforme dados da AGEVISA (Agência Estadual
de Vigilância Sanitária), escritório de Sousa - PB. Como resultados da pesquisa
foram identificados que os elementos influenciadores da gestão, são: a carga
tributária, os encargos (ANVISA, AGEVISA e CRF) e a concorrência. E esses
elementos impactam a gestão das organizações, com redução de vendas,
diminuição de clientes, diminuição do lucro, também constatado que os elementos
possuem influência positiva, como o caso da PFPB (Programa Farmácia Popular do
Brasil), Associativismo, programas de laboratório que impactam a empresa com o
aumento nas vendas, no numero de clientes, melhor preço de compra, diferenciando
as drogarias do mercado. Constatou-se ainda que a maneira que a empresa é
afetada depende da decisão do gestor, no caso do SNPGC (Sistema Nacional de
Gerenciamento de Produtos Controlados), que se trata de uma regulação da
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), porém é identificado como um
implemento, que aumenta vendas, controla estoque e diferência a organização no
mercado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
A influência dos elementos do ambiente empresarial externo na gestão das Farmácias e Drogarias independentes da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The retail pharmacy sector is constantly influenced by elements of the external
business environment, whether by laws, regulations, competitors, or even
opportunities arising. It is a promising sector that is growing every year and attracting
more investors themselves. Before this study sought to identify which elements of the
external business environment in pharmacies based in the city of Sousa, PB. This
study is characterized as a quantitative, descriptive literature and held a universe of
29 managers of pharmacies in the city, according to the AGEVISA (State Agency for
Sanitary Vigilance), office Sousa - PB. The research results have identified elements
that influencers management are: the tax burden, the burden (ANVISA, AGEVISA
and CRF) and competition. And these elements impact the management of
organizations, with a reduction of sales, decreased customer, declining profit, also
found that the elements have positive influence, as the case of PFPB (Popular
Pharmacy Program in Brazil), Associations, laboratory programs that impact the
company with the increase in sales, number of customers, best bid, differentiating the
drugstore market. It was also found that the way the company is affected depends on
the manager's decision in the case of SNPGC (National System of Management of
Controlled Products), that it is a regulation of ANVISA (National Health Surveillance
Agency), but is identified as an implement, which increases sales, stock control and
deference to the organization in the market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15854 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-03T19:24:38Z |
|
dc.date.available |
2020-10-03 |
|
dc.date.available |
2020-10-03T19:24:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Farmácia |
pt_BR |
dc.subject |
Drogaria |
pt_BR |
dc.subject |
Elementos |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente externo |
pt_BR |
dc.subject |
Drugstore |
pt_BR |
dc.subject |
Drugstore |
pt_BR |
dc.subject |
Elements |
pt_BR |
dc.subject |
External environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FURTADO, Petronio Gomes |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of elements of the external business environment in the management of independent Pharmacies and Drugstores in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FURTADO, Petronio Gomes. A influência dos elementos do ambiente empresarial externo na gestão das Farmácias e Drogarias independentes da cidade de Sousa-PB. 2013. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. |
pt_BR |