dc.creator.ID |
AMARAL, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3850423505872657 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAES, Maristela de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MORAES, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2704701903980934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORIM, Betânia Maria Oliveira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de. |
|
dc.description.resumo |
Esse ensaio pretende problematizar o trabalho sobre drogas realizado junto a
crianças e adolescentes no âmbito escolar, apontando as potencialidades de uma
perspectiva de educação para autonomia nesses contextos. Essa discussão é fruto
de inquietações movidas pela atuação no Programa Saúde na Escola, durante a
realização de um estágio junto a um NASF. Em um primeiro momento, fez-se um
breve resgate histórico sobre como vem se dando a relação entre os setores da
saúde e da educação no Brasil, e como o ambiente escolar passa a ser entendida
como importante locus para intervenções do campo da saúde. Em seguida,
problematizou-se como a questão das drogas tem sido abordada nas escolas e suas
possíveis implicações, desdobramentos e entraves, discutindo ainda, a partir da
perspectiva da educação para a autonomia, outros modos fazer/pensar uma
educação sobre drogas junto aos alunos. Nesse sentido, esse ensaio não pretende
responder a pergunta de “o que fazer” em relação a essa problemática, mas tecer
algumas pontuações em relação ao “como fazer”. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia |
|
dc.title |
Para além do "diga não ás drogas"; de crianças e adolescentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This essay intends to problematize the work about drugs conducted with children and
adolescents in school environment, pointing out the potential of an education for
autonomy’s perspective in these contexts. This discussion is the result of concerns
driven by the performance in the Health at School Program, while attending an
internship in a NASF. At first, there was a brief historical review of how the
relationship between the sectors of health and education in Brazil has been
happening, and how the school environment becomes understood as an important
locus for interventions on the field of health. Then, it was problematized how the drug
issue has been addressed at schools and its possible implications, consequences
and obstacles, still arguing, from the perspective of education for autonomy, other
ways to do/think an education about drugs with the students. Thus, this essay is not
intended to answer the question of "what to do" in relation to this problem, but to
point some directions in relation to "how to do". |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-05T15:24:25Z |
|
dc.date.available |
2020-09-05 |
|
dc.date.available |
2020-10-05T15:24:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Drogas |
|
dc.subject |
Saúde |
|
dc.subject |
Educação para autonomia |
|
dc.subject |
Crianças e
adolescentes |
|
dc.subject |
Drugs |
|
dc.subject |
Health |
|
dc.subject |
Education for autonomy |
|
dc.subject |
Children and
teenagers |
|
dc.subject |
Salud |
|
dc.subject |
Educación para la autonomía |
|
dc.subject |
Infancia y adolescentes |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMARAL, Carla de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
In addition to "say no to drugs"; of children and adolescents. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Además de “di no a las drogas”; de niños y adolescentes. |
|
dc.identifier.citation |
AMARAL, Carla de Souza. Para além do "diga não ás drogas"; de crianças e adolescentes. 2016. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este ensayo tiene como objetivo problematizar el trabajo sobre drogas realizado con niños y adolescentes en el ámbito escolar, señalando las potencialidades de una perspectiva de educación para la autonomía en estos contextos. Esta discusión es el resultado de inquietudes impulsadas por el trabajo en el Programa Salud en la Escuela, durante una pasantía en una NASF. En un primer momento, se realizó una breve revisión histórica sobre cómo se viene dando la relación entre los sectores de la salud y la educación en Brasil, y cómo el ambiente escolar es ahora entendido como un lugar importante para las intervenciones en el campo de la salud. Luego, se discutió cómo se ha abordado el tema de las drogas en las escuelas y sus posibles implicaciones, desarrollos y obstáculos, discutiendo también, desde la perspectiva de la educación para la autonomía, otras formas de hacer/pensar una educación sobre drogas con los estudiantes. En ese sentido, este ensayo no pretende responder a la pregunta de “qué hacer” en relación a este problema, sino tejer algunos puntos en relación al “cómo hacerlo”. |
|