DSpace/Manakin Repository

Os livros didáticos no ensino médio e suas representações sobre a sexualidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2194886851357522 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
dc.contributor.advisor1ID AMORIM, B. M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4086283088817175 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Anderson Scardua.
dc.contributor.referee2 MORAES, Maristela de Melo.
dc.description.resumo Tomando como referência a Teoria das representações sociais, este estudo tem como objetivo analisar os livros didáticos buscando compreender e analisar as representações sociais acerca da sexualidade presente neste recurso pedagógico.Optamos pelo livro didático em função da utilização e importância deste recurso no processo de ensino-aprendizagem e ampla utilização na sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campina Grande – PB, em escolas de ensino médio, da rede pública e privada. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa do tipo documental. Os dados foram submetidos a Técnica de análise de conteúdo temática, proposta por Bardin (1977). Observamos, entre outros, uma abordagem da sexualidade ainda pautada em uma matriz biológica, cujo foco é o aparelho reprodutor, métodos contraceptivos, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Em contrapartida, também podemos verificar a discussão sobre gênero, desde o seu conceito, de modo a esclarecer e diferenciar a forma como a biologia e a sociologia tratam deste o assunto. Os resultados apontam que a temática da sexualidade ainda apresenta-se de forma incipiente o que vem demonstrar a necessidade de maiores discussões acerca desta questão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem
dc.title Os livros didáticos no ensino médio e suas representações sobre a sexualidade. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-01
dc.description.abstract Referencing the theory of social representations, this study aims to investigate textbooks in order to understand and to analyze the social representations of sexuality from this educational resource. We chose the textbooks because it is important and widely used in the teaching-learning process at the classroom. This research was conducted in public and private high schools from the city of Campina Grande – PB, Brazil. It is adocumentary and qualitative work. The data were submitted to the technique of Thematic Content Analysis proposed by Bardin (1977). We noticed, among other factors, that the sexuality approach still guided by a biological matrix, which focuses on the reproductive system, contraception methods, pregnancy and sexually transmitted diseases. Conversely, we can also see the discussion of gender, from its concept, in order to clarify and differentiate how the biology and sociology address this matter. The results show that the sexuality issue still presents an incipient way, which demonstrates the need for further discussion on this issue. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15874
dc.date.accessioned 2020-10-05T17:32:53Z
dc.date.available 2020-10-05
dc.date.available 2020-10-05T17:32:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sexualidade
dc.subject Representações sociais
dc.subject Livrosdidáticos
dc.subject Sexuality
dc.subject Social representations
dc.subject Didatic books
dc.subject Sexualidad
dc.subject Representaciones sociales
dc.subject Libros didácticos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Anna Carolyne Barbosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative High school textbooks and their representations about sexuality. pt_BR
dc.title.alternative Los libros de texto en la escuela secundaria y sus representaciones sobre la sexualidad.
dc.identifier.citation LIMA, Anna Caroline Barbosa de. Os livros didáticos no ensino médio e suas representações sobre a sexualidade. 2015. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15874 pt_BR
dc.description.resumen Tomando como referencia la Teoría de las Representaciones Sociales, este estudio tiene como objetivo analizar los libros de texto buscando comprender y analizar las representaciones sociales sobre la sexualidad presentes en este recurso pedagógico.Optamos por el libro de texto debido al uso e importancia de este recurso en la enseñanza. proceso de aprendizaje y amplio uso en el aula. La investigación se desarrolló en la ciudad de Campina Grande - PB, en escuelas secundarias públicas y privadas. Este es un trabajo cualitativo documental. Los datos fueron sometidos a la técnica de análisis de contenido temático, propuesta por Bardin (1977). Observamos, entre otros, un abordaje de la sexualidad todavía basado en una matriz biológica, cuyo foco es el sistema reproductivo, los métodos anticonceptivos, el embarazo y las enfermedades de transmisión sexual. Por otro lado, también podemos constatar la discusión sobre el género, a partir de su concepto, para esclarecer y diferenciar la forma en que la biología y la sociología abordan este tema. Los resultados indican que el tema de la sexualidad aún es incipiente, lo que demuestra la necesidad de más discusiones sobre este tema.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta