DSpace/Manakin Repository

Entre imagem e escrita: a tatuagem como artefato à subjetividade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, I. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0224231697327554 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Gabriella Valle Dupim da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, G. V. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6665862602062717 pt_BR
dc.description.resumo O hiperinvestimento do corpo na contemporaneidade, época na qual há um enfraquecimento do simbólico em detrimento do imaginário, produz mudanças na forma com a qual o sujeito lida e se relaciona com o próprio corpo. Nesse sentido, o presente artigo aborda as práticas de modificações deliberadas do corpo, especificamente a tatuagem cada vez mais presente no mundo contemporâneo e investiga, a luz da psicanálise, qual a função subjetiva da tatuagem para além de um adorno estético ou um fenômeno sociocultural, no campo das neuroses. Abre-se um diálogo com o longa-metragem intitulado O Livro de Cabeceira para pensar as três dimensões que se encontram engendradas no ato de tatuar, a saber: corpo, escrita e linguagem. Conclui-se que a tatuagem aparece como um artefato encontrado pelo sujeito para lidar com a fragmentação do corpo, e que, como uma forma de linguagem, permite a construção de novos contornos e bordas que delineiam e desenham o corpo através de letras, traços, marcas e significantes escritos sobre a pele, em um manejo feito pelo sujeito para apaziguar o mal-estar presente na relação com o próprio corpo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia
dc.title Entre imagem e escrita: a tatuagem como artefato à subjetividade. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The biggest investment of body happens when Simbolic is more weak than Imaginary. Indeed, there is new process of that how subject uses his own body in contemporaneity. Tatoo is getting more and more present. This article is psychoanalytic research about body modification specifically tatoo. Nowadays how can we think the tatoo, in neurosis’ field, beyond aesthetics or cultural phenomenon. Open up talk with The Pillow Book, film by Peter Greenaway, to think about three points enfold in act of writing in body: body, writing and language. Lastly it was concluded that tatoo is kind of language: indeed which act of writing body is body’s writing to pacify subject’s malaise with his own body. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15879
dc.date.accessioned 2020-10-05T18:00:54Z
dc.date.available 2020-10-05
dc.date.available 2020-10-05T18:00:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tatuagem
dc.subject Corpo
dc.subject Escrita
dc.subject Psicanálise
dc.subject Tattoo
dc.subject Body
dc.subject Writing
dc.subject Psychoanalysis
dc.subject Tatuaje
dc.subject Cuerpo
dc.subject Escribiendo
dc.subject Psicoanálisis
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Indianara Maria Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between image and writing: the tattoo as an artifact to subjectivity. pt_BR
dc.title.alternative Entre imagen y escritura: el tatuaje como artefacto a la subjetividad.
dc.identifier.citation FERREIRA, Indianara Maria Fernandes. Entre imagem e escrita: a tatuagem como artefato à subjetividade. 2015. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15879 pt_BR
dc.description.resumen La hiperinvestidura del cuerpo en la contemporaneidad, época en que lo simbólico se debilita en detrimento de lo imaginario, produce cambios en la forma en que el sujeto trata y se relaciona con su propio cuerpo. En este sentido, el presente artículo aborda las prácticas de modificaciones deliberadas del cuerpo, específicamente el tatuaje que está cada vez más presente en el mundo contemporáneo e indaga, a la luz del psicoanálisis, cuál es la función subjetiva del tatuaje más allá de un adorno estético o un fenómeno sociocultural, en el campo de las neurosis. Se abre un diálogo con el largometraje titulado O Livro de Cabeceira para pensar las tres dimensiones que se engendran en el acto de tatuar, a saber: cuerpo, escritura y lenguaje. Se concluye que el tatuaje aparece como un artefacto encontrado por el sujeto para lidiar con la fragmentación del cuerpo, y que, como forma de lenguaje, permite la construcción de nuevos contornos y bordes que delinean y dibujan el cuerpo a través de letras, trazos, marcas y significados escritos en la piel, en un manejo que hace el sujeto para apaciguar el malestar presente en la relación con su propio cuerpo.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta