DSpace/Manakin Repository

O novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1923125459801332 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, André Augusto Diniz.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, A. A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8891017471432810 pt_BR
dc.contributor.referee1 DOMINGOS SOBRINHO, Moisés.
dc.contributor.referee2 SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.contributor.referee3 RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.description.resumo A universidade brasileira foi, historicamente, um espaço de exclusão das classes populares. Apenas a partir da década de 1990, com o crescimento do setor de educação superior, aliado, nas décadas seguintes, a uma política de democratização do acesso, ocorreu a entrada de um novo alunado nas universidades. O presente estudo tem por objetivo analisar o novo aluno universitário sob a ótica dos professores da UFCG, tendo por base a Teoria das Representações Sociais. Do universo de 681 professores, 37 de cada uma das áreas de exatas, humanas e saúde foram selecionados para compor a amostra, totalizando 111 participantes. Trata-se de um estudo qualitativo, com análise de conteúdo, e quantitativo, descritivo e transversal, com utilização de livre associação de palavras (ALP), além de um questionário estruturado, com dez questões objetivas estruturadas em escala likert e três questões discursivas, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicaram a representação social fundamentalmente negativa de um alunado jovem, imaturo e despreparado, por professores de todas as áreas, mas com indicações importantes de mudança na área de humanas, onde o alunado é também visto como promissor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-23
dc.description.abstract The Brazilian university was, historically, a space of exclusion of the popular classes. Only in the 1990s, with the growth of the higher education, allied in the following decades to a policy of democratization of access, occurred the entry of a new student into universities. The present study aims to analyze the new university student from the perspective of UFCG teachers, based on the Theory of Social Representations. From the universe of 681 professors, 37 from each of the areas of technology, human and health were selected to compose the sample, totaling 111 participants. It is a qualitative study, with quantitative, descriptive and transversal analysis, using free association of words (ALP), in addition to a structured questionnaire, with ten objective questions designed on a likert scale and three discursive questions, as research instruments. The results indicated a fundamentally negative social representation of a young, immature and unprepared student, by professors of all areas, but important indications of change observed in the human area, where the student is also seen as promising. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585
dc.date.accessioned 2018-08-29T17:04:56Z
dc.date.available 2018-08-29
dc.date.available 2018-08-29T17:04:56Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação Superior - Universidade pt_BR
dc.subject Universidade - Inclusão Social pt_BR
dc.subject Ensino Superior - Novo Alunado pt_BR
dc.subject Novo Alunado Universitário - Visão dos Docentes pt_BR
dc.subject New Student pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject University pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Lênio Assis de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, L. A. de. O novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta